segunda-feira, 26 de outubro de 2015

De Volta Para o Futuro III


© IMDb 

É a parte final dessa fantástica comédia de ficção científica que ultrapassa as barreiras do tempo como futurista, rica em invenções e surpresas. 

O filme faz uma homenagem aos filmes Westerns, inclusive o personagem Mary McFly aparece como o ator Clint Eastwood no passado. Nota 7 (0 a 10)  

Sinopse

O filme começa após o DeLorean ter sido atingido por um raio e assim ter sido mandado para 1885 com Emmett (Christopher Lloyd) a bordo, Marty (Michael J. Fox) recebe uma carta deste a relatar o que se tinha passado. Na carta, Emmett dizia a Marty para contar com a ajuda do Emmett de 1955. Dirige-se a este quando estava a enviar o primeiro Marty para 1985 e então fica apavorado pois pensa estar a ter uma visão de Marty e desmaia. Marty leva-o ao colo para casa.

Na manhã seguinte, 13 de Novembro de 1955, Emmett acorda estranhado, pois pensa que teve amnésia após ter visto Marty. É nesta altura que Marty lhe fala e Emmett fica ainda mais apavorado. Este conta-lhe a história de Biff e do almanaque desportivo e, do raio que atingira o DeLorean e, Emmett de 1955 pensa que Marty está a gozar e dá-lhe desprezo. Para provar que está a dizer a verdade, Marty dá a Emmett a carta, que datava de 1 de Setembro de 1885, que a sua verdadeira pessoa escreveu. Este começa a lê-la mas mesmo assim não fica muito convencido. Na carta, Emmett dizia que para passar despercebido em 1885, época do Velho Oeste, tornara-se ferreiro. Levara oito meses a tentar reparar o capacitor de fluxos, mas não conseguira pois em 1885 ainda não havia as peças necessárias para o capacitor. Além disso o raio destruira também o mecanismo de voo introduzido em 2015. Decidira então enterrar a máquina numa mina adjacente ao cemitério de Hill Valley e, pede à sua pessoa de 1955 que ajude Marty a reparar o DeLorean e assim este poder regressar de novo a 1985. Mais, pede a Marty que não tente ir a 1885 buscá-lo, pois é demasiado arriscado.

Marty e Emmett de 1955 vão para a mina que estava num mapa anexo que o verdadeiro Emmett lhe enviara também e, conseguem desenterrar o DeLorean e, segundo as instruções deixadas no seu interior escritas por Emmett, conseguem reparar os capacitores e assim pô-lo a funcionar.

Nessa noite, ainda a trabalhar, Emmett dá pela falta do seu cão de 1955, Copérnico e, pede a Marty que o vá procurar. Este encontra o cão a ganir ao pé duma das tumbas do cemitério. Não dando importância, Marty pega no cão mas repara que não se tratava duma tumba qualquer. Era a tumba do Dr. Emmett L. Brown que falecera a 7 de Setembro de 1885 e, estava escrito no epitáfio que tinha sido morto num duelo devido a um ajuste de contas com Bufford Tannen (Thomas F. Wilson), um famoso salteador e atirador do Velho Oeste conhecido como "Cão Raivoso", devido ao seu mau feitio. Bufford era também bisavô de Biff. A tumba de Emmett tinha igualmente escrita uma dedicatória de uma mulher, Clara que se dizia sua paixão.

Ao deparar-se com tal cenário, apavorado, Marty grita por Emmett que corre logo para ver o que se passava. Este fica igualmente apavorado e decide investigar na biblioteca local. Descobre que Bufford matara 12 homens em duelos e também dezenas de índios e chineses, mas não constava na lista nenhum Emmett L. Brown pois não havia registros precisos das mortes atribuídas a Tannen já que esse matou um jornalista que publicou matéria desfavorável a Tannen.

Logo após repararem o DeLorean, Emmett de 1955, pede a Marty que fosse a 1885 buscar a sua verdadeira pessoa antes que fosse morto, para que não se apagasse da existência. Dá a Marty umas roupas de cowboy para passar mais despercebido. Este aceita e, na manhã seguinte, 14 de Novembro de 1955, parte para 2 de Setembro de 1885, data escolhida por Emmett de 1955 por ser o dia a seguir ao verdadeiro Emmett ter escrito a carta e ainda ter algum tempo para salvar o verdadeiro Emmett de ser morto.

Chegado a 1885, Marty depara-se com uma parada de índios, que se tentam aproximar do carro e, ainda atingem o depósito de gasolina com uma flecha, danificando-o gravemente. Mais ainda, é perseguido por um enorme urso preto. Mesmo assim, ainda consegue esconder o DeLorean numa gruta para que fosse visto mais tarde pelo verdadeiro Emmett. Ao fugir do urso, vai contra as vedações da propriedade dos seus trisavós Seamus (Michael J. Fox) e Maggie McFly (Lea Thompson) e, ao bater com a cabeça nas mesmas, cai inanimado.

Seamus recolhe Marty e trata-lhe do ferimento. Este dorme e quando acorda pensa tratar-se dum sonho. Quando percebe mesmo que estava na casa dos trisavós em 1885, adopta o nome de Clint Eastwood, o célebre ator/realizador do seu tempo conhecido pelos seus Westerns. Seamus e Maggie tinham acabado de ter um filho, William McFly, bisavô de Marty. Seamus e Maggie estranham o facto de William se adaptar à presença de Marty, pois uma característica do bebé era, chorar e berrar quando ia alguém desconhecido a casa. Por isso, Seamus e Maggie recolhem Marty por mais um dia e, Seamus leva Marty às linhas do comboio para este as seguir até ao centro de Hill Valley.

Chegando ao centro de Hill Valley, Marty encontra apenas alguns mercados de rua, um bar central, e um tribunal de rua para executar os condenados. Encontra também um peditório e o anúncio dum festival, ambos para angariação de fundos para a construção da torre do relógio. Marty dirige-se ao bar e toda a gente estranha a forma de vestir, de calçar, de andar e de ser de Marty. Pede água mas no bar só serviam whiskie.

