sábado, 20 de setembro de 2014

Dias de Trovão

© Paramount Pictures

Filme com roteiro de muita ação, disputas dentro das pistas para ver que é o melhor, um dos maiores sucesso da telona no anos 90. 

O filme marcou toda uma geração de apaixonados por carros, corridas e adrenalina nas pistas pelo mundo. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem, talentoso e ambicioso piloto de Glendale, Califórnia, com anos de experiência em corridas, ganham campeonatos na IndyCar Series. Seu objetivo era ganhar as 500 Milhas de Indianápolis, mas percebe que não pode vencer a Indy sem um grande carro. Ele é recrutado por Tim Daland (Randy Quaid), o magnata da concessionária Chevrolet, para a corrida na sua equipe na NASCAR Winston Cup Series, e acaba se tornando o seu empresário.

Daland também convence o ex-chefe de equipe, o lendário e construtor de automóveis Harry Hogge (Robert Duvall) para sair da aposentadoria e liderar a equipe Cole. Logo depois, Trickle define um teste privado em Charlotte. O engenheiro Hogge constrói-lhe um novo Chevrolet Lumina para dirigir na Copa Winston, embora a temporada já começou. Durante suas primeiras corridas, Cole tem dificuldade para se ajustar aos carros maiores da NASCAR e se comunicar com sua equipe enquanto está sendo intimidado na pista pelo vencedor da Winston Cup, Rowdy Burns (Michael Rooker). 

Essa disputa resulta em Cole não terminando as corridas, principalmente devido a acidentes. Depois de descobrir que Cole não entende a terminologia comum usada por equipes da NASCAR, Harry coloca-lo em um treinamento rigoroso. Isso compensa na corrida de Darlington, quando Cole usa uma manobra para ultrapassar Rowdy e vencer sua primeira corrida. A rivalidade entre Cole e Rowdy se intensifica ao longo da temporada até graves tragédias. 

Na corrida Firecracker 400 em Daytona, ambos os pilotos estão gravemente feridos após seus carros serem destruídos por "The Big One". Enquanto se recuperava de seus ferimentos em Daytona Beach, Cole desenvolve um relacionamento romântico com a doutora Claire Lewicki (Nicole Kidman), uma neