segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Guerra Entre Planetas

© IMDb

Filme com roteiro baseado na história de Raymond F. Jones. Mesmo o roteiro não ficando tão bom, vamos levar em conta que o ano é 1955 e não poderia se esperar muito de um filme no quesito efeitos especiais naquela época (mesmo eles alardeando que levou dois anos e meio para ficar pronto).

Foi filmado em Technicolor o que dá um tremendo charme para o filme de época, uma estética camp, nas vestimentas prateadas, nos computadores gigantes com luzes que piscam, toda uma parafernália visual geométrica, discos voadores redondos, nos cenários de papel alumínio, dos fundos pintados a mão, alegoria da invasão comunista e o medo nuclear, e uma criatura alienígena simplesmente tosca, com uma roupa de borracha, pele verde, olhos esbugalhados e cérebro gigante à mostra. 

Serviu como fonte de inspiração estética para o cinema fantástico, baseado em filmes de ficção científica futurista. Nota 4 (0 a 10)

Sinopse

O planeta Metaluna está em uma ferrenha guerra contra o planeta Zagon, que vive bombardeando o planeta rival com naves espaciais que lançam meteoros ???!!!. A única forma de Metaluna se defender é através de um campo de força iônico que aos poucos está sendo destruído pela fúria dos ataques. Resta aos sobreviventes descobrir uma fonte de energia alternativa para conseguir manter o escudo funcionando, e é claro, que estamos falando de energia nuclear, a qual nós, reles terráqueos, sabemos manipular tão bem. Para isso, o líder de Metaluna, conhecido com O Monitor (Douglas Spencer), envia um grupo de cientistas para a Terra, chefiados por Exeter (Jeff Morrow), um alienígena com aparência humana, mas com uma testa enorme, pele bronzeada e cabelos platinados, para recrutar as mentes mais brilhantes do planeta a fim de trabalhar em pesquisas com energia nuclear.

O cientista, engenheiro eletrônico e piloto Dr. Cal Meacham (Rex Reason) o típico canastrão, petulante, mulherengo e cheio de pose dos anos 50, autoridade na área de energia nuclear é convidado a se juntar a esse seleto grupo de cientistas, junto com a Dr. Ruth Adams (Faith Domergue). Aos poucos, Cal desconfia de Exeter e de seu comparsa Brack (de aparência quase idêntica) e de seu estranho confinamento e tenta uma fuga do local. Após a perseguição, ao tentarem escapar de avião, o casal de cientistas é raptado através de um raio trator que os leva para o interior da nave alienígena, onde são involuntariamente levados até Metaluna, só para serem testemunhas da iminente aniquilação do planeta.

Só que o sabichão do Monitor queria na verdade transferir o planeta para nossa amada Terra. Enquanto Exeter acreditava em uma convivência pacífica entre os dois povos, Monitor queria mesmo era controlar nossa mente e nos tirar o livre arbítrio. E aí o paralelo com o medo comunista grita alto, assim como todos os problemas relacionados à Guerra Fria e a corrida armamentista entre os americanos e soviéticos, principalmente no que se diz respeito a estudos e controle da energia atômica, que poderiam ser usadas para fins bélicos.

Durante a fuga desesperada de Metaluna, aparece uma criatura mutante que serve para trabalhos braçais no planeta, um alienígena verde com o cérebro gigante e olhos esbugalhados. Pronto, o monstro extraterrestre com sua roupa de borracha, mesmo com pouco tempo em cena, mas já é o suficiente para ele ficar eternizado como uma das mais significantes criaturas alienígenas da história do cinema de ficção científica. 