Logo a seguir entra Bufford e a sua quadrilha no bar que, confundem Marty com Seamus. Seamus e Bufford eram grandes inimgos e, Bufford quase que expulsa Marty do bar. Ao ver que não se tratava de Seamus mas, que a sua forma de vestir e calçar eram muito estranhas para a época, Bufford começa a gozar com Marty e, disputam uma espécie de duelo dentro do bar.

Marty foge mas Bufford e a sua quadrilha presseguem-no a cavalo e conseguem-no apanhar, atirando-lhe uma corda para o pescoço e assim o arrastar até ao centro da cidade, às obras da torre do relógio. Quando Marty estava a ser puxado para depois ser morto, aparece o verdadeiro Emmett que dispara com uma enorme arma contra a corda para libertar Marty.

Emmett, sendo ferreiro, estava responsável por cuidar das esporas dos cavalos de Bufford e, por estas ficarem com alguns defeitos, Bufford exige-lhe dinheiro. Emmett diz-lhe que quém trabalha é que recebe mas Bufford não se convence e jura ainda vingar-se de Emmett.

Emmett repreende Marty por não ter seguido as suas instruções de regressar directamente a 1985 mas, fica também contente por o ver. Marty mostra a Emmett a foto da sua "tumba" de 1955 e este fica apavorado e acha que devia ter pago a Bufford. Mais estranha ver a dedicatória de uma mulher apaixonada, pois diz que nunca se envolveria numa relação amorosa em 1885 para não perturbar mais a continuidade espaço-tempo.

Os dois vão imediatamente ver o DeLorean que, com o furo no depósito de combustível não podia andar. Por isso, Emmett junta todos os seus cavalos e coloca-os a rebocar o carro, mas estes só conseguem atingir cerca de 24 mph (43 km/h) enquanto são precisas 88 mph (144 km/h).

Tenta novamente colocar gim tônico no depósito de combustível, por este conter muito teor alcoólico e daí poder gerar força para alimentar o motor, mas em vez disso, danifica mais ainda. Emmett pensa então que está mais uma vez preso no tempo com Marty.

Hill Valley situava-se após o Precipício de Clayton, em homenagem a uma mulher chamada Clara Clayton que ali perdera a vida quando se dirigia para a cidade em missão de professora. A carruagem onde seguia era puxada por dois cavalos que, acidentalmente pisam uma cobra. Com os movimentos da cobra, estes assustam-se e começam a correr descontroladamente, caindo no precipício. O incidente dera-se precisamente a 4 de Setembro de 1885.

Ao estarem ali por perto, Marty e Emmett assistem à fuga descontrolada da carruagem. Quase sem pensar, Emmett vai logo em socorro da sua ocupante, Clara Clayton (Mary Steenburgen), e salva-a, caindo apenas os cavalos, a carruagem e a bagagem de Clara. Só mais tarde é que Marty associa o nome do precipício ao apelido de Clara e percebe que gerou uma nova realidade, facto que o deixa bastante preocupado.

Mais do que nunca, é essencial que Marty e Emmett saiam de 1885. Então o único plano possível era: adaptar as rodas do DeLorean para rodas de ferro e colocá-lo nas linhas do comboio e roubar uma locomotiva de forma a que esta pudesse empurrar o DeLorean até este atingir as 88 mph e assim poder regressar a 1985. Apenas o comboio seguinte passava as 8 horas da manhã de 8 de Setembro de 1885.

É escolhido como percurso a saída de Hill Valley pelo Precipício de Clayton, ainda inexistente em 1885, mas em 1985 já contava com uma ponte que atravessava o dito precipício. É feito o primeiro ensaio e tudo corre bem.

Na noite de 5 de Setembro ocorre o Festival de Hill Valley, para apresentar à população o projeto da Torre do Relógio. É nessa noite também que o relógio é apresentado e posto a funcionar. É aí que Bufford e a sua quadrilha tentam procurar e matar Emmett ainda por causa dos cavalos. São impedidos de entrar pelo prefeito de Hill Valley, daí o encontro ocorrer ainda fora do festival.

Aí, Marty tenta defender o amigo e tal cria uma nova alteração à continuidade temporal que faz com que seja Marty o alvo do duelo que era para ser com Emmett. Entretanto a foto da campa começara-se a alterar. Desta vez aparecia uma campa vazia sem nada escrito.

Foi nesse festival que Emmett e Clara se começaram a conhecer melhor. Tal como Emmett, Clara era também uma apaixonada pela literatura de Júlio Verne, cujo tema central eram as viagens no tempo e, eram os dois também apaixonados pela ciência e novas descobertas.

A relação entre Emmett e Clara vai-se intensificando mais, mas Emmett terá que regressar a 1985 com Marty antes que aconteçam mais desgraças no passado que venham a prejudicar o futuro. Decide então ir se despedir de Clara mas esta parece não o deixar ir embora. Então, Emmett conta toda a verdade acerca da máquina do tempo mas Clara pensa que Emmett está a gozar com a literatura de Júlio Verne e, dá-lhe uma bofetada e, decide partir. Emmett, destroçado vai para o bar central e embebeda-se. Bufford e a sua quadrilha aparecem para o dito duelo.

Clara embarca num comboio, que será o comboio que Marty e Emmett irão roubar a locomotiva para empurrar o DeLorean, para São Francisco. A meio da viagem sente-se arrependida por ter deixado assim Emmett e começa a pensar que Emmett poderia estar a dizer a verdade. Clara sai do comboio e volta a pé para Hill Valley.

Emmett, já no auge da bebedeira cai inanimado no chão. Passado algum tempo se recupera. Quando se recupera sai do bar com Marty para se dirigirem para o comboio. É nessa altura que aparece Bufford e a sua quadrilha para o duelo. Graças às técnicas de defesa de Marty, por este ser do futuro e, ainda não exploradas em 1885, Marty (durante toda a sua estadia em 1885 é conhecido, excepto para o Emmet e Clara, como Clint Eastwood) consegue derrotar Bufford e, este e os seus homens são presos pelos muitos assaltos e assassinatos que causaram.

Emmett e Marty correm a cavalo para as linhas do comboio. Conseguem apanhar o comboio ainda antes do ramal que dava para o precipício. Emmett imobiliza os maquinistas do comboio para que este possa tomar conta da locomotiva.

Após desagregarem a locomotiva do resto do comboio, Emmett leva a locomotiva pelo tal ramal, onde se encontrava o DeLorean pronto para poder ser empurrado pela mesma. Marty programa os circuitos temporais do DeLorean para 27 de Outubro de 1985 e, a operação começa.

Emmett tinha consigo explosivos para acelerarem a velocidade da locomotiva. À medida que as explosões ocorriam a velocidade aumentava e o DeLorean aproximava-se do nível necessário para regressar a 1985.

Quando tudo parecia estar a correr normalmente, aparece Clara, após um grande esforço para não levar com as explosões que, pede desculpa a Emmett e diz-lhe que quer ficar com ele. Como já estão muito próximos do precipício, não é possível pararem e muito menos voltarem para trás. Marty ainda tinha no DeLorean o hoverboard de 2015 e, atira-o a Emmett e este consegue salvar Clara.

O resto da viagem ocorre sem incidentes e Marty regressa sozinho a 1985. O precipício chama-se agora Precipício de Eastwood, pois Marty (Clint Eastwood) tinha sido visto a roubar a locomotiva e esta tinho sido vista a cair no precipício. Todos tinham pensado que se trataria do suicídio de Marty e então decidiram baptizar o precipício com o nome de Marty em 1885. Mais, havia muitas mais coisas em Hill Valley com o nome de Clint Eastwood, pois nesta realidade era visto como o homem que derrotou Bufford Tannen. Até a própria família McFly reconhecia "Clint Eastwood".

O DeLorean atravessa a ponte em segurança e vai perdendo velocidade até chegar perto da casa de Marty. No momento em que pára por completo, vem um comboio em sentido contrário que colhe o DeLorean e destrói por completo. Marty escapa por muito pouco e fica com pena de Emmett não estar ali, pois tinha-se realizado o seu desejo, a destruição da máquina do tempo.

Marty vai para casa e vê a sua família tal e qual como era antes, com Biff a ser mecânico e lavador dos automóveis da família. É aí que Marty vai finalmente reencontrar-se com Jennifer (Elisabeth Shue) e, experimentar o seu carro novo. Marty e Jennifer vão dar um passeio e Jennifer conta-lhe do "sonho" que teve, aquando da sua estadia em 2015. Marty decide contar que não se tratara dum sonho, até que Marty ainda tinha consigo uma mensagem que recebera em 2015 e que se apagara da existência. Marty e Jennifer vão ao pé dos destroços do DeLorean e este desabafa que irá ter muitas saudades de Emmett que, sempre fora o seu melhor amigo.

Entretanto Emmett, nos 10 anos seguintes a 1885, constituíra a sua família com Clara, tendo dois filhos, Jules Brown e Verne Brown. Trabalha também na construção duma nova máquina do tempo, em forma de locomotiva. Após a sua conclusão, Emmett e a família vão a 2015, para inserir um mecanismo de voo e, logo a seguir regressam a 1985, para visitar Marty e Jennifer.

Uma mensagem muito interessante é deixado por um dos personagens que diz que o futuro ainda não está definido e cada um será o seu construtor. 

Elenco

Michael J. Fox as Marty McFly / Seamus McFly   
Christopher Lloyd as Dr. Emmett "Doc" Brown
Mary Steenburgen as Clara Clayton
Lea Thompson as Lorraine Baines / Maggie McFly
Crispin Glover as George McFly
Thomas F. Wilson as Biff Tannen Bufford (Cachorro Louco)
James Tolkan as Xerife James Strickland 
Elisabeth Shue as Jennifer Parker
Marc McClure as Dave McFly
Wendie Jo Sperber as Linda McFly
Matt Clark as Chester, o Bartender 
Richard Dysart as Vendedor de Armas Farpados
Hugh Gillin as Prefeito Hubert
Burton Gillian as Vendedor de Armas Colt
Jeffrey Weissman as George McFly 
Flea as Douglas J. Needles
J.J. Cohen as Membro da Gangue
Christopher Wyyne as Membro da Gangue
Tim Konrad as Vendedor de Arames Farpados
Dub Taylor as Velho no Sallon 1
Harry Carey Jr. as Velho no Sallon 2
Pat Buttram as Velho no Sallon 3
Bill McKinney as Maquinista
Kaleb Henley as Filho do Xerife
Dean Cundey as Fotógrafo

Ficha Técnica

Título no Brasil: De Volta Para o Futuro III  
Título Original: Back To The Future - Part III
Gênero: Ficção Científica / Comédia   
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Cor: Color
Áudio: Português 5.1 e Inglês 5.1 DTS
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

País de Produção: EUA
País de Origem: EUA 

Estúdio: Amblin Entertainment
Distribuição: Universal Pictures  
Direção: Robert Zemeckis 
Roteiro: Bob Gale 

Edição: Harry Keramidas e Arthur Schmidt  
História: Robert Zemeckis e Bob Gale    
Direção de Arte: Margie Stone McShirley e William James Teegarden  
Direção de Fotografia: Dean Cundey      

Desenho de Produção: Rick Carter 
Decoração de Cenário: Michael Taylor   
Figurino: Joanna Johnston 
Elenco: Mike Fenton, Valorie Massalas e Judy Taylor          
Música Original: Alan Silvestri 
Efeitos Especiais: Michael Lantieri
Efeitos Visuais: John Bell
Produção: Neil Canton e Bob Gale   

Co-Produção: 
Steve Starkey 
Produção Executiva: 
Steven Spilberg, Frank Marshall e Kathleen Kennedy

domingo, 25 de outubro de 2015

De Volta Para o Futuro II



© IMDb

É a sequência e fantástica comédia de ficção científica que ultrapassa as barreiras do tempo como futurista, rica em invenções e surpresas.  Nota 7 (0 a 10)

Sinopse

O filme começa onde termina o anterior. Após se recompor da sua viagem a 1955, Marty (Michael J. Fox) reencontra-se com a sua namorada Jennifer (Elisabeth Shue), que estava ansiosa para dar um passeio com o carro novo de Marty, que Biff (Thomas F. Wilson) tinha acabado de deixar na garagem.

