sábado, 7 de novembro de 2015

Mad Max: Estrada da Fúria

© IMDb

Filme com roteiro de uma história que se passa em um vasto deserto pós-apocalíptico onde a gasolina e a água são bens valiosos A história por trás desse filme é curiosa. Após o sucesso da trilogia original nos anos 80, por muito tempo se falou em uma continuação. Projetos e mais projetos foram pensados, mas tudo ficava no papel, incluindo se teria a participação de Mel Gibson ou não e se teria o sucesso que foi os outros filmes com ele!

Os produtores não só fizeram justiça aos originais como criaram o melhor filme da franquia. Isso mesmo, não há discussão. É claro que o primeiro Mad Max é icônico e foi muito importante na época, que Mad Max 2 - A Caçada Continua foi fundamental no desenvolvimento de uma visão pós-apocalíptica, mas nenhum dos dois (dos três nem se fala) alcança o nível de qualidade visto em Estrada da Fúria. 

Passados 30 anos do terceiro filme, George Miller demonstrou ter ficado todo este tempo acumulando energia e experiência para esta continuação. Estamos diante do melhor filme de ação do ano de 2015, tanto que foi premiado com 6 Oscars em 10 categorias em que foi indicado. E é difícil imaginar que algum outro vá superá-lo neste sentido.

É importante destacar que não é apenas uma questão de ter muita ação com perseguições e explosões nas estradas. Ao contrário do que vemos em outros filmes, a ação aqui é muito realista. Miller evitou ao máximo a utilização de efeitos especiais, o que resultou em sequências incríveis e brutais. Não passa a impressão de que estamos diante de um game.

Com direito apenas a uma breve apresentação no início, o filme conta com praticamente duas horas de ação ininterrupta. É basicamente uma grande e insana perseguição de carros, com pouco espaço para descanso e para nenhum espaço para crianças (que são as piores coisas de Mad Max 2 e Mad Max Além da Cúpula do Trovão). Sem medo de soar repetitivo, que por sinal, também é a forma como a quantidade de ação cai como uma luva no roteiro. O espectador não tem muito tempo para respirar. Mas ele também não pede por isso. Ele quer mais e mais, como os habitantes do universo em cena que pedem por água que serve como uma critica dentro do filme aos povos que não tem água.

A fotografia do longa de John Seale é quase tão importante quanto a direção. O trabalho de Seale tem referências ao de Dean Semler nos dois últimos filmes da trilogia original, principalmente na forma como retrata o deserto australiano. Seale, no entanto, inova ao acelerar as tomadas de ação, contribuindo para a experiência do espectador. A sensação é de que estamos diante de alguma coisa diferente.

Merece destaque a trilha sonora espetacular de Tom Holkenborg, mais conhecido como Junkie XL. O DJ holandês criou uma trilha original e impactante. Do ponto de vista musical, deve-se elogiar a opção de Miller de criar uma espécie de "carro de som", em que vemos uma guitarra e tambores em cena. É estranho, mais ficou bem legal! Nota 8 (0 a 10)

Sinopse

Na sequência de um holocausto nuclear, o mundo tornou-se um terreno baldio deserto e a civilização entrou em colapso. Max Rockatansky (Tom Hardy), um sobrevivente, é capturado pelos meninos da guerra, o exército do tirânico Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), e levado para a Cidadela de Joe para ser usado como um banco de sangue para soldados feridos. Immortan Joe usa o fato de ser o detentor de uma grande reserva de água para explorar toda a sua população. Além de capturar pessoas para "doarem" sangue, ele tem doadoras de leite e até mulheres que existem para carregarem seus filhos. 

Designado a ser um doador de sangue universal, Max está preso e é usado como um "saco de sangue" para um menino Guerra doente chamado Nux (Nicholas Hoult). Enquanto isso, a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), uma das Tenentes de Joe, é enviada em seu caminhão blindado de guerra, o "Rig War", para recolher gasolina atravessando a Wateland juntamente com um grupo de rebeldes. Quando ela sai da rota, Joe percebe que suas cinco esposas-mulheres selecionadas para reprodução não estão na Cidadela. Desesperado com a sua perda, o Senhor da Guerra Joe reúne todo o seu exército e incia uma impiedosa perseguição em busca de Furiosa e as mulheres, invocando a ajuda da Cidade do gás nas proximidades e a Fazenda de Bala.

Nux junta-se a busca com Max amarrado no seu carro para continuar a fornecer sangue. Uma batalha acontece entre o blindado Rig War e as forças de Joe. Furiosa dirige em uma tempestade de areia, evitando seus perseguidores, exceto Nux, que tenta sacrificar-se para destruir o equipamento. Max consegue escapa e restringe Nux, mas o carro é destruído. Depois da tempestade, Max vê Furiosa reparando o caminhão blindado de Guerra, juntamento acompanhada das esposas de Joe: Capable (Riley Keough), Cheedo (Courtney Eaton), Toast (Zoë Kravitz), a Dag (Abbey Lee Kershaw) e a Angharad (Rosie Huntington-Whiteley), que está grávida do filho de Joe. Max rouba o caminhão e concorda em deixar Furiosa e as esposas acompanhá-lo; Nux é deixado para trás e acaba sendo capturado pelo exército de Joe.

