Filme com roteiro baseado em fatos reais, repleto de ação, empolgante com suspense em que se você acredita, tudo pode acontecer! Uma história inspiradora por trás de um dos maiores momentos no mundo dos esportes, e ainda, em dos maiores eventos dos esportes que são os Jogos Olímpicos de Inverno.
Em 2006, o filme foi nomeado entre os melhores nos 100 anos da American Film Institute. E, em 2008, a AFI nomeou-o para sua lista dos 10 melhores filmes esportivos.
Uma vitória triunfante e emocionante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980 que ficou conhecido como o Milagre no Gelo. Uma grande interpretação de Kurt Russell no papel de treinador de hóquei. Nota 7 (0 a 10)
Sinopse
O treinador americano de hóquei no gelo da Universidade de Minnesota, Herb Brooks (Kurt Russell), determinado a realizar seu sonho - derrotar o imbatível time de hóquei da União Soviética. Ele é entrevistado pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos para iniciar o trabalho como treinador da equipe nacional, discutindo sua filosofia sobre como vencer a equipe soviética, pedindo mudanças no cronograma e na estratégia.
Brooks encontra seu assistente técnico Craig Patrick (Noah Emmerich) nos testes em Colorado Springs. Brooks seleciona uma lista preliminar de 26 jogadores, indiferente às preferências dos altos oficiais de hóquei do USOC. Ele convence Walter Bush (Sean McCann), diretor executivo do comitê e gerente geral da equipe olímpica de Hóquei dos EUA, de que ele tem seus melhores interesses no coração.
Durante a prática inicial, os ânimos se agitam quando o atacante Rob McClanahan (Nathan West) e o defensor Jack O'Callahan (Michael Mantenuto) entram em uma briga baseada na rivalidade da faculdade. Brooks diz sem rodeios aos jogadores que eles devem deixar de lado as antigas rivalidades e começar a se tornar um time. Ele então pede a cada um que se apresente aos outros jogadores dizendo o seu nome, cidade natal e para qual time jogam.
Como as treinos continuam, Brooks usa métodos pouco ortodoxos para reduzir a lista para 20 jogadores. Começando com esse seleto time de 20 garotos. Ele treina-os para jogar como nunca havia jogado, e os tranforma em um time capaz de realizar o impossível. Os próprios jogadores se preocupam em ser cortados a qualquer momento, sabendo que o próprio Brooks foi o último jogador do time de hóquei olímpico de 1960 que ganhou a medalha de ouro, para que ele faça de tudo para ganhar.
Durante um jogo de exibição contra a Noruega em Oslo, que termina em um empate em 3 a 3, Brooks percebe que os jogadores estão distraídos e não estão jogando o seu potencial. Após o jogo, ele os ordena de volta ao gelo para andar de skate em "Herbies", o que eles fazem por um longo período de tempo, mesmo depois que o gerente da pista desliga a energia. Exausto, o atacante e capitão, Mike Eruzione (Patrick O'Brien Demsey) se apresenta da mesma maneira desde o treino inicial e grita que joga pelos Estados Unidos. Obtendo a resposta que ele queria o tempo todo, Brooks finalmente diz aos jogadores que eles terminaram.
Eventualmente, a equipe se reúne, com os jogadores pensando em si mesmos como uma família representando os Estados Unidos. A equipe analisa os soviéticos em um jogo de exibição no Madison Square Garden. Os soviéticos lidam com o jovem time americano, vencendo por 10 a 3. Durante o jogo, O'Callahan sofre uma lesão que poderia mantê-lo fora de toda a Olimpíada, e o goleiro titular Jim Craig (Eddie Cahill) é informado de que pode perder a posição para o atacante que poderia jogar como goleiro, Steve Janaszak (Sam Skoryna). Craig acaba mantendo como goleiro inicial quando o treinador o leva a perceber que ele não está dando o seu melhor.
Quando os Jogos Olímpicos de Inverno de 1980 começam, os americanos perdem a Suécia por 2 a 1 no primeiro jogo. Brooks troca a equipe durante o intervalo, acusando McClanahan, machucado, de desistir. McClanahan acaba jogando apesar da lesão, o que inspira a equipe e o defensor Bill Baker (Nick Postle) marca um gol com menos de um minuto restante no terceiro período para um empate dramático por 2 a 2.