No momento que eles iam se beijar, aparece Emmett (Christopher Lloyd) com o DeLorean, avisando-o que tinha que ir com ele para o futuro, para 2015, pois já lá tinha estado e tinha visto o casamento dele com Jennifer e, vira também como Marty iria ter problemas com seu filho. No futuro, Emmett aproveitou também para introduzir um mecanismo de vôo no DeLorean, dado que em 2015 todos os carros voavam. Como Emmett queria manter o segredo da máquina do tempo com Marty, rapta também Jennifer para que não contasse a ninguém o que viu e, induz-lhe radiação alfa para adormecer e, quando acordar, pensar que fosse um sonho. Biff vê o DeLorean levantar vôo e desaparecer no ar, ficando apavorado.

Quando chegam a 2015, Emmett dá a Marty roupas especiais automatizadas para que pareça com seu filho Marty McFly Jr (Michael J. Fox). Chegando ao centro de Hill Valley, vê a cidade totalmente transformada, ainda com a mesma torre do relógio e com o mesmo peditório a decorrer para que não fosse modificada, mas já com uma pista de aterragem de automóveis e, uma oficina de transformação de carros em carros voadores e, também um espetáculo holográfico para crianças, que simulava uma cena em que o espectador é engolido por uma versão High-Tech holográfica de um suposto "Tubarão 19" (o mesmo do antigo filme de Steven Spielberg), que assustou Marty.

Ao ver o "Café Anos 80", Marty entra e, intrigando-se com os "garçons" holográficos (alternados entre Michael Jackson, Ronald Reagan e Ayatollah Khomeini), pede um refrigerante, que lhe é entregue imediatamente. Encontra lá o seu filho, Marty Jr, no qual se espanta por ser tão parecido com o pai e, se espanta também ao ver que o seu filho é um covarde, pois está a ser gozado e agredido por Griff 'neto de Biff" (Thomas F. Wilson), querendo que ele participe de um roubo. Para defender o filho, Marty faz-se passar por ele e, consegue tirar um hoverboard (uma espécie de skate voador para crianças) de uma garotinha e, fugir dos perseguidores antipáticos do filho. Inicia-se uma perseguição muito parecida com a que Marty provocara em 1955 no primeiro filme ao defender sua mãe Lorraine do jovem Biff, com o velho Biff dizendo: "Essa cena é muito familiar".

Após despistá-los, Marty vê numa loja de antiguidades, um almanaque desportivo que continha todos os resultados das competições esportivas entre 1950 e 2000. Decide comprar o livro, mas Emmett aparece no DeLorean e diz-lhe que ele não construiu o DeLorean para ganhar dinheiro, mas sim para pesquisar e que ninguém deve saber das coisas antes delas acontecerem. Joga então o livro no lixo, mas Biff (o velho) vê o livro e decide embarcar no DeLorean para entregar para si mesmo quando jovem.

É aí que Jennifer é vista pela polícia que, ao verificar a sua identificação, a leva para "casa", algo que assusta Emmett pois assim ela encontrar-se-á com a sua pessoa de 2015. Então, Emmett chega à conclusão que as viagens no tempo são muito arriscadas e perigosas e, decide parar com esse projecto logo após regressar com Marty e Jennifer a 1985.

No entanto, Biff, ao perceber tudo o que se passava, decide alterar o seu passado. Aproveita o facto de Marty e Emmett se ausentarem da máquina do tempo para irem buscar Jennifer na "casa" para roubar o DeLorean e, regressar directamente a 1955, a 12 de Novembro, para se encontrar consigo próprio dessa época e, dar-lhe o almanaque para que pudesse fazer apostas e ganhar imenso dinheiro com isso e, também arranjar uma maneira de se casar com Lorraine que sempre foi o seu grande amor. O jovem Biff, pensando tratar-se de um velho louco, não lhe dá confiança e maltrata-se sem saber, mas este prova-lhe a eficácia do uso do almanaque quando liga o rádio do carro do jovem Biff e, está a acabar um jogo de futebol em que o velho Biff diz o resultado certo antes de acabar.

Biff, volta imediatamente a 2015, sem que Marty e Emmett percebessem nada. No entanto, ao alterar o seu passado, Biff criou uma nova realidade, que fez com que desaparecesse pois, entre 1985 e 2015 ele é assassinado (em 1996 por Lorraine (Lea Thompson), quando esta descobre que foi ele quem matou George McFly) e, por isso, assim que regressa a 2015, é apagado da existência. Emmett, Marty, Jennifer e Einstein entram no DeLorean e voltam a 21 de Outubro de 1985. No entanto, Marty nota bastante alterações na sua casa e, notando que as suas chaves não abrem a porta, decide entrar pela janela. Descobre então que é outra família que habita a casa e, ao pensarem que se trata dum assalto, tentam matar Marty e chamam a polícia. Ninguém em Hill Valley reconhece Marty e, Biff é o homem mais importante da cidade e, dono dum enorme complexo que engloba um hotel, um cassino um museu e uma usina de beneficiamento de produtos radioativos no local onde ficava a corte judicial da cidade (a torre do relógio).

É nesse momento que Marty descobre que também é enteado de Biff, e é apanhado pelos seguranças do hotel do padrasto, onde supostamente "vive". Ao encontrar a mãe casada com um homem sem ser o pai, este pergunta-lhe o que acontecera a George, e ela lhe diz que morreu num acidente, a 15 de Março de 1973 quando, na verdade, foi morto por Biff para que este ficasse com Lorraine.