Será que o Dr. Cal e a Dra. Ruth conseguiram sair do planeta Metaluna antes de ele explodir e o que acontecerá com Exeter e a nave?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Jeff Morrow as Exeter
Faith Domergue as Dra. Ruth Adams
Rex Reason as Dr. Cal Meacham 
Lance Fuller as Brack 
Russell Johnson as Dr. Steve Carlson
Douglas Spencer as O Monitor
Robert Nichols as Joe Wilson
Kart Ludwig Lindt as Dr. Adolph Engelborg 
Jack Byron as Fotógrafo
Spencer Chan as Dr. Hu Ling Tang
Richard Deacon as Piloto
Coleman Francis as Entregador 
Marc Hamilton as Habitante de Metaluna 
Edward Hearn as Repórter
Edward Ingram as Fotógrafo
Charlotte Lander as Mulher de Metaluna responsável pelo Descompressor 
Orangey as Gato Neutron 
Regis Parton as Mutante
Manuel Paris as Convidado do Jantar
Olan Soule as Repórter
Les Spears as Repórter
Lizalotta Valesca as Dra. Marie Pitchner
Robert E. Williams as Webb

Ficha Técnica

Título no Brasil: Guerra Entre Planetas
Título Original: This Island Earth 
País de Origem: EUA 
País de Produção: EUA  
Gênero: Ficção Científica / Terror  
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento: 1955
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Universal International Picture  
Distribuição: Universal Pictures 
Direção: Joseph M. Newman
Roteiro: Franklin Coen e Edward G. O'Callaghan    
Edição: Virgil W. Vogel 
História: Raymond F. Jones
Direção de Arte: Alexander Golitzen e Richard H. Riedel  
Direção de Fotografia: Clifford Stine 
Desenho de Produção: No  
Decoração de Cenário: Russell A. Gausman e Julia Heron 
Elenco: No    
Figurino: Rosemay Odell
Maquiagem: Bud Westmore 
Música Original: Henry Mancini, Hans J. Salter e Herman Stein     
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey e Robert Pritchard 
Efeitos Especiais: Cleo E. Baker
Efeitos Visuais: Roswell A. Hoffmann
Produção: William Alland  

Co-Produção: No
Produção Executiva: Sergei Petschnikoff

sábado, 6 de maio de 2017

U-571 - A Batalha do Atlântico

© IMDb 

Para quem gosta de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, esse filme retrata bem uma dos milhares episódios sobre a guerra. Esse filme é sobre um submarino alemão u-571 avariado no Atlântico Norte que contêm uma preciosidade muito importante para os americanos. O filme tem muita ação, tenso, mas também emocionante. Nota 7 (0 a 10)

Sinopse

O roteiro conta a história do submarino alemão U-571 que sofre um ataque de um destróier dos Aliados no Atlântico Norte. Devido a isso, o capitão 
Wassner (Thomas Kretschmann), pede ajuda a outro submarino alemão, só que essa comunicação interceptada pelos Aliados.

E numa missão secreta, o submarino americano S-33, liderado pelo tenente-comandante Dahlgren (Bill Paxton), terá que se passar por um submarino alemão se infiltrar nesse U-571 e capturar uma máquina alemã de criptografia chamada Enigma, que está a bordo desse submarino avariado.

Essa máquina de criptografia sofisticada a bordo foi desarmada durante a Segunda Guerra Mundial em uma batalha no mar e por isso que a Marinha americana liderada por Dahlgren e também pelo tenente Tyler (Matthew McConaughey), juntamente com os oficiais, um grupo de resgate da Inteligência Naval liderados pelo Major Coonan (David Keith) e os marinheiros a bordo para recuperá-la para um estudo.   
Dahlgren e Tyler não tiveram uma discussão pois Dahlgren não aprovou Tyler como tenente responsável total para liderar uma embarcação. Na tripulação está o marinheiro americano que entende alemão chamado Wentz (Jack Noseworthy), que além de marinheiro, é telegrafista será de fundamental importância para ouvir as comunicações dos alemães durante os ataques ao submarino U-571. 

Já a bordo do navio alemão, o disfarce dos americanos é logo descoberto. Eles fazem a tripulação alemã refém e preparam explosivos para destruir o navio alemão U-571 antes dos nazistas enviarem um apoio naval. Só que nesse meio tempo, o submarino americano é atacado  por um submarino alemão que veio para socorrer o U-571 e proteger a máquina.

Desta forma os tripulantes americanos que estavam a bordo do U-571 tiveram que permanecer nele e seguir para a costa inglesa. Mas no caminho encontram um destróier alemão, que tem sua estação de rádio explodida pelos americanos.  A única forma é o U-571 mergulhar para não ser destruído pela artilharia pesada do destróier. 