Em seguida, eles conseguem uma vitória por 7 a 3 sobre a Tchecoslováquia, que é muito favorecida. Enquanto as Olimpíadas continuam, a equipe derrota a Noruega, a Romênia e a Alemanha Ocidental para ganhar uma vaga na rodada de medalhas. Os americanos são considerados oprimidos esmagadores para os soviéticos no primeiro jogo da rodada de medalhas. O jogo começa e os soviéticos marcam o primeiro gol. Então O'Callahan, tendo curado o suficiente de sua lesão, entra no jogo pela primeira vez. Ele causa um impacto imediato ao checar fortemente Vladimir Krutov em uma jogada que leva a um gol do atacante Buzz Schneider (Billy Schneider). Os soviéticos marcam novamente para retomar a liderança, mas nos segundos finais o goleiro soviético Vladislav Tretiak interrompe um chute do defensor e atacante Dave Christian (Stephen Kovalcik), mas o atacante Mark Johnson (Eric Peter-Kaiser) recebe o rebote e marca com menos de um segundo no período.
Durante o primeiro intervalo, o treinador soviético substitui Tretiak pelo reserva Vladimir Myshkin. No segundo período, os soviéticos marcam um gol para subir de 3 a 2. No início do período final, a equipe soviética é punida, dando vantagem aos americanos. Johnson marca seu segundo gol no jogo quando a penalidade está prestes a expirar. Mais tarde, Eruzione os coloca à frente por 4 a 3, com 10 minutos restantes. Será que os EUA conseguiram vencer a favoritíssima Rússia e ganhar a medalha de ouro olímpica no jogo seguinte contra a Finlândia?! Quem assistir verá !!!
Elenco
Kurt Russell as Herb Brooks
Patricia Clarkson as Patti Brooks, esposa
Noah Emmerich as Craig Patrick
Sean McCann as Walter Bush
Kenneth Welsh as Doc Nagobads, médico da equipe olímpica dos EUA e amigo de Brooks
Eddie Cahill as Jim Craig
Patrick O'Brien Demsey as Mike Eruzione
Michael Mantenuto as Jack O'Callahan
Nathan West as Rob McClanahan
Kenneth Mitchell as Ralph Cox, atacante dos EUA eliminado nos testes
Eric Peter-Kaiser as Mark Johnson
Bobby Hanson as Dave Sillk, atacante dos EUA
Joseph Cure as Mike Ramsey, defensor e jogador mais jovem da equipe dos EUA
Billy Schneider as Buzz Schneider, atacante parte da linha Conehead
Nate Miller as John Harrington, atacante dos EUA e parte da linha Conehead
Chris Koch as Mark Pavelich, atacante dos EUA e parte da linha Conehead
Kris Wilson as Phil Verchota, atacante dos EUA
Stephen Kovalcik as Dave Christian
Sam Skoryna as Steve Janaszak
Pete Duffy as Bob Suter, defensor dos EUA
Nick Postle as Bill Baker, defensor dos EUA
Casey Burnette as Ken Morrow, defensor dos EUA
Scott Johnson as Steve Christoff, atacante dos EUA
Trevor Alto as Neal Broten, atacante dos EUA
Robbie MacGregor as Eric Strobel, atacante dos EUA
Joe Hemsworth as Mark Wells, atacante dos EUA
Zinaid Memišević as Viktor Tikhonov, treinador do time de hóquei soviético
Adam Knight as Tim Harrer, atacante dos EUA que foi cortado
Curiosidades
- O orçamento foi de US$ 28 milhões de dólares e arrecadou US$ 64,4 milhões.
- Jim Craig, goleiro inicial da equipe dos EUA. Reproduz cada minuto de cada jogo.
- Mike Eruzione, atacante e capitão d a equipe dos EUA. Marca o gol contra os soviéticos.
- Jack O'Callahan, defensor da equipe dos EUA. Fere o joelho em um jogo de exibição, mas retorna contra os soviéticos e faz um chute chave que leva a um gol dos EUA.