Marty vai visitar a tumba do pai e é aí que aparece Emmett e lhe explica o que se passou, pois Biff, quando voltou de 1955, alterando a história, perde o controle de sí próprio e, quebra a bengala, caindo uma das metades dentro do DeLorean. Também se esqueceu do saco e da fatura de compra do almanaque desportivo. Emmett associa os factos e descobre o que se passou e, explica a Marty que por Biff ter alterado o seu passado, gerou uma nova linha de acontecimentos completamente diferentes dos que se tinham vivido até então.

Para corrigir esse erro e para se voltar à vida tal e qual como era, seria necessário achar o ponto do tempo onde Biff deu o almanaque desportivo a ele mesmo e, impedir que isso acontecesse. Logo a seguir, voltaria tudo ao normal como se nada de diferente se tivesse passado.

Marty vai falar com Biff que, lhe explica o dia em que se encontrou com ele mesmo mais velho e lhe deu o almanaque. Mais lhe explica que o velho Biff dissera-lhe que se um rapaz (Marty) e um cientista maluco com olhos esbugalhados (Emmett) perguntassem como se tinha passado tudo, para os matar. Biff começa a preseguir Marty aos tiros e, acabam no telhado do hotel onde Marty finge suicidar-se, pulando do prédio. Emmett apercebendo-se da situação decide salvar Marty para enganar Biff. Não está mais que a saltar para cima do DeLorean que se aproxima do cimo do hotel e, Emmett abre a porta de forma a bater na cabeça de Biff e assim o inanimar para o travar.

Marty explica a Emmett que terão de voltar a 12 de Novembro de 1955, que foi esse mesmo dia que Biff escolheu para alterar o seu rumo. Emmett acha que para haver tanta coincidência, esse é o ponto central de todo o tempo. Ao chegar a 1955, Marty irá seguir os "Biffs" de forma a tirar-lhes o almanaque e Emmett irá vigiar a máquina do tempo para que ninguém mais a roube e, mantém-se escondido para não se cruzar consigo próprio.

Marty consegue esconder-se no carro de Biff, onde estão eles dois. Inicialmente a tarefa parece bastante difícil. Biff, ao notar que é observado por Strickland (o inspetor da escola), disfarça uma revista feminina com a capa do almanaque, enganando também Marty. Mas à noite, na tal festa em que a sua outra pessoa tinha de fazer com que os pais namorassem, Marty enfrenta mesmo Biff e, após bastante luta consegue o almanaque verdadeiro. Biff perssegue-o, mas graças ao hovercraft de 2015 e de uma corda presa ao DeLorean voador, este iça Marty e, os dois conseguem despistar Biff em um túnel, que bate novamente em um caminhão de esterco e, Marty consegue queimar o almanaque. Logo após a queima do almanaque, Marty vê as notícias dos jornais de 1985 de Biff a alterarem-se para os factos que ele antes conhecia.

No entanto, começa a tempestade do raio que destruíu a torre do relógio. Devido ao vento forte, Emmett não consegue aterrar o DeLorean para Marty embarcar e voltar a 1985. Um outro raio passa mesmo ao lado do DeLorean que quase o atinge. Quando Emmett tenta aterrar mais uma vez, o carro é mesmo atingido por um raio e desaparece imediatamente. Marty pensa que Emmett foi electrocutado e morreu mesmo e então começa a chorar.

No entanto, um carro para em frente a Marty. Era um homem que trazia uma carta para ele, que datava de 1885. Era de Emmett que, explicava que o raio tinha embaralhado o capacitor de fluxos, mandado o DeLorean para 1885. Tanto Emmett como Marty estão aparentemente presos no tempo em alturas muito distintas. Marty corre para a cidade onde vê Emmett de 1955 a comemorar a partida do Marty da viagem anterior para 1985. Logo após a ida do primeiro Marty, aparece o outro, dizendo que voltou do futuro. Emmett pensa que está tendo um sonho e cai desacordado. 


Elenco

Michael J. Fox as Marty McFly / Marty McFly Jr. / Marlene McFly 
Christopher Lloyd as Dr. Emmett "Doc" Brown
Lea Thompson as Lorraine Baines McFly
Crispin Glover as George McFly
Thomas F. Wilson as Biff Tannen / Griff
Elisabeth Shue as Jennifer Parker
James Tolkan as Mr. Strickland
Jeffrey Weissman as George McFly 
Donald Fullilove as Goldie Wilson III
Harry Whatters Jr. as Marvin Berry
Flea as Douglas Needles
Billy Zane as Match 
Casey Siemaszko as 3-D
J.J. Cohen as Jeffrey Jay Cohen (Skinhead) 
Charles Fleischer as Terry
Ricky Dean Logan as Data
Darlene Vogel as Spike
Jason Scott Lee as Whitey
Elijah Wood as Video Game Boy
Al White as Dad

Indicações e Premiações

Oscar 1990
Melhor Efeitos Visuais - Indicado

Saturn Award 1991 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA)
Melhor Filme de Ficção Científica - Indicado
Melhor Maquiagem - Indicado
Melhor Figurino - Indicado
Melhor Efeitos Especiais - Vencedor

BAFTA Awards 1990 (Reino Unido)
Melhores Efeitos Especiais (Kevin Pike) - Vencedor

Ficha Técnica

Título no Brasil: De Volta Para o Futuro II  
Título Original: Back To The Future - Part II
Gênero: Ficção Científica / Comédia   
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 1989
Cor: Color
Áudio: Português, Inglês (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

País de Produção: EUA
País de Origem: EUA 

Estúdio: Amblin Entertainment
Distribuição: Universal Pictures  
Direção: Robert Zemeckis 
Roteiro: Robert Zemeckis 

