© Warner Bros.
Filme com roteiro baseado no filme japonês do personagem homônimo e um reboot da franquia Godzilla/Gojira. O filme reconta a origem do Godzilla nos dias atuais como uma força terrível da natureza. É o segundo filme sobre Godzilla feito por um estúdio estadunidense, sendo que o primeiro foi o filme de 1998 de mesmo nome.
Nas primeiras aparições originais desse clássico japonês do cinema, notamos que o Godzilla deixou de ser tratado como uma ameaça incontrolável e imbatível, para se tornar uma espécie de protetor natural do equilíbrio da natureza.
Esta nova versão de Godzilla supera a de 1998, com um elenco melhor, mas que não surpreende nas atuações, mantendo as ações demoradas para deixar a batalha final mais emocionante. Continua sendo ver a batalha de Godzilla e os sons de fundo das pessoas e coisas quebradas, muito bem feitos com os rugidos emitidos e nas coisas ao seu redor. Principalmente os vidros que não quebram.
Seu roteiro mesmo com um toque americano na história, é mantido as formas da criação do lagarto atômico, em consequências biológicas, químicas, físicas, genéticas, e podemos dizer que também por fatores sociais, econômicos e históricos, por exemplo, do ataque dos Estados Unidos a Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial.
Eu assisti esse filme no cinema na primeira vez e depois por streaming, onde o contexto histórico fixa na cabeça do espectador a relação natural que esse bicho tem com o planeta e o quanto a Era atômica criou, despertou ou aumentou o potencial destrutivo que a natureza mantém escondida em alguma lugar.
Desse modo, quando o enredo aponta para um embate entre os monstros e não uma luta essencialmente contra a humanidade, a obra, que já estava bastante dividida, se quebra por completo. O lado humano perde todo e qualquer impacto sobre o espectador e nossa atenção se volta apenas para o que realmente interessa, para o que é muito bem tratado aqui, o Godzilla caçando.
Um bonito destaque em vermelho alaranjado para a fotografia, a passagem pelas nuvens, os raios, a trilha sonora e o trabalho de som, o plano geral para mostrar os militares chegando ao solo, tudo funciona nessa sequência com efeitos visuais impressionantes de destruição na hora que ele surge, dando a dimensão de quão perigoso ele se torna.
Grandioso em muitos aspectos e extremamente irritante em outros, esse filme do Godzilla não é o tipo de filme que o espectador se arrepende de ver. Longe disso. A película é um baita entretenimento e todos os seus aspectos negativos são, ao menos no campo do espetáculo pelo espetáculo (não crítico, não técnico e não de conjunto de obra), superados pela pancadaria monstruosa do Godzilla contra os MUTOs. Só por este momento, vale todo o desconforto. E mais uma vez, Godzilla mostra por quê é o Rei dos Monstros. Nota 7 (0 a 10)
Sinopse
A descoberta em 1999, do doutor Ishiro Serizawa (Ken Watanabe) e a doutora Vivienne Graham (Sally Hawkins) testemunham uma descoberta pré-histórica em uma mineradora nas Filipinas, um fóssil de um animal gigantesco que foi contaminado por fungos. Em Janjira, no Japão, uma família americana, Joe Brody (Bryan Cranston) e sua esposa Sandra Brody (Juliette Binoche) trabalham juntos em uma usina nuclear. Joe descobre uma instabilidade no padrão de radiação e percebe um sinal. Sandra e uma equipe vão aos canos de transporte de urânio que levam ao reator principal, então acontece um vazamento e Sandra e sua equipe tentam desesperadamente chegar à área de contenção para sua segurança e Joe vai tentar ajudá-los. Como eles não chegaram, Joe usa a operação manual, quando o gás começa a se aproximar da área de contenção, e fecha as portas fazendo os outros ficarem presos, e então ele promete a Sandra que irá cuidar de Ford Brody (Aaron Taylor-Johnson).
A descoberta em 1999, do doutor Ishiro Serizawa (Ken Watanabe) e a doutora Vivienne Graham (Sally Hawkins) testemunham uma descoberta pré-histórica em uma mineradora nas Filipinas, um fóssil de um animal gigantesco que foi contaminado por fungos. Em Janjira, no Japão, uma família americana, Joe Brody (Bryan Cranston) e sua esposa Sandra Brody (Juliette Binoche) trabalham juntos em uma usina nuclear. Joe descobre uma instabilidade no padrão de radiação e percebe um sinal. Sandra e uma equipe vão aos canos de transporte de urânio que levam ao reator principal, então acontece um vazamento e Sandra e sua equipe tentam desesperadamente chegar à área de contenção para sua segurança e Joe vai tentar ajudá-los. Como eles não chegaram, Joe usa a operação manual, quando o gás começa a se aproximar da área de contenção, e fecha as portas fazendo os outros ficarem presos, e então ele promete a Sandra que irá cuidar de Ford Brody (Aaron Taylor-Johnson).