Furiosa é conduzida através de uma motocicleta no Cânion controlada pelo grupo para fazer um acordo para uma passagem segura; no entanto, com as forças de Joe que a segue, o grupo é ligado a ela, obrigando-a com o grupo a fugir enquanto os motociclistas detonam as paredes de uma garganta na montanha para bloquear Joe. Max e Furiosa lutam com os motociclistas que perseguem com o carro de Joe, com Nux agora a bordo, superando o bloqueio e, eventualmente, atacando o caminhão Rig War, permitindo Nux embarcá-lo. No entanto, durante uma derrapada do caminhão, Angharad cai em uma tentativa de proteger Max e, é atropelada pelo carro de Joe, matando ela e o seu filho.

Furiosa explica a Max que eles estão fugindo para "Green Place", uma terra idílica de sua infância. Capable encontra Nux escondido no Rig War, perturbado com o seu fracasso, ela o consola. Naquela noite, o Rig War fica preso na lama. Furiosa e Max retardam as forças de Joe com minas, mas os aliados de Joe, o Fazendeiro Bala (Richard Carter) continua a persegui-los. Nux ajuda Max a libertar o Rig War, enquanto Furiosa atira e cega o Fazendeiro Bala. Max entra no escuro para enfrentar a bala o Fazendeiro e seus homens, retornando com as armas e a munição.

Eles dirigem o Rig War durante a noite através de um pântano e logo depois um deserto na manhã seguinte, acaba vendo uma mulher nua pendurada. Max suspeita ser uma armadilha, mas Furiosa se aproxima da mulher e afirma sua história e ser do clã de filiados. A mulher nua convoca seu clã, As Vuvalini, que reconhecem Furiosa como um dos seus que foi sequestrada quando criança. Furiosa fica devastada ao saber que o pantanal em que passaram era de fato o Green Place, agora inabitável. O grupo, então, planeja montar nas motos e partir por toda imensa salinas na esperança de encontrar um novo lar. Max decide ficar para trás, mas depois de ver as visões de uma criança que ele não conseguiu salvar, ele convence-los a voltar para o Cidadela que está indefesa, que tem água e vegetação que Joe mantém para si mesmo, e prende-lo.

O grupo volta para a Cidadela, mas eles são atacados a caminho pelas forças de Joe, e Furiosa está gravemente ferido. Será que Joe conseguirá recuperar suas garotas e o que acontecerá com ele? E o que acontecerá com os que se rebelaram como Furiosa e Max?! Quem assistir verá !!! 

Elenco

Tom Hardy as Max 'Mad' Rockatansky
Charlize Theron as Imperatriz Furiosa
Nicholas Hoult as Nux
Hugh Keays-Byrne as Immortan Joe
Zoë Kravitz as Toast
Riley Keough as Capable 
Rosie Huntington-Whiteley as Splendid Angharad 
Nathan Jones as Rictus Erectus
Josh Helman as Slit
John Howard as Ator
Courtney Eaton as Cheedo, A Frágil 
Richard Carter as O Fazendeiro Bala
Angus Sampson as Mecânico Orgânico
Jennifer Hagan as Miss Giddy
Megan Gale as Valkyrie
Melissa Jaffer as A Guarda Sementes 
Chris Patton as Morsov 
Richard Norton as Primeiro Imperador 
Stephen Dunlevy as Chefe Piloto do Carro Rider
John Walton as Imperador 
Abbey Lee Kershaw as The Dag
Melita Juristic as A Vulvalini
Gillian Jones as A Vulvalini
Joy Smithers as A Vulvalini
Antoinette Kellerman as A Vulvalini
Christina Koch as A Vulvalini
Jon Iles as O Craque 
Quentin Kenihan as Corpus Colossus 

Curiosidades

- O orçamento foi de US$ 150 milhões de dólares e arrecadou US$ 376 milhões.

- Quarto filme da série Mad Max. A produção deste longa começou 26 anos após a estreia de Mad Max Além da Cúpula do Trovão (1985).

- Ao invés do reboot ser um remake do original "Mad Max", revelando como Max Rockantasky tornou-se 'The Road Warrior', George Miller decidiu que o reboot estaria focalizado na Austrália pós-apocalíptica, anos após o novo Max (Tom Hardy) perder sua família, já que ele [Miller] não queria fazer um remake ou recontar a história que já tinha sido dita e sim atualizar o universo, a fim de novos espectadores lembrarem-se de Max como um homem sem nada a perder.