Edição: Harry Keramidas e Arthur Schmidt  
História: Robert Zemeckis e Bob Gale    
Direção de Arte: Margie Stone e McShirley 
Direção de Fotografia: Dean Cundey      

Desenho de Produção: Rick Carter 
Decoração de Cenário: Linda De Scenna  
Figurino: Joanna Johnston 
Elenco: Mike Fenton, Valorie Massalas e Judy Taylor          
Música Original: Alan Silvestri 
Efeitos Especiais: Michael Lantieri
Efeitos Visuais: John Bell
Produção: Neil Canton e Bob Gale   

Co-Produção: 
Steve Starkey 
Produção Executiva: 
Steven Spilberg, Frank Marshall e Kathleen Kennedy

sábado, 24 de outubro de 2015

De Volta Para o Futuro


© IMDb

Filme com roteiro onde apresenta um irresistível e fantástica comédia de ficção científica que ultrapassa as barreiras do tempo como futurista. Uma das maiores bilheteria de todos os tempos. 

Esse é o primeiro de uma série clássica do cinema de todos os tempos. Nota 8 (0 a 10) 

Sinopse

Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente vivendo com uma família sem vida e sem ambição na cidade de Hill Valley, Califórnia. Seu pai, George McFly (Crispin Glover), é constantemente intimidado por seu supervisor de trabalho, Biff Tannen (Thomas F. Wilson), e sua mãe infeliz, Lorraine Baines McFly (Lea Thompson), está acima do peso e tem um problema com bebida. Os irmãos de Marty, Dave (Marc McClure) e Linda (Wendie Jo Sperber), vivem ainda na casa dos pais trabalhando em subempregos. Almejando alcançar seu sonho de tornar-se um astro de rock, Marty e sua banda fazem um teste para tocarem em uma festa da escola, no qual acabam sendo rejeitados. Apesar do revés, a namorada de Marty, Jennifer Parker (Claudia Wells), o encoraja a não desistir de seus objetivos e acreditar em seu futuro. No jantar daquela noite, Lorraine conta à família como ela e George se apaixonaram quando seu pai o atropelou na rua. 

Na madrugada do dia 25 de outubro de 1985, Marty encontra seu amigo, o cientista Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), no Twin Pines Mall às 1:15 a pedido do Doutor. Lá, ele revela ao rapaz um DeLorean DMC-12 modificado para tornar-se uma máquina do tempo; o deslocamento temporal do veículo, que é acionado quando a máquina atinge 88 milhas por hora de velocidade, é providenciado por um aparato chamado "Capacitor de Fluxo", que exige 1,21 Gigawatt providenciados por fissão nuclear. Para conseguir o plutónio que abastece o reator, o Doutor enganou um grupo de terroristas líbios que queriam que ele construísse uma bomba nuclear. Após um teste com seu cachorro, Dr. Brown se prepara para viajar para o futuro, quando os líbios aparecem e matam o cientista a tiros de metralhadora. Indefeso, Marty tenta escapar no DeLorean, porém, durante a fuga, acidentalmente aciona o capacitor de fluxo e, ao alcançar a velocidade de 88 milhas por hora, é transportado para 5 de novembro de 1955, uma data que o Doutor havia programado nos instrumentos de navegação do DeLorean como um exemplo. Sem força, o carro eventualmente se desliga sozinho e Marty agora encontra-se preso em 1955.  

Ao explorar a Hill Valley daquela década, Marty acidentalmente encontra seu pai, George, como um adolescente que é intimidado por Biff. Quando George está prestes a ser atropelado pelo carro do pai de Lorraine, Marty o empurra salvando-o e recebendo o impacto em seu lugar. Como resultado, a jovem Lorraine fica apaixonada por ele e não por George. Marty fica perturbado pelos flertes dela e parte da residência dos Baines para encontrar o jovem Doutor Brown de 1955. O rapaz eventualmente convence o incrédulo Emmett de que ele é realmente um viajante do tempo e pede sua ajuda para voltar a 1985. O Doutor explica que a única fonte de energia capaz de gerar 1,21 Gigawatts é um raio. Marty então mostra a ele um panfleto que ele havia recebido no dia anterior na praça do relógio da Torre sobre um raio que havia atingido a Torre do Relógio da cidade, desativando-o desde então. O panfleto indicava que um raio iria atingir o relógio da corte judicial de Hill Valey no sábado seguinte às 22h04min. Com esta informação, o Doutor cria um plano para fazer a energia do raio ser direcionada para o Capacitor de Fluxo do DeLorean. Todavia, os dois observam uma complicação ao ver a imagem dos irmãos de Marty desaparecendo em uma foto: Marty impediu que seus pais se encontrassem e comprometeu a existência dele e de sua família.  

Durante toda a semana seguinte, Marty tenta consertar o paradoxo temporal e salvar seu futuro com seus pais, porém ele só consegue que o interesse de Lorraine por ele vá gradativamente aumentando. Para poder fazer os dois se apaixonarem, Marty planeja fazer George "resgatar" Lorraine dos avanços sexuais encenados por ele na noite do baile "Encantamento do Fundo-do-Mar". Entretanto, o plano não corre exatamente como o planejado, já que Marty é interrompido por um embriagado Biff que inesperadamente surge, tirando Marty do carro e abusando de Lorraine. George aparece como planejado para resgatá-la de Marty, porém acaba encontrado Biff. Apesar das ameaças de Biff, George abandona sua costumeira submissão e o enfrenta pela primeira vez, lhe dando um forte soco no rosto, deixando-o inconsciente. Lorraine e George vão para o baile onde eles se beijam pela primeira vez, assegurando a existência de Marty e seus irmãos.   

Com seu futuro salvo, Marty chega na cena do antecipado raio na torre do relógio onde o Doutor está fazendo os preparativos finais. Marty tenta avisá-lo sobre seu assassinato em 1985 com uma carta, porém o Doutor a rasga sem ler, com medo de alterar o futuro. Um enorme galho de árvore acidentalmente desconecta o arranjo de fios do Doutor para capturar a energia do raio, porém os dois consertam as conexões a tempo de enviar Marty e o DeLorean de volta para 1985. Apesar de Marty chegar tarde demais para impedir que o Doutor fosse baleado, o Doutor revela que ele juntou os pedaços da carta, descobrindo sobre seu iminente assassinato. Assim sendo, muniu-se previamente com um colete a prova de balas. 