Joe criou o filho sozinho após a morte da esposa Sandra. Ele nunca aceitou a catástrofe e quinze anos depois continua remoendo o acontecido, tentando encontrar alguma explicação. Seu filho Ford, agora adulto, é soldado do exército americano e precisa lutar desesperadamente para salvar a população mundial e em especial sua família do gigante casal de monstros e do gigantesco, inabalável e incrivelmente assustador monstro Godzilla.
O tenente Ford após ficar um tempo longe de sua família, no exército, desarmando bombas, finalmente volta para casa em São Francisco. Sua esposa, Elle Brody (Elizabeth Olsen) recebe uma ligação e descobre que seu pai Joe foi preso no Japão por invadir uma área de quarentena, que é o que restou de Janjira. Quando vai à casa de Joe, Ford fica chocado por seu pai ter ficado tão perturbado em tentar descobrir o que aconteceu em 1999. No dia seguinte, Joe decide voltar à sua antiga casa em Janjira para tentar conseguir uma foto como lembrança de Sandra, quando são capturados por agentes japoneses que os levam de volta à usina. Lá eles interrogam Joe que explica que a causa do vazamento pode ter sido um pulso eletromagnético que desligou a energia da usina e de alguma forma foi enviado o sinal causando o vazamento dos canos.
O dr. Serizawa e a dra. Wates estão estudando uma espécie de organismo alado que poderá chocar em breve, às vezes ele envia padrões de radiação e depois da explicação de Joe, os doutores têm certeza de que ele irá enviar um padrão idêntico ao de 1999 e causar o pulso eletromagnético. Depois que os padrões começam a ficar mais fortes, o doutor Serizawa manda ligarem os lançadores de energia para tentar matar a criatura. Isso faz com que ele fique bravo e ele então sai do ovo e todos evacuam o local, em meio a fuga Joe é gravemente ferido. A criatura agora chamada M.U.T.O. foge voando.
Serizawa quer a ajuda de Joe para tentar achar o M.U.T.O, mas infelizmente ele não aguenta os ferimentos e morre. Ford então fala com Serizawa e Wates sobre um assunto confidencial. Os testes nucleares dos anos 50 na verdade foram chances de tentar matar uma criatura que os japoneses chamam de Gojira, um monstro pré-histórico que se escondeu nos últimos 3 milhões de anos dentro dos oceanos. O objetivo deles é tentar localizar o M.U.T.O. e matá-lo e Ford tenta se lembrar de que seu pai pesquisou, e a única coisa de que ele se lembra é de um sinal. Os doutores têm uma hipótese de que os sinais enviados nos últimos 15 anos na verdade eram chamados para algum outro ser. Ford vai de helicóptero à Honolulu para pegar um avião de volta a São Francisco. Um submarino russo é levado pelo M.U.T.O. que quis se alimentar com o reator devido a ele ingerir radiação. Vários helicópteros e jatos da Marinha sobrevoam a ilha para tentar combater ele e um segundo inimigo. Os militares tentam combater o M.U.T.O. que acaba soltando um pulso eletromagnético que desliga a energia da cidade e derrubando alguns jatos. Godzilla é detectado pelos radares e passa debaixo do USS Saratoga e causa uma pressão que empurra a água com toda a força e a lança em direção à cidade causando uma tsunami.
Godzilla anda pela cidade em direção ao aeroporto, e a energia da cidade volta. O M.U.T.O. aparece e acontece uma série de fatos, explosões no aeroporto. Os dois monstros devastam a cidade em uma batalha. Elle e seu filho Sam Brody (Carson Bolde) veem a notícia na televisão. Em Honolulu, Ford aceita ir com o exército caçar os dois monstros. O doutor Serizawa e doutora Wates tentam descobrir o que o M.U.T.O. estava tentando dizer, e o doutor Serizawa garante que há outro M.U.T.O. pelo país e como eles ingerem radiação, o melhor é procurar em algum depósito de lixo nuclear. Quando uma equipe vai ao depósito, eles descobrem que alguma coisa grande escapou. É um M.U.T.O fêmea maior e sem asas que destrói Las Vegas e também procura pelo outro M.U.T.O. que é um macho.