- Após George Miller exibir algumas cenas no Festival de Cinema SWSX, um homem se levantou e perguntou: "Como diabos você filmou isso!?" Aquele homem era ninguém menos que o Diretor Robert Rodriguez.

- Mais de 80% dos efeitos visuais no filme são verdadeiros efeitos práticos, dublês, maquiagem e cenários. A CGI foi usado com moderação, principalmente para melhorar a paisagem da Namíbia, remover indícios de dublê e para amenizar a mão esquerda de Charlize Theron, que no filme tem um braço com prótese.

- Charlize Theron supostamente raspou a cabeça para o papel de Furiosa e como resultado, teve que usar uma peruca para seu papel no filme Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (2014).

- De acordo com George Miller, o enredo do filme foi feito antes mesmo do roteiro. A razão por trás disso era porque Miller imaginou o longa como uma perseguição contínua, com pouco diálogo e incidindo sobre os recursos visuais. A historia foi criada com a colaboração de cinco artistas e tinha cerca de 3.500 painéis.

- Em 03 de abril de 2015, Tom Hardy anunciou que iria assinar por mais três filmes de Mad Max e houve rumores de que Mel Gibson faria uma participação especial como um andarilho.

- O filme quase foi filmado em 2003 com locações na Namíbia, mas o projeto foi colocado em espera devido a preocupações de segurança relacionadas as filmagens no país. Com o início da Guerra do Iraque, o filme foi abandonado até 2009.

- Este é o segundo 'Mad Max' com Hugh Keays-Byrne. Ele interpretou o vilão Toecutter em Mad Max (1979).

- Originalmente, Mel Gibson estrelaria no papel-título quando o longa estava sendo produzido em 2003, mas devido a problemas com locação e o interesse de Gibson no projeto A Paixão de Cristo (2004) isso nunca aconteceu.

- Jeremy Renner fez campanha para estrelar Mad Max.

- Durante o hiato do projeto entre 2003 e 2009, George Miller pensou em fazer o filme como uma animação 3D.

- O trailer de Batman vs Superman - A Origem da Justiça (2016) deveria estrear antes deste filme, mas foi vazado.

- Este é o segundo filme 'Mad Max" para o roteirista Nick Lathouris. Como ator, ele desempenhou um pequeno papel em Mad Max (1979).

- Em certo ponto do desenvolvimento do filme, Michael Biehn foi considerado para o papel de Max Rockatansky.

- Sam Worthington afirmou que como Eric Bana, ele nunca foi abordado para o papel de Mad Max, apesar de rumores terem circulado na web após o anúncio do filme.

- Tom Hardy tinha sido considerado para o papel de John Connor em outro reboot fixado em um futuro pós-apocalíptico: O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015). James Cameron, o Diretor e criador da franquia "Exterminador" citou Mad Max 2 - A Caçada Continua (1981) como uma de suas influências por trás de O Exterminador do Futuro (1984).

- Liam Fountain fez o teste para Max, mas perdeu o papel para Tom Hardy. Fountain interpretou Max em 2011 no curta "Mad Max Renegade".

- A lenda australiana do showbiz, Bert Newton foi um dos primeiros atores a ser escalado pelo Diretor George Millerquando, o filme estava a ser filmado em Broken Hill, NSW, a locação original de Mad Max 2 - A Caçada Continua (1981), também conhecido como The Road Warrior. Infelizmente, a chuva mudou completamente a paisagem do deserto e anos depois a decisão de mover a produção para a Namíbia foi tomada. Foi então que, em meados de 2012, Newton decidiu abandonar a produção, passando a aparecer como FDR na reprodução australiana de "Annie".

- Este filme é considerado um Ozploitation, um gênero australiano que aborda exploração australiana e foi filmado em sequencia.

- Teresa Palmer foi originalmente escalada, mas devido a atrasos de produção, ela retirou-se e foi substituída por Abbey Lee.

- Primeiro filme 'Mad Max' que não será estrelado por Mel Gibson.

- John Powell foi contratado para compor a trilha sonora.

- Courtney Eaton substituiu Adelaide Clemens devido a conflitos de agenda.

- Tanto Nicholas Hoult quanto Josh Helman estrelaram X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014).

- Pelo menos três membros do elenco esteve envolvido em uma adaptação de quadrinhos. O primeiro Tom Hardycomo Bane, que estrelou em O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Segundo Nicholas Hoult como Hank / Fera em X-Men - Primeira Classe (2011), juntamente com Zoë Kravitz como Angel. Hoult também estrelou em X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido (2014) e também estrelará o próximo X-Men: Apocalypse (2016).

- O primeiro filme "Mad Max" a ser lançado em 3D.

- James Frecheville fez audição para o filme e John Seale deixou a aposentadoria após cinco anos para assumir a Direção de Fotografia do longa.