O Doutor deixa Marty em sua casa e vai para o futuro. Marty acorda na manhã seguinte para descobrir que sua família melhorou significativamente e está mais feliz. Seus irmãos estão em bons empregos, Lorraine é magra e jovial, e um autoconfiante George é um autor de ficção científica de sucesso. Mais notavelmente, George e Lorraine tem uma relação íntima que eles nunca tiveram, enquanto Biff se tornou dono de uma oficina, além de agora ser submisso a George. No momento que Marty reencontra Jennifer, o Doutor aparece, insistindo para que eles o acompanhem no futuro para resolver um problema com seus filhos. Com o Doutor no volante, Marty e Jennifer entram no melhorado DeLorean, agora um carro voador, e vão para o futuro. 

Elenco

Michael J. Fox as Marty McFly
Christopher Lloyd as Dr. Emmett "Doc" Brown
Lea Thompson as Lorraine Baines McFly
Crispin Glover as George McFly
Thomas F. Wilson as Biff Tannen
Claudia Wells as Jennifer Parker
James Tolkan as Mr. Strickland
Marc McClure as Dave McFly
Wendie Jo Sperber as Linda McFly
George DiCenzo as Sam Baines
Frances Lee McCain as Stella Baines
Billy Zane as Match 
J.J. Cohen as Jeffrey Jay Cohen (Skinhead) 
Casey Siemaszko as 3-D

Indicações e Premiações

Oscar 1986
Melhor Edição de Som (Charles Campbell e Robert Rutlerdge) - Vencedor
Melhor Canção Original (The Power of Love) - Indicado
Melhor Roteiro Original (Zemeckis e Gale) - Indicado
Melhor Mixagem de Som (Bill Varney, B. Tennyson, Sebastian II e W. B. Kaplan) - Indicado

Hugo Award 1986 
Melhor Apresentação Dramática - Vencedor

Saturn Award 1986
Melhor Filme de Ficção Científica - Vencedor
Melhor Ator (Fox) - Vencedor
Melhor Ator Coadjuvante (Lloyd, Thompson, Glover e Wilson) - Indicados
Melhor Canção Original (Silvestri) - Indicado
Melhor Efeitos Especiais - Vencedor
Melhor Roteiro (Zemeckis) - Indicado

BAFTA Awards 1986
Melhor Filme - Indicado
Melhor Roteiro Original (Zemeckis e Gale) - Indicado
Melhores Efeitos Especiais (Kevin Pike) - Indicado
Melhores Efeitos Visuais (Ken Ralston) - Indicado
Melhor Desenho de Produção (Lawrence G. Paull) - Indicado
Melhor Edição (Harry Keramidas e Arthur Schmidt) - Indicado

Golden Globe Awards 1986
Melhor Filme de Comédia ou Musical - Indicado
Melhor Ator de Comédia ou Musical (Fox) - Indicado
Melhor Canção Original (The Power of Love) - Indicado
Melhor Roteiro (Zemeckis e Gale) - Indicado


Curiosidades

- O Presidente Ronald Reagan, um fã do filme, se referiu a ele em seu discurso sobre o Estado da União de 1986, dizendo "Nunca houve um período mais excitante para se viver, um período de maravilhas estimulantes e realizações heroicas. Como eles dizem no filme De Volta Para o Futuro, 'Para onde vamos, não precisamos de estradas'". Quando ele viu pela primeira vez a piada sobre ele ser o Presidente dos Estados Unidos, Reagan fez o projecionista do cinema parar o filme, rebobiná-lo, e exibir a cena novamente; 

- O filme está na 28ª posição da lista da Entertainment Weekly dos "50 Melhores Filmes Colegiais". Em 2008, De Volta Para o Futuro foi votado como o 23º melhor filme da história pelos leitores da Empire. Ele também foi colocado em uma lista similar pelo The New York Times, uma lista de 1000 filmes. Em janeiro de 2010, a Total Film incluiu o filme em sua lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos"; 

- Em 27 de dezembro de 2007, De Volta Para o Futuro foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante". Em 2006, o roteiro original deBack to the Future foi selecionado pelo Writers Guild of America como o 56º melhor roteiro da história;

- Em junho de 2008, o American Film Institute revelou sua AFI's 10 Top 10—os dez melhores em dez gêneros "clássicos" do cinema americano—depois de uma pesquisa com mais de 1.500 pessoas da comunidade criativa. De Volta Para o Futuro foi reconhecido como o 10º melhor filme do gênero de ficção científica;

- Uma peça de teatro musical, também chamada De Volta Para o Futuro, está em produção para ser estreada em Londres, durante o 30º aniversário do filme em 2015. Zemeckis e Gale reuniram-se para escrever o guião, enquanto Silvestri e Glen Ballard compuseram a música;

- As cenas em que Marty McFly anda de skate ocorreram durante a infância da subcultura dos skates. Vários praticantes da modalidade, assim como as empresas dessa industria, fazem tributo ao filme por ter influenciado a prática do skate. Podem ser visto exemplos em materiais de promoção, em entrevistas com praticantes profissionais que citam o filme como a sua influencia por terem começado a praticar skate, e no reconhecimento do publico sobre a influencia do filme.

