© RAI
Filme com roteiro que acompanha a trajetória do matemático, filósofo, teólogo, inventor e físico Blaise Pascal, dos seus 17 anos até sua morte, demonstrando a formação de seu pensamento científico e teológico, suas invenções e formulações, e sua relação com o jansenismo. Nota 6 (0 a 10)
Nesta obra menos conhecida de Rossellini, organizada de forma episódica, acompanhamos a trajetória de Blaise Pascal, dos 17 anos até sua morte precoce, mostrando seus célebres estudos de Matemática e Geometria, incluindo a criação da primeira calculadora mecânica; seus trabalhos revolucionários sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica; sua relação com o Jansenismo e a concepção de suas principais obras filosófico-religiosas, envolvendo, frequentemente, diálogos com inúmeros pensadores.
O jovem Blaise Pascal, nascido na França em 1623, é um estudioso muito habilidoso e inteligente que vive do estudo dos princípios da matemática e da mecânica já introduzidos por René Descartes, o inventor do plano cartesiano e superior. Pascal publica como seu primeiro trabalho um ensaio sobre geometria e matemática, no qual explica as cônicas que formariam uma estrela não de cinco, mas de seis pontas. No entanto, Pascal não é totalmente compreendido por seus pares, devido ao seu gênio precoce.
Com a saúde muito debilitada, Pascal passa a maior parte dos dias na cama com febre, quando se depara com um grupo de pensadores de uma nova filosofia que ajudaria seu pai após uma brusca queda: o Jansenismo, nascido de Jansênio. Blaise Pascal fica impressionado com as teorias jansenistas ao saber que eles se declaram membros de um círculo fechado ordenado por Deus que teria a tarefa de espalhar o conhecimento para o mundo, enquanto, até então, via a Igreja apenas um conforto que explorava os mais pobres e ignorantes.
Até aquele momento, Pascal havia concebido Deus como algo impalpável e superior que teria gerado o mundo, os planetas e tudo o que o homem conhece graças, também, às recentes descobertas científicas. Depois de dois anos, em 1653, Pascal teve uma visão durante uma noite em que Deus aparecia a ele e lhe dizia para divulgar suas leis e regras escritas na Bíblia. Pascal, então, analisa os princípios e principais sermões de João Batista e Isaías que anunciam a chegada de Jesus e ameaçam o Castigo Eterno para aqueles que não respeitam as leis de Deus.
Partindo da ideia de difundir o jansenismo, Pascal aproveita para refletir também sobre a alma humana e sobre a complexidade das ideias de cada um, concluindo que Descartes havia usado Deus apenas para dar origem aos seus princípios a serem tratados na mecânica. Segundo Pascal, a alma humana, junto com o seu pensamento, está sempre perturbada e dividida nos caminhos certos a seguir para chegar à Verdade. O espírito é sempre caracterizado por uma busca interior e, sobretudo, dividido pela filosofia. Pascal afirma em sua mais recente e importante obra que esse pensamento pode ser concebido tanto do ponto de vista católico quanto do científico para a busca de descobertas. Pascal morre aos 39 anos, dez anos depois de sua "conversão".
Elenco
Pierre Arditi as Blaise Pascal
Rita Forzano as Jacqueline Pascal
Giuseppe Addobbati as Étienne Pascal
Christian De Sica as Luogotenente criminale
Livio Galassi as Jacques, o criado
Bruno Cattaneo as Adrien Dechamps
Giuseppe Mannajuolo as Florin Perrier
Marco Bonetti as Artus Goufier, duque de Roannes
Teresa Ricci as Gilberte Pascal
Christian Aligny as Jean Dechamps
Bernard Rigal as Cancelliere Séguier
Melù Valente as Charlotte Roannes
Lucio Rama as Moulinet
Mario Bardelli as matemático Pierre Petit
Claude Baks as René Descartes
Anne Caprile as Michéle Martin, criada de Moulinet
Edda Soligo as Madre Superiora Angelica
Tullio Valli as Abate Marin Marsenne
Jean-Dominique de la Rochefoucauld as Padre Noel
Curiosidades
- Faz parte de um série de telefilmes histórico-didáticos realizados pelo diretor e é o segundo a tratar de um filósofo; precedido apenas por Sócrates, transmitido em 1971.
Trilha Sonora
La Chasse donné à Mazarin par les paysans - Les 4 Barbus
Ficha Técnica
Título no Brasil: Blaise Pascal
Título Original: Blaise Pascal
País de Origem: Itália/França
País de Produção: França
Gênero: Drama / Biográfico
Tempo de Duração: 129 minutos
Ano de Lançamento: 1972
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Orizzonte 2000 e RAI-ORTF
Distribuição: RAI
Direção: Roberto Rossellini
Roteiro: R. Rossellini, Luciano Scaffa, R. R., Marcela Mariani e Jean-Dominique de La R.
Edição: C
História: S
Direção de Arte: G
Direção de Fotografia: D
Desenho de Produção: G
Decoração de Cenário: J
Elenco: M Figurino: S
Maquiagem:
Música Original: Mario Nascimbene
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: Renzo Rossellini
Co-Produção: S
Produção Executiva: T