- Os planos para o quarto filme de "série" Mad Max, por 25 anos sofreu dificuldades financeiras para ser iniciado, Mel Gibson estava interessado em voltar para o filme, mas perdeu o interesse depois de 2000. Em 2003, parecia que finalmente as coisas caminhariam George Miller e Mel Gibson estava prontos, o roteiro estava escrito e, que a pré-produção estava estava nos estágios iniciais para um Mad Max 4, mas a dificuldade em se filmar na Austrália acabou adiando a produção e o ator resolveu pular fora. Quase uma década depois, foram iniciadas as filmagens, mas agora com Tom Hardy e Charlize Theron no elenco.

- Em novembro de 2006, George Miller declarou que tinha a intenção de fazer Mad Max: Fury Road, e pensava em fazer o filme sem Mel Gibson, dizendo: "Há uma grande esperança, a última coisa que eu queria, era fazer um outro Mad Max, mas esse roteiro esta ótimo, e eu estou completamente seguro." O roteiro do filme foi co-escrito com um culto criador de quadrinhos britânico Brendan McCarthy, que também desenhou muitos dos novos personagens e veículos.

- Em 2007 Miller novamente confirmou sua intenção de fazer outro Mad Max na Aurora film maker initiative, no entanto, ele afirmou que pensou em Mel Gibson, porém imaginava que ele recusaria por causa da idade. Em 5 de março de 2009, foi anunciado que um filme de animação estava em pré-produção e estaria tomando grande parte do enredo de Fury Road. Embora Mel Gibson não estaria no filme, Miller estava procurando um "caminho diferente", um "renascimento" da franquia. Miller citou o filme como uma inspiração para o que ele pretendia fazer com a franquia. Em 2009 Miller anunciou que a filmagem começaria em 2011, acabando com as especulações. No mesmo ano, o ator britânico Tom Hardy estava em negociações para assumir a liderança do papel, também foi anunciado que Charlize Theron desempenharia um papel importante no filme. Em junho de 2010, Hardy anunciou em Friday Night com Jonathan Ross que ele iria interpretar o papel principal em uma nova versão de Mad Max.

- Em julho de 2010, Miller anunciou que tinha planos para filmar dois filmes da franquia. Em novembro de 2011, as filmagens foram transferidas de Broken Hill a Namíbia, após as fortes chuvas inesperadas que transformou o deserto lá em uma paisagem exuberante de flores silvestres, inadequadas para o visual do filme.

- Em uma entrevista em julho de 2014 no San Diego Comic-Con, Miller disse que projetou o filme em storyboard antes de escrever o roteiro, trabalhando com cinco artistas de storyboard. Saiu como cerca de 3.500 painéis, quase o mesmo número de enquadramento, como no filme acabado. Ele queria que o filme fosse quase uma perseguição contínua, com relativamente poucos diálogos, para ter o visual em primeiro lugar e consequentemente, poder contar a história do filme apenas pelo storyboard.

Indicações e Prêmios

Oscar 2016
Melhor Filme - Indicado
Melhor Direção (George Miller) - Indicado
Melhor Fotografia (John Seale) - Indicado
Melhores Efeitos Visuais (Dan Oliver, Andrew Jackson e Tom Wood) - Indicado
Melhor Edição (Margaret Sixel) - Vencedor 
Melhor Edição de Som (Mark Mangini e David White) - Vencedor
Melhor Figurino (Jenny Beavan) - Vencedor
Melhor Direção de Arte (Colin Gibson e Lisa Thompson) - Vencedor
Melhor Mixagem de Som (Chris Jenkins, Gregg Rudloff e Ben Osmo) - Vencedor
Melhor Maquiagem (Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damien Martin) - Vencedor

Golden Globe Awards 2016
Melhor Filme Dramático - Indicado
Melhor Direção (George Miller) - Indicado

BAFTA 2016
Melhor Fotografia (John Seale) - Indicado
Melhor Figurino (Jenny Beavan) - Vencedor
Melhor Som (David White e Gregg Rudloff) - Indicado
Melhor Edição (Margaret Sixel) - Vencedor
Melhores Efeitos Visuais (Dan Oliver, Andrew Jackson e Tom Wood) - Indicado
Melhor Direção de Arte (Colin Gibson e Lisa Thompson) - Vencedor
Melhor Maquiagem (Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damien Martin) - Vencedor

