quarta-feira, 18 de junho de 2014

Duelo de Campeões


©

Filme com roteiro que retrata a história da equipe americana de futebol (não o futebol americano) na Copa do Mundo de 1950 no Brasil. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Narra a verdadeira história da equipe americana de futebol que jogou a Copa do Mundo de 1950 e que, contra todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por 1 a 0, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A história é sobre as tradições familiares e as paixões que moldaram os jogadores que compõem este grupo.

Um grupo de colegas do bairro Colina de St. Louis Missouri. Outro grupo veio do Distrito de linha Corky de Fall River, Massachusetts.

Um grupo de jovens se agita em torno de um grande e heroico objetivo: embarcar para o Brasil. Os atletas amadores de um "estranho" esporte para o público americano chamado Futebol - recebem a notícia que haverá na cidade um teste que pode mudar suas vidas: uma seleção para escolher o time que representará os Estados Unidos na Copa do Mundo a ser realizada.

O sonho parece dos mais distantes. Seria possível para os EUA, país sem a menor tradição em futebol, montar um time capaz de encarar as melhores seleções do mundo? Tudo indica que não. Um grupo de jovens obstinados está disposto a tudo para provar que sim. Será que eles conseguiram?! Quem assistir verá !!!
 
Elenco

Gerard Butler as Frank Borghi
Wes Bentley as Walter Bahr
Jay Rodan as Frank 'Pee Wee' Wallace
Gavin Rossdale as Stanley Mortensen
Costas Mandylor as Charlie Colombo
Louis Mandylor as Gino Pariani
Zachery Ty Bryan as Harry Keough
Jimmy Jean-Louis as Joe Gaetjens
Bill Smitrovich as Almirante Higgins
Terry Kinney as Dent McSkimming
Patrick Stewart as Dent McSkimming Velho
John Rhys-Davies as Bill Jeffrey
Maria Bertrand as Rosemary Borghi

Curiosidades

- As filmagens do jogo histórico foram feitas no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, no Rio de Janeiro, quando na realidade a partida deu-se no Estádio Independência, em Belo Horizonte, MG.

- Outra inverdade foi o de ter feito Walter Bahr como capitão da equipe no jogo contra a Inglaterra. Bahr só o seria no último jogo do EUA naquela Copa, contra o Chile. O próprio Bahr real afirmou que Ed Mcllvenny, por ser britânico, fora na realidade o escolhido para capitanear os EUA contra os ingleses.

- Ressalta a vitória contra os britânicos, o filme também não menciona a estreia na Copa, em que os EUA foram derrotados pela Espanha, por 3 a 1, e o jogo seguinte do contra os ingleses, desta vez contra o Chile, em que foram derrotados por 5 a 2 e eliminados do mundial.

- The Game of Their Lives é também o nome de outro filme, de 2002, que curiosamente documenta a que é considerada como a outra maior zebra das Copas, a vitória da Coréia do Norte sobre a Itália na Copa do Mundo de 1966. Talvez pela possível confusão com os nomes, o filme adotou o nome de The Miracle Match quando lançado nos EUA em DVD.

- Desde a vergonhosa derrota para os EUA, a Seleção Inglesa jamais vestiu novamente as camisas e meias azuis escuros que utilizou naquela partida.  

Ficha Técnica

Título no Brasil: Duelo de Campeões
Título Original: The Game of Their Lives / The Miracle Match  
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA / Brasil 
Gênero: Documentário Esportivo / Drama / Futebol
Tempo de Duração: 101 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Cor: Color
Estúdio:
Distribuição: Playarte Pictures
Tela: 4:3 Widescreen 
Áudio: Inglês 5.1, 2.0 e Português 2.0, 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Direção: David Anspaugh
Roteiro: Angelo Pirro
Edição: Ian Crafford, Lee Grubin, Bud S. Smith e M. Scott Smith 
História: Geoffrey Douglas
Direção de Arte: Michael Atwell 
Direção de Fotografia: Johnny E. Jensen 
Desenho de Produção: Linda Burton 
Decoração de Cenário: David Smith  
Música Original: William Ross
Elenco: Amanda Mackey Johnson e Cathy Sandrich Gelfond  
Figurino: Jane Anderson 
Efeitos Especiais: Bob Shelley
Produção: Howard Baldwin, Karen Elise Baldwin, Greg Johnson e Ginger T. Perkins
Co-Produção: Ira Deutchman, Nick Morton e Angelo Pizzo
Produção Executiva: Tereza Gonzalez e William J. Immerman

Nenhum comentário:

Postar um comentário