Ficha Técnica

Título no Brasil: De Volta Para o Futuro   
Título Original: Back To The Future 
Gênero: Ficção Científica / Comédia   
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento: 1985
Cor: Color
Áudio: Português 5.1 e Inglês 5.1 DTS
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

País de Produção: EUA
País de Origem: EUA 

Estúdio/Distribuição: Amblin Entertainment / Universal Pictures  
Direção: Robert Zemeckis 
Roteiro: Robert Zemeckis e Bob Gale

Edição: Harry Keramidas e Arthur Schmidt  
História: Robert Zemeckis   
Direção de Arte: Todd Hallowell
Direção de Fotografia: Dean Cundey      

Desenho de Produção: Lawrence G. Paull 
Decoração de Cenário: Hal Gausman 
Figurino: Deborah Lynn Scott
Elenco: Jane Feinberg, Mike Fenton e Judy Taylor          
Música Original: Alan Silvestri 
Efeitos Especiais: Kevin Pike
Efeitos Visuais: Ken Ralston
Produção: Neil Canton e Bob Gale   

Co-Produção: 
Neil Canton e Bob Gale 
Produção Executiva: 
Steven Spilberg, Frank Marshall e Kathleen Kennedy

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Predadores


© IMDb 

Filme que é a sequência dos outros 2 filmes, só que em outra ambientação. Dessa vez o filme se passa em no planeta dos predadores. O que na minha opinião saiu um pouco do conceito dos outros filmes. Mas vale pela ação nos combates entre os predadores e os humanos. Nota 6 (0 a 10)           

Sinopse

Royce (Adrien Brody) é um mercenário que relutantemente lidera um grupo de guerreiros de elite numa misteriosa missão em um planeta alienígena. Exceto por um médico, todos são matadores sanguinários: mercenários, guerrilheiros, condenados e membros de esquadrões mortais - "predadores humanos". Mas quando eles começam a ser sistematicamente caçados e eliminados por um alienígena de características inimagináveis, tudo fica repentinamente claro: eles são as presas! 

Elenco

Adrien Brody as Royce
Alice Braga as Isabelle
Laurence Fishburne as Noland
Topher Grace as Edwin
Danny Trejo as Cuchilo
Derek Mears as Predador crucificado
Brian Steele as Predadores Berserker e Falconer
Carey Jones as Predador Tracker, também chamado de Flusher
Mahershalalhashbaz Ali as Mombasa
Oleg Taktarov as Nikolai
Walton Goggins as Stans
Louis Ozawa Changchien as Hanzo
Aaron Richardson as Rocky

Ficha Técnica

Título no Brasil: Predadores  
Título Original: Predators
Gênero: Ficção Científica / Ação / Suspense / Terror 
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1, Espanhol 5.1 e Português 5.1
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen

País de Produção: EUA
País de Origem: EUA 

Estúdio/Distribuição: 2oth Century Fox / Fox Home Entertainment   
Direção: Nimród Antal
Roteiro: Alex Litvak e Michael Finch 

Edição: Dan Zimmerman  
História: Jim Thomas e John Thomas  
Direção de Arte: KNB EFX Group
Direção de Fotografia: Gyula Pados      

Desenho de Produção: Caylan Eddleblute e Steve Joyner 
Decoração de Cenário: David Hack
Figurino: Nina Proctor 
Elenco: J.C. Cantu e Mary Vernieu          
Música Original: John Debney 
Efeitos Especiais: KNB EFX Group
Efeitos Visuais: Ubisoft Digital Arts
Produção: Robert Rodriguez, John Davis e Elizabeth Avellán 

Co-Produção: Bill Scott
Produção Executiva: Alex Young 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Predador 2 - A Caçada Continua


© IMDb

Filme com roteiro que é a sequência do 1º filme que apesar não ser como o anterior passa em outra ambientação que foi dessa vez na cidade o que o outro foi rodado na selva bem mais interessante. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Los Angeles, 1997, está sob um calor de 42 graus e vivencia um confronto entre traficantes colombianos e jamaicanos pelo poder no tráfego de Drogas. De repente, líderes do tráfico começam a ser mortos de maneira cruel, o que leva o policial Michael "Mike" Harrigan (Danny Glover) a tentar descobrir o que ocorre. 

O Predador dessa vez caça pessoas por esporte. Invisível e equipado com poderosíssimas armas diferentes de tudo que conhecemos, ele persegue impiedosamente suas presas humanas, deixando em seu caminho um rastro de cadáveres mutilados. 

Harrigan coloca-se em campo para descobrir o que realmente está acontecendo, e encontra-se face a face com o selvagem alienígena em um confronto eletrizante.

Elenco

Danny Glover as Tenente Michael "Mike" Harrigan
Gary Busey as Agente Especial Peter Keyes
Rubén Blades as Detetive Daniel "Danny" Archuleta
Maria Conchita Alonso as Leona Cantrell
Bill Paxton as Jerrold "Jerry" Lambert
Robert Davi as Capitão Phillip "Phil" Heinemann
Adam Baldwin as Agente Especial Garber
Kent McCord as Capitão B. Pilgrim
Morton Downey Jr. as Anthony "Tony" Pope
Calvin Lockhart as King Willie
Kevin Peter Hall as Predador 

Ficha Técnica

Título no Brasil: Predador 2 - A Caçada Continua  
Título Original: Predator 2
Gênero: Ficção Científica / Ação / Suspense / Terror 
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital, Espanhol 2.0 Estéreo e Português 2.0 Mono
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen

País de Produção: EUA
País de Origem: EUA 

Estúdio/Distribuição: 2oth Century Fox / Fox Home Entertainment   
Direção: Stephen Hopkins
Roteiro: Jim Thomas e John Thomas

Edição: Mark Goldblatt e Bert Lovitt   
História:  
Direção de Arte: Geoff Hubbard
Direção de Fotografia: Peter Levy      

Desenho de Produção: Lawrence G. Paull 
Decoração de Cenário: Rick Simpson 
Figurino: Marilyn Vance-Straker
Elenco: Jackie Burch e Ferne Cassel         

Música Original: Alan Silvestri 
Efeitos Especiais: Ken Pepiot
Efeitos Visuais: Joel Hynek
Produção: John Davis, Lawrence Gordon e Joel Silver 

Co-Produção: Tom Joyner
Produção Executiva: Lloyd Levin e Michael Levy