Costume Designers Guild of Awards 2016
Melhor Filme de Fantasia - Vencedor

Directors Guild of America Award 2016

Melhor Direção em Longa - Indicado

Trilha Sonora 

Survive - Tom Holkenbore axa Junkie XL
EscapeTom Holkenbore axa Junkie XL
Immortan's CitadelTom Holkenbore axa Junkie XL
Blood Bag Tom Holkenbore axa Junkie XL
Buzzards ArriveTom Holkenbore axa Junkie XL
Spikey Cars Tom Holkenbore axa Junkie XL
Storm Is Coming Tom Holkenbore axa Junkie XL
We Are Not ThingsTom Holkenbore axa Junkie XL
WaterTom Holkenbore axa Junkie XL
The RigTom Holkenbore axa Junkie XL
Into The CanyonTom Holkenbore axa Junkie XL 
Brothers In ArmsTom Holkenbore axa Junkie XL
The ChaseTom Holkenbore axa Junkie XL
Moving On Tom Holkenbore axa Junkie XL
The BogTom Holkenbore axa Junkie XL
Redemption Tom Holkenbore axa Junkie XL
Many MothersTom Holkenbore axa Junkie XL
The Return To NowhereTom Holkenbore axa Junkie XL
Claw Trucks Tom Holkenbore axa Junkie XL
ImmortanTom Holkenbore axa Junkie XL
Chapter DoofTom Holkenbore axa Junkie XL
Walhalla Awaits Tom Holkenbore axa Junkie XL
My Name Is MaxTom Holkenbore axa Junkie XL
Let Them UpTom Holkenbore axa Junkie XL
Mary Jo Bassa Tom Holkenbore axa Junkie XL
CodaTom Holkenbore axa Junkie XL

Ficha Técnica

Título no Brasil: Mad Max - Estrada da Fúria
Título Original: Mad Max: Fury Road 
País de Origem: Austrália / EUA   
País de Produção: Namíbia 
Gênero: Ação / Ficção 
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 2015
Cor: Color
Áudio: Inglês Original Australiano, Inglês e Português 2.0
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

Estúdio: Village R. Pictures e Kennedy Miller Mitchell
Distribuição: Warner Bros. 
Direção: George Miller 
Roteiro: George Miller, Brendan McCarthy e Nick Lathouris 

Edição: Margaret Sixel 
História: George Miller e Byron Kennedy
Direção de Arte: Shira Hockman e Jacinta Leong 
Direção de Fotografia: John Seale  

Desenho de Produção: Colin Gibson 
Decoração de Cenário: Nicki Gardiner, Katie Sharrock, Lisa Thompson e Gena Vazquez
Elenco: Nikki Barrett e Ronna Kress     
Figurino: Jenny Beavan 
Maquiagem: Catherine Biggs e Kya Bilal 
Música Original: Junkie XL   
Efeitos Sonoros: David White e Gregg Rudloff
Efeitos Especiais: Paul Verrall
Efeitos Visuais: Anthony Chiarantano
Produção: Doug Mitchell, George Miller e P.J. Voeten   

Co-Produção: Steven Mnuchin e Christopher DeFaria
Produção Executiva: 
Iain Smith, Graham Burke, Bruce Berman e Courtnenay Valenti   

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mad Max - Além da Cúpula do Trovão

© IMDb

Filme com roteiro pós-apocalíptico com muita mais ação, explosões e perseguições fantásticas pelas terras e rodovias australianas. Nota 7 (0 a 10)

Sinopse

Após destruição da civilização surge Bartertown, uma cidade no deserto com regras primitivas e mortais, onde tudo pode ser vendido, de um gole d'água até uma vida humana. A cidade tem uma enérgica governante, Tia Entity (Tina Turner) que deseja consolidar seu poder a qualquer preço. Até que lá chega Max Rockatansky (Mel Gibson) à procura de seu veículo e pertences roubados durante suas viagens sem rumo. 

É então lá forçado a participar de uma luta e, por ter se recusado a matar seu oponente, acaba sendo banido no deserto. Até que um grupo de jovens selvagens o salvam e passam a considerá-lo um messias que os levará até uma nova terra. O que será com Max no deserto?! Quem assistir verá !!!
  
Elenco

Mel Gibson as Max Rockatansky
Tina Turner as Aunty Entity
Bruce Spence as Jedediah, O Piloto 
Adam Cockburn as Jedediah Jr.
Frank Thring as Colecionador 
Angelo Rossitto as O Mestre
Paul Larsson as The Blaster
Angry Anderson as Ironbar
Robert Grubb as Matador de porcos
George Spartels as Blackfinger
Edwin Hodgeman as Dr. Dealgood
Andrew Oh as Ton Ton Tattoo
Bob Hornery as Waterseller
Helen Buday as Savannah Nix
Mark Spain as Mr. Skyfish
Mark Kounnas as Gekko
Rod Zuanic as Scrooloose
Justine Clarke as Anna Goanna
Shane Tickner as Eddie 
Toni Allaylis as Cusha
James Wingrove as Tubba Tintye
Adam Scougall as Finn McCoo
Tom Jennings as Slake
Adam Willits as Mr. Scratch 

Indicações e Prêmios

Image Awards 1986
Melhor Atriz (Tina Turner) - Vencedora

Golden Globe 1986
Melhor Canção (We Don't Need Another Hero) - Indicado

Saturn Awards 1986
Melhor Filme de Ficção Científica - Indicado
Melhor Diretor (George Miller) - Indicado
Melhor Roteiro - Indicado
Melhor Figurino - Indicado