O M.U.T.O. fêmea anda pelo país até os militares descobrirem que os três monstros estão indo para São Francisco. Em uma cidade na Califórnia, os militares estão preparando uma operação para achar o M.U.T.O. fêmea, usando um trem, os militares vão a uma ponte ferroviária para tentar combater o M.U.T.O. e Ford com o militar Tre Morales (Victor Rasuk) sobem na ponte e se escondem do M.U.T.O. que quase os devora mas a buzina do trem chama sua atenção, Ford e Morales fogem do trem flamejante e eles caem da ponte. Somente Ford fica vivo, é resgatado pelo exército que então evacua a cidade de São Francisco para tentar destruir os M.U.T.O.S com uma ogiva nuclear e também esperam Godzilla para tentar lutar com os dois e dar mais tempo para a ogiva funcionar.
Na Ponte Golden Gate, o Godzilla aparece e luta com os militares mas acaba destruindo a ponte. O M.U.T.O. macho causa outro pulso eletromagnético que desliga a energia da cidade, e os jatos do exército são derrubados por toda a cidade. Os militares ligam a ogiva mas o M.U.T.O. afunda o barco e leva a ogiva para o M.U.T.O. fêmea que irá usá-la como fonte de energia para manter seus filhotes vivos enquanto eles estão dentro dos ovos e ela faz uma cratera em Chinatown para seu ninho.
O Adm. Stenz (David Strathairn) manda uma equipe de militares corajosos resgatar os civis e a ogiva, e Ford aceita ir. O dr. Serizawa avisa que o ser humano não tem controle total pela natureza e acha melhor os três monstros lutarem. Na cidade, os M.U.T.O.s causam o terror lutando com Godzilla. Godzilla e o M.U.T.O começa uma batalha final. Quem vencerá, e o que acontecerá com a ogiva nuclear no ninho dos filhotes do M.U.T.O?! Quem assistir verá !!!
Elenco
Aaron Taylor-Johnson as Ford Brody
Bryan Cranston as Joe Brody
Juliette Binoche as Sandra Brody
Elizabeth Olsen as Elle Brody
Ken Watanabe as Ishiro Serizawa
David Strathairn as Almirante William Stenz
Richard T. Jones as Capitão Russell Hampton
Victor Rasuk as Sargento Tre Morales
Akira Takarada as Agente da Imigração Japonesa
Sally Hawkins as Vivienne Graham
CJ Adams as Jovem Ford
Jared Keeso as Saltador
Patrick Sabongui as Capitão de Fragata Marcus Waltz
Luc Roderique as Rastreador de Bombas
James Pizzinato as Saltador
Catherine Lough Haggquist as Martinez
Eric Keenleyside as Boyd
Ken Yamamura as Takashi
Garry Chalk as Stan Walsh
Hiro Kanagawa as Hayato
James D. Dever as Capitão Freeman
Al Sapienza as Huddleston
Brian Markinson as Whelan
Ty Olsson as Jainway
Gardiner Millar as Fitzgerald
Carson Bolde as Sam Brody
Jill Teed as Enfermeira Chefe
Taylor Nichols as Analista Militar
Anthony Konechny as Thach
Jake Cunanan as Akio
Yuki Morita as Mãe do Akio
Andy Serkis as Godzilla
Curiosidades
- O orçamento foi de US$ 160 milhões de dólares e arrecadou US$ 529,07 milhões.
- O filme abre o chamado MonsterVerse, uma franquia de filmes de monstros do qual faz parte também suas sequências: Godzilla: King of the Monsters, e Godzilla Vs Kong que serve como sequência tanto de King of Monsters quanto de Kong: Skull Island.
Indicações e Prêmios
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films 2015
Melhor Filme de Ficção Científica - Indicado
Melhor Música (Alexandre Desplat) - Indicado
Awards of the Japanese Academy 2015
Melhor Filme Estrangeiro - Indicado
Awards Circuit Community Awards 2014
Melhor Efeitos Visuais - Indicado
Golden Trailer Awards 2014
Melhor Filme de Sucesso (Warner Bros. e Aspect Ratio) - Vencedor
Melhor Poster Internacional (Warner Bros. e Ignition Creative) - Vencedor
Melhor Cartaz de Sucesso de Público (Warner Bros. e Ignition Creative) - Vencedor
Melhor Trailer de Grande Sucesso (Warner Bros. e Trailer Park) - Indicado
Melhor Edição de Som (Warner Bros. e Trailer Park) - Indicado
Melhor Spot de TV de Ação (Warner Bros. e Aspect Ratio) - Indicado
Melhor Filme de Sucesso / Comercial (Warner Br. e Open Road Entertainment) - Indicado
Melhor Cartaz de Sucesso de Público / Teaser (Warner Bros. e Ignition Creative) - Indicado
Melhor Cartaz de Sucesso de Público / Cinema (Warner Bros. e Ignition Creative) - Indicado
Trilha Sonora
- O orçamento foi de US$ 160 milhões de dólares e arrecadou US$ 529,07 milhões.