- Rob McClanahan, atacante dos EUA. Briga com O'Callahan no primeiro treino.
- Ralph Cox, último jogador eliminado do time durante os testes, porque o treinador Brooks podia levar apenas vinte jogadores para os Jogos.
- Mark Johnson, atacante dos EUA. Marcou dois dos 4 gols na vitória sobre os soviéticos. Conhecido como o jogador mais habilidoso da equipe. Era o MVP da equipe.
- Dave Sillk, atacante dos EUA que recebe uma cueca de seda dos companheiros de time no Natal.
- Buzz Schneider, atacante dos EUA, parte da linha Conehead, é o pai de ator Billy Schneider que interpreta ele no filme.
- Mark Pavelich, atacante dos EUA e parte da linha Conehead. Auxilia Baker no gol de empate contra a Suécia e Eruzione no gol do jogo contra os soviéticos.
- Dave Christian, atacante e defensor dos EUA. Atira o disco para o gol do goleiro Tretiak com pouco tempo de jogo durante o primeiro período contra os soviéticos, que defende e Johnson marca na recuperação.
- Steve Janaszak, atacante dos EUA que esperava-se que seria o principal goleador dos EUA depois de vencer um campeonato nacional em 1979 e levar para casa o MVP do torneio. Mas é colocado atrás do goleiro Craig e nunca jogou durante as Olimpíadas.
- Bill Baker, defensor dos EUA que marca o gol de empate contra a Suécia no jogo de abertura das Olimpíadas.
- Tim Harrer, atacante dos EUA que chegou atrasado para disputar os Jogos e foi cortado.
Indicações e Prêmios
AARP Movies for Grownups Awards 2005
Melhor Filme Intergeneracional (Gavin O'Connor) - Vencedor
Melhor Ator (Kurt Russell) - Indicado
Broadcast Film Critics Association Awards 2005
Melhor Filme de Família (Gavin O'Connor) - Indicado
ESPY Awards 2004Melhor Filme de Sports (Gavin O'Connor) - Vencedor
Golden Trailer 2004
Melhor Animação/Família (Gavin O'Connor) - Indicado
The Stinkers Bad Movie Awards 2004
Pior Sotaque Falso Masculino (Kurt Russell) - Indicado
Trilha Sonora (Cantor (a))
"Mr. Boogie"
"You Can Suit Yourself" - Bobby Charles
"Time and Time Again"
"Don't Fear the Reaper" - Blue Öyster Cult
"Musta Got Lost" - The J. Geils Band
"Thunder Island" - Jay Ferguson
"Rockford Files Theme" - Mike Post
"Universal Logo"
"Nightly News Theme '82"
"White Christmas" - Louis Armstrong
"Rockin' Around the Christmas Tree" - Brenda Lee
"Bugler's Dream" - John Williams and The Boston Pops Orchestra
"Star-Spangled Banner" - Lauren Hart
"Dream On" - Aerosmith
"Brandenburg Concerto No. 4 in G, 1st movement – Allegro" - The Royal Philharmonic Orchestra
Ficha Técnica
Título no Brasil: Desafio no Gelo
Título Original: Miracle
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA
Gênero: Documentário Esportivo / Ação / Drama
Tempo de Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Walt Disney Pictures, Pop Pop Productions, Det. Productions e Mayhem Pictures
Distribuição: Buena Vista Pictures
Direção: Gavin O'Connor
Roteiro: Eric Guggenheim
Edição: John Gilroy e Daric Loo
História: Eric Guggenheim 'Miracle'
Direção de Arte: Ross Dempster e Martina Javorova
Direção de Fotografia: Dan Stoloff
Desenho de Produção: John Willett
Decoração de Cenário: Mary-Lou Storey
Elenco: Sarah Finn e Randi Hiller
Figurino: Tom Bronson
Maquiagem: Monica Huppert
Música Original: Mark Isham
Efeitos Sonoros: Elliott Koretz
Efeitos Especiais: Alex Burdett
Efeitos Visuais: Benoit Girard
Produção: Mark Clardi e Gordon Gray
Co-Produção: Greg O'Connor
Produção Executiva: Justis Greene e Ross Greenburg