Ficha Técnica

Título no Brasil: Mad Max 3 - Além da Cúpula do Trovão
Título Original: Mad Max Beyond Thunderdome 
País de Origem: Austrália  
País de Produção: Austrália
Gênero: Ação / Ficção 
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento: 1985
Cor: Color
Áudio: Inglês Original Australiano, Inglês e Português 2.0
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

Estúdio: Kennedy Miller
Distribuição: Warner Bros. 
Direção: George Miller 
Roteiro: George Miller, 
Terry Hayes e Brian Hannant 
Edição: Richard Francis-Bruce
História: George Miller e Byron Kennedy
Direção de Arte: Anni Browning
Direção de Fotografia: Dean Semler 

Desenho de Produção: Graham 'Grace' Walker 
Decoração de Cenário: Martin O'Neill 
Elenco: Alison Barrett 
Figurino: Norma Moriceau  
Maquiagem: Rosalina Da Silva 
Música Original: Maurice Jarre   
Efeitos Sonoros: Craig Carter e Tim Chau 
Efeitos Especiais: Steve Courtley
Efeitos Visuais: Allan Maxwell
Produção: George Miller  

Co-Produção: Terry Hayes e Doug Miller
Produção Executiva: 
Steve Amezdroz e Marcus D'Arcy 

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mad Max 2 - A Caçada Continua

© IMDb

Filme com roteiro pós-apocalíptico que é a sequência com muita ação, explosões e perseguições fantásticas pelas terras e rodovias australianas. Nota 7 (0 a 10)

Sinopse

A disputa pelo petróleo acabou gerando uma guerra entre as potências mundiais de proporções catastróficas. As cidades entraram em colapso. O planeta se torna uma terra deserta e sem lei. Os remanescentes, desordeiros motorizados viajam sem controle em uma terra árida, buscando o mais escasso bem, a gasolina. Quem a possui tem o controle dessa terra devastada. Esta é a sociedade do futuro e em meio disso vaga Max Rockatansky (Mel Gibson) um homem sem rumo, remoendo as dores do seu passado após perder sua família que foram caçados e mortos por uma quadrilha de motoqueiros e o parceiro de polícia que foi queimado vivo, ambos por uma quadrilha de motoqueiros. Max segue por essa terra em seu potente Ford Falcon V8, um carro patrulha velho e envenenado, mais potente, percorrendo as estradas indiferente ao perigo em uma interminável busca por vingança.

Max ao lado de seu parceiro Capitão Gyro (Bruce Spence) tem que proteger a última refinaria de petróleo que está preste a ser saqueada por um bando comandados pelo seu líder O Humungus (Kjell Nilsson). Esse bando quer todo o combustível produzido por essa refinaria e em troca eles deixariam as pessoas que ali moram vivas. Será que ele conseguirá?! Quem assistir verá !!! 

Elenco

Mel Gibson as Max Rockatansky
Bruce Spence as Capitão Gyro
Michael Preston as Pappagallo
Max Phipps as Toadie
Vernon Wells as Wez
Kjell Nilsson as Humungus
Emil Minty as Garoto-Fera
Virginia Hey as Guerreira
William Zappa as Zetta
Arkie Whiteley as Capitã Garota
Steve J. Spears as Mecânico
Syd Heylen as Curmudgeon
Moira Claux as Rebecca
David Downer as Nathan
David Slingsby as Homem Quieto
Kristoffer Greaves as Mecânico Assistente
Max Fairchild as Broken Victim 
Tyler Coppin as Defiant Victim 
Jerry O'Sullivan as Jimmy Brown, Garoto de Ouro
Tony Deary as Grinning Mohawker
Kathleen McKay as Victim 
Guy Norris as Bearclaw Mohawk
Anne Jone as Amante na Tenda
James McCardell as Amante na Tenda 

Indicações e Prêmios

Australian Film Institute 1982
Melhor Edição - Vencedor
Melhor Som - Vencedor
Melhor Figurino - Vencedor
Melhor Direção (George Miller) - Vencedor
Melhor Design de Produção - Vencedor
Melhor Fotografia - Indicado
Melhor Trilha Sonora (Brian May) - Indicado

Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz 1982
Grande Prêmio (Melhor Filme) - Vencedor

Los Angeles Film Critics Association 1982
Melhor Filme Estrangeiro - Vencedor

Saturn Awards 1982
Melhor Direção (George Miller) - Indicado
Melhor Ator (Mel Gibson) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante (Bruce Spence) - Indicado
Melhor Roteiro (George Miller, Terry Hayes e Brian Hannant) - Indicado

Saturn Awards 1983
Melhor Filme Internacional - Vencedor

Prêmio Hugo 1983
Melhor Apresentação Dramática - Indicado

Ficha Técnica

Título no Brasil: Mad Max 2 - A Caçada Continua
Título Original: The Road Warrior
País de Origem: Austrália  
País de Produção: Austrália
Gênero: Ação / Ficção 
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Cor: Color
Áudio: Inglês Original Australiano, Inglês e Português 2.0
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