- O filme abre o chamado MonsterVerse, uma franquia de filmes de monstros do qual faz parte também suas sequências: Godzilla: King of the Monsters, e Godzilla Vs Kong que serve como sequência tanto de King of Monsters quanto de Kong: Skull Island.
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films 2015
Melhor Filme de Ficção Científica - Indicado
Melhor Música (Alexandre Desplat) - Indicado
Awards of the Japanese Academy 2015
Melhor Filme Estrangeiro - Indicado
Awards Circuit Community Awards 2014
Melhor Efeitos Visuais - Indicado
Golden Trailer Awards 2014
Melhor Filme de Sucesso (Warner Bros. e Aspect Ratio) - Vencedor
Melhor Poster Internacional (Warner Bros. e Ignition Creative) - Vencedor
Melhor Cartaz de Sucesso de Público (Warner Bros. e Ignition Creative) - Vencedor
Melhor Trailer de Grande Sucesso (Warner Bros. e Trailer Park) - Indicado
Melhor Edição de Som (Warner Bros. e Trailer Park) - Indicado
Melhor Spot de TV de Ação (Warner Bros. e Aspect Ratio) - Indicado
Melhor Filme de Sucesso / Comercial (Warner Br. e Open Road Entertainment) - Indicado
Melhor Cartaz de Sucesso de Público / Teaser (Warner Bros. e Ignition Creative) - Indicado
Melhor Cartaz de Sucesso de Público / Cinema (Warner Bros. e Ignition Creative) - Indicado
Trilha Sonora
"Breakfast in Bed" - Dusty Springfield
"The Weathered Man" - The Holy Bridge Orchestra
"See The Way" - LikeWize
"Ka Huila Wai" - Israel Kamakawiwo'ole
"My Heart Can Feel the Pain" - The Tonettes
"Requiem for Soprano, Mezzo-Soprano, 2 Mixed Choirs and Orchestra" - Das Symphonie-Orchester Radio Frankfurt conducted by Michael Gielen, & Chor des Bayerischen Rundfunks conducted by Wolfgang Schubert
"You're The Devil in Disguise" - Elvis Presley
Ficha Técnica
Título no Brasil: Godzilla
Título Original: Godzilla
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA / Japão
Gênero: Ficção Científica / Ação / Aventura
Tempo de Duração: 123 minutos
Ano de Lançamento: 2014
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 e Japonês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Legendary Pictures, Warner Bros. e Taho Co. Ltda
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Max Borenstein
Edição: Bob Ducsay
História: David Callaham
Direção de Arte: Ross Dempster, Kirsten Franson, Dan Hermansen e Scott Meehan
Direção de Fotografia: Seamus McGarvey
Desenho de Produção: Owen Paterson
Decoração de Cenário: Travis Logan e Elizabeth Wilcox
Elenco: Sarah Finn
Figurino: Sharen Davis
Maquiagem: Chantal Boom'la
Música Original: Alexandre Desplat
Efeitos Sonoros: Jason W. Jennings
Efeitos Especiais: Tommy Frazier
Efeitos Visuais: Kim Doyle
Produção: Jon Jashini, Mary Parent, Brian Rogers e Thomas Tull
Co-Produção: Bob Ducsay, Martin Cohen, Jim Rowe e Leeann Stonebreaker
Produção Executiva: Yoshimitshu Banno, A. Garcia, Kenji Okuhira e Patricia Whitcher
Título Original: Godzilla
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA / Japão
Gênero: Ficção Científica / Ação / Aventura
Tempo de Duração: 123 minutos
Ano de Lançamento: 2014
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 e Japonês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Legendary Pictures, Warner Bros. e Taho Co. Ltda
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Max Borenstein
Edição: Bob Ducsay
História: David Callaham
Direção de Arte: Ross Dempster, Kirsten Franson, Dan Hermansen e Scott Meehan
Direção de Fotografia: Seamus McGarvey
Desenho de Produção: Owen Paterson
Decoração de Cenário: Travis Logan e Elizabeth Wilcox
Elenco: Sarah Finn
Figurino: Sharen Davis
Maquiagem: Chantal Boom'la
Música Original: Alexandre Desplat
Efeitos Sonoros: Jason W. Jennings
Efeitos Especiais: Tommy Frazier
Efeitos Visuais: Kim Doyle
Produção: Jon Jashini, Mary Parent, Brian Rogers e Thomas Tull
Co-Produção: Bob Ducsay, Martin Cohen, Jim Rowe e Leeann Stonebreaker
Produção Executiva: Yoshimitshu Banno, A. Garcia, Kenji Okuhira e Patricia Whitcher
Nenhum comentário:
Postar um comentário