Depois do U-571 mergulhar, o destróier começa a lançar cargas explosivas para danificar o submarino. Só tinha uma forma para essas cargas não atingirem o U-571 e Tyler, agora responsável e comandante da tripulação. Ele teve a ideia com a aprovação do Chefe Klough (Harvey Keitel) de que teria que descer a 200 metros de profundidade, com o risco de a pressão ser tão grande que danificaria o caso do submarino. 

Essa era a única chance de U-boat tentar armar um esquema para destruir o destróier alemão e salvar a tripulação americana. Será que deu certo essa ideia e o que acontecerá com a tripulação americana e o próprio U-571?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Matthew McConaughey as Andrew Tyler
Harvey Keitel as Henry Klough "Chefe"
Bill Paxton as Mike Dahlgren
Jon Bon Jovi as Pete Emmet, Tenente
Jake Weber as Hirsch, Tenente
David Keith as Matthew Coonan, Major da Inteligência Naval
Terrence C. Carson as Eddie Carson, Steward
Jack Noseworthy as Bill Wentz
Thomas 'Tom' Guiry as Ted 'Trigger' Fitzgerald, Marinheiro
Thomas Kretschmann as Gunther Wassner, Tenente-Capitão do submarino alemão
Matthew Settle as Keith Larson, Ens.
Erik Palladino as Anthony Mazzola, Marinheiro
Dave Power as Charles 'Tank' Clemens, Marinheiro
Will Estes as Ronaldo 'Rabbit' Parker, Marinheiro
Derk Cheetwood as Herb Griggs, Marinheiro  
Robin Askwith as Marinheiro Britânico 
Dina de Laurentis as Louise Dahlgren 
Rebecca Tilney as Senhora Dahlgren 
Erich Redman as Alemão Bosun
Arnd Klawitter as Operador Alemão do Hydrophone
Kai Maurer as Alemão Planesman 
Burnell Tucker as Duke, General 
Olivier Stokowski as Chefe Alemão 
Martin Glade as Gunner Officer 
Peter Stark as German Lookout 

Indicações e Prêmios

Oscar 2000
Melhor Edição de Som - Vencedor

Curiosidades



- O orçamento foi de US$ 62 milhões de dólares e arrecadou US$ 77 milhões.

- Na vida real, entretanto o U-571 foi afundado por um avião aliado em 28 de janeiro de 1944. O enredo do filme é baseado na história de outro submarino, o U-110, que foi capturado pelos ingleses em 9 de maio de 1941, o que permitiu aos ingleses terem acesso ao Enigma, máquina de criptografia alemã.

- O filme foi gravado no mar Mediterrâneo com apoio da Marinha Italiana.
Ficha Técnica

Título no Brasil:  U-571 - A Batalha do Atlântico
Título Original:  U-571 
País de Origem: EUA / França
País de Produção: Itália  
Gênero: Ação / Drama  
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento: 2000
Cor: Color
Áudio: Inglês e Alemão (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português, Espanhol, Inglês e Chinês
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Universal Pictures, Canal Plus Image International e Dino De Laurentis Company
Distribuição: Universal Pictures / Studio Canal
Direção: Jonathan Mostow
Roteiro: Jonathan Mostow, Sam Montgomery e David Ayer   
Edição: Wayne Wahrman  
História: Jonathan Mostow
Direção de Arte: Maria-Teresa Barbasso, Marco Trentini e Robert Woodruff 
Direção de Fotografia: Oliver Wood 
Desenho de Produção: William Ladd Skinner e Götz Weidner 
Decoração de Cenário: Robert Gould e Cynthia Sleiter 
Elenco: Carol Lewis
Figurino: April Ferry 
Maquiagem: Luigi Rocchetti 
Música Original: Richard Marvin 
Efeitos Sonoros: Charles Maynes 
Efeitos Especiais: Marc Banich
Efeitos Visuais: David Dwiggins
Produção: Dino De Laurentis e Martha De Laurentis 

Co-Produção: Alan Collis
Produção Executiva: Hal Lieberman

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Em Meus Sonhos

© Sony Pictures Home

Filme com roteiro que enfatiza o romance quando duas pessoas solteiras estão frustrados com a sua sorte e estão a procura de um grande relacionamento. O filme mostra o que as pessoas são capazes de enfrentar obstáculos na vida profissional, afetiva e social. A realização é apenas uma questão de fé e acreditar. 