Estúdio: Kennedy Miller
Distribuição: Warner Bros. 
Direção: George Miller 
Roteiro: George Miller, 
Terry Hayes e Brian Hannant 
Edição: Michael Balson, David Stiven e Tim Wellburn
História: George Miller e Byron Kennedy
Direção de Arte: Graham Grace Walker 
Direção de Fotografia: Dean Semler 

Desenho de Produção: Patrick Clayton 
Decoração de Cenário: Byron Kennedy 
Elenco: Byron Kennedy 
Figurino: Norma Moriceau    
Maquiagem: Lesley Vanderwalt 
Música Original: Brian May  
Efeitos Sonoros: David Watts 
Efeitos Especiais: Jeff Clifford
Efeitos Visuais: Roger Cowland
Produção: Byron Kennedy   

Co-Produção: Byron Kennedy
Produção Executiva: 
Byron Kennedy  

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Mad Max

© IMDb

Filme com roteiro que envolve muita ação e perseguições fantásticas pelas rodovias australianas. Mel Gibson já dava mostras, nesta época, de que seria um nome a brilhar na constelação do cinema nesta primeira aparição na trilogia de Mad Max, de George Miller.

Além de ser o ator principal, dirigiu algumas cenas do filme, e já demonstrava todo o seu talento também na direção. Nota 7 (0 a 10)

Sinopse

Em um futuro não muito distante e pós apocalíptico, a Lei e Ordem da Austrália começam a ruir. Um membro de uma gangue de motociclistas Crawford "Nightrider" Montizano escapa de sua custódia policial roubando um Especial de Perseguição (Holden Monaro). Embora inicialmente ele consiga escapar de seus perseguidores novatos, o melhor em perseguição, é o patrulheiro da Polícia Central, Max Rockatansky (Mel Gibson), um policial sem medo, em seu uniforme de couro envolve uma perseguição em altíssima velocidade, que resulta na morte de Nightrider e sua acompanhante em um violento acidente.

A gangue de motociclistas sádicos chamada de Nightrider, liderados por Toecutter (Hugh Keays-Byrne) e Bubba Zanetti (Geoff Parry) chega em uma cidade vandalizando propriedades, roubando combustível e aterrorizando a população. Max e o oficial Jim "Goose" (Steve Bisley) prendem um jovem protegido de Nightrider Johnny "The Boy" Boyle (Tim Burns), quando Johnny, muito drogado e incapaz de pilotar sua moto, fica para trás após a gangue violentar um jovem casal. Quando não aparece testemunhas para seu julgamento, os tribunais arquivam seu caso e Johnny é liberado. Um furioso Goose ataca Johnny e ambos são contidos por outros policiais e trocam juras de vingança entre si. Depois que seu advogado arrasta Johnny para longe, o capitão Fred "Fifi" McPhee (Roger Ward) diz a seus oficiais que façam o que for preciso para pegar as gangues, mas tudo dentro da legalidade.

Pouco tempo depois Johnny sabota a motocicleta de Goose, que trava em alta velocidade e joga Goose pra fora da estrada. Goose escapa ileso mas sua moto fica bastante danificada. Ele pega uma camionete emprestada para levar sua motocicleta de volta. No entanto Johnny e Toecutter estão esperando Goose em uma emboscada. Johnny lança um tambor de freio no pára-brisas do carro em que Goose está o fazendo sair da estrada e capotar. Toecutter instrui Johnny a jogar um fósforo aceso na gasolina que vaza do carro onde Goose está preso. Johnny inicialmente recusa e Toecutter verbalmente e fisicamente insiste e Johnny joga o fósforo aceso nos destroços do carro, que irrompe em chamas.

Goose é gravemente queimado. Depois de ver seu corpo queimado no hospital, Max se desilude com a Força Policial. Preocupado com que pode acontecer a ele se continuar trabalhando para a MFP - e que ele está desfrutando da insanidade - Max diz a seu Capitão Fifi que está renunciando à MFP. Fifi, no entanto, o convence a tirar férias antes de tomar sua decisão final.

Enquanto no litoral, a esposa de Max, Jessie (Joanne Samuel) e seu filho pequeno fogem da gangue de Toecutter, que tentou estuprá-la. Ela foge, mas a gangue encontra- os em uma fazenda remota onde ela e Max estão hospedados. Eles atropelam Jessie e seu filho quando eles tentam escapar deixando seus corpos esmagados no meio da estrada. Max chega tarde demais para salvá-los.

Enfurecido, Max veste seu uniforme policial de couro e pega um carro especial preto Ford Falcon XB para perseguir a gangue. Depois de torturar um mecânico para obter informações, Max persegue metodicamente os membros da gangue. Ele força alguns a saltarem de uma ponte em alta velocidade, atira em Bubba Zanetti a curta distância com sua espingarda e induz Toecutter a bater violentamente sua moto em um caminhão. Max finalmente encontra Johnny e o que acontecerá?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Mel Gibson as Max Rocktansky, Patrulheiro da Polícia Central
Joanne Samuel as Jessie Rockatansky
David Bracks as Mudguts
Steve Bisley as Jim Goose, Patrulheiro da Polícia Central
Tim Burns as Johnny, o Garoto
Mathew Constantine as Toddler
Roger Ward as Fifi Macaffee, Capitão
Lisa Aldenhoven as Enfermeira
Bertrand Cadart as Clunk

David Bracks as Mudguts
David Cameron as Barry, Mecânico da Polícia Central
Robina Chaffey as Artista do Cabaret Sugartown
Reg Evans as Mestre da Estação

Howard Eynon as Diabando
Max Fairchild as Brenno
John Farndale as Grinner
Stephen Clark as Sarse, Patrulheiro da Polícia Central
Jerry Day as Ziggy, Comissário
Hugh Keays-Byrne as Toecutter
Geoff Parry as Bubba Zanetti

Sheila Florance as May Swaisey
Nic Gazzana as Starbuck
Hunter Gibb as Lair
Vincent Gil as Nightrider 
Andrew Gilmore as Silvertongue 
Jonathan Hardy as Labatouche 
Brendan Heath as Sprog
Paul Johnstone as Cundalini
Nick Lathouris as Rato Grease
John Ley as Charlie
Steve Millichamp as Roop
Phil Motherwell as Doutor Junior
George Novak as Scuttle
Lulu Pinkus as Garota de Nightrider's
Billy Tisdall as Midge
Gil Tucker as Observador das Pessoas
Kim Sullivan as Garota no Chevy

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 350 mil dólares e arrecadou US$ 8,77 milhões de dólares.

- Ainda antes do início das filmagens era intenção dos produtores que o intérprete de Max Rockatansky fosse um ator com aspecto bruto e desconcertado. Um dia antes do teste para o filme Mel Gibson cortou o rosto em uma briga de bar, o que acabou ajudando-o a conseguir a personagem.

- Aproximadamente 20% das cenas inicialmente previstas no roteiro não chegaram a ser rodadas, devido a dificuldades com o orçamento do filme. A van que é destruída logo no início de Mad Max pertencia ao diretor George Miller, que a utilizou em cena devido ao apertado orçamento que o filme possuía. Até 1998 Mad Max estava no Guinness Book como o filme de maior retorno/custo na história do cinema. Isto porque o filme custará US$ 400 mil aos seus produtores e arrecadou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias de todo o planeta.

- A voz do ator Mel Gibson em Mad Max foi dublada na versão exibida nos cinemas americanos. Tal decisão foi tomada pelos produtores após assistirem o filme e considerarem que o público norte-americano teria dificuldades em compreender o sotaque australiano que Gibson tinha na época.

- É considerado um dos melhores filmes de 1979.

- Vários carros utilizados no filme eram antigas viaturas da polícia australiana.Outros foram repintados várias vezes para serem usados em cenas diferentes.

- Uma das cenas do primeiro filme de Jogos Mortais é baseada na cena final em que Max Rockatansky algema o personagem "Johnny the boy" e dá um serrote para cortar a perna e se livrar das algemas (Que eram muito resistentes) antes que a gasolina exploda.


Indicações e Prêmios

Australian Film Institute 1979
Melhor Edição - Vencedor
Melhor Som - Vencedor
Melhor Trilha Sonora (Brian May) - Vencedor
Melhor Filme - Indicado
Melhor Diretor (George Miller) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Keays-Byrne) - Indicado
Melhor Roteiro Original (James McCausland, George Miller) - Indicado

Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz 1980

Prêmio Especial do Júri - Vencedor

Ficha Técnica

Título no Brasil: Mad Max
Título Original: Mad Max
País de Origem: Austrália  
País de Produção: Austrália
Gênero: Ação / Ficção 
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 1979
Cor: Color
Áudio: Inglês Original Australiano, Inglês e Português 2.0
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

Estúdio: Warner Bros. Pictures e Village Roadshow Pictures 
Distribuição: Warner Bros.  
Direção: George Miller 
Roteiro: James McCausland e George Miller

Edição: Cliff Hayes e Tony Paterson 
História: George Miller e Byron Kennedy
Direção de Arte: Jon Dowding 
Direção de Fotografia: David Eggby  

Desenho de Produção: No
Decoração de Cenário: No
Elenco: Bill Miller
Figurino: Clare Griffin 
Maquiagem: Vivien Mepham     
Música Original: Brian May  
Efeitos Sonoros: Ned Dawson 
Efeitos Especiais: Chris Murray
Efeitos Visuais: Roger Cowland
Produção: Byron Kennedy  

Co-Produção: Bill Miller
Produção Executiva: Bill Miller