Os personagens principais são bastante agradáveis e apresentam um toque de humor bastante contagiante. Nota 5 (0 a 10)

Sinopse

Nathalie e Nick estão frustrados com a sua sorte em romance. Em um passeio no parque, Nick Smith (Mike Vogel) e sua mãe estão conversando sobre ele casar. Depois de passar por uma fonte, ele lança uma moeda para ter sorte no amor. 

Do outro lado da fonte, Natalie Russo (Katharine McPhee) e sua amiga Sharla (Jessalyn Wanlim) estão conversando, quando ela também joga a moeda, ao mesmo tempo que Nick, mesmo sem eles se conhecerem. As duas moedas ficam juntas no fundo da fonte. 

Durante à noite, quando ambos vão dormir, começam a sonhar um com o outro em diferentes lugares, conversam sobre tudo que gosta. Eles se tocam e programam para sonharem uns aos outros como amantes, sete vezes, ansiando por encontros reais, mas duvidando se o parceiro dos sonhos existe mesmo. De acordo com a fonte mitológica, eles só têm uma semana para transformar esses sonhos em realidade. 

Nick é um arquiteto talentoso empregado por um pateta pouco apreciador do seus trabalhos, mas que sonhar em ter um escritório junto com seu amigo e colega de trabalho, Joe Yablonski (Joe Massingill) parecê-lo. 

Natalie Russo, administra o restaurante italiano de sua mãe, que se recupera graças ao chefe italiano Mario (Antonio Cupo), que tem uma queda não correspondida por Natalie. Na última noite, cada um encontra o rastro do outro, mas tem uma prioridade profissional premente enquanto eles parecem apenas se cruzar enquanto a janela mágica do tempo se esgota. Será que ambos conseguiram se encontrar na vida real?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Katharine McPhee as Natalie Russo
Mike Vogel as Nick Smith
JoBeth Williams as Charlotte
Joe Massingill as Joe Yablonski
Rachel Skarsten as Jessa
Antonio Cupo as Mario
Jessalyn Wanlim as Sharla
Chiara Zanni as Lori Beth Wacker
Jessalyn Wanlim as Sharla
Chiara Zanni as Lori Beth Wacker
Eric Keenleyside as Mike
Erica Carroll as Karen
Jason Cermak as Dan
Dakota Guppy as Sarah
Lilah Fitzgerald as Hannah
Kelly-Ruth Mercier as Carol
Bill Marchant as Lance Beekman
Fulvio Cecere as George Taylor
P. Lynn Johnson as Judge, Arquiteto
Giacomo Baessato as Damien
Bill Murdoch as Rodney Sims
Matteo Stefan as Jamie
Christopper Vivanco as Garçom
Ally Kaczynski as Garçonete
Eileen Pedde as Guia turística
Serge Houde as Homem velho

Curiosidades

- Filme rodado na bela província canadense, Colúmbia Britânica em Vancouver.

Ficha Técnica

Título no Brasil: Em Meus Sonhos 
Título Original: In My Dreams 
País de Origem: EUA 
País de Produção: Canadá 
Gênero: Romance / Drama 
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 2014
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Sony Pictures TV, Hallmark Hall fo Fame Productions 
Distribuição: Sony Pictures Home Entertainment
Direção: Kenny Leon 
Roteiro: Suzette Couture    
Edição: Priscilla Nedd Friendly
História: Teena Booth e Suzette Couture
Direção de Arte: Ainsley Barteluk 
Direção de Fotografia: James Chressanthis  
Desenho de Produção: Linda Del Rosario e Richard Paris  
Decoração de Cenário: Chris Shearman  
Elenco: Nicola Anderson     
Figurino: Tish Monaghan 
Maquiagem: Sandy Cooper 
Música Original: William Ross    
Efeitos Sonoros: Stephen Grubbs
Efeitos Especiais: Robert Paller
Efeitos Visuais: Tom Turnbull
Produção: David A. Rosemont 

Co-Produção: Cameron Johann, Shawn McClaren e Pam Fitzgerald
Produção Executiva: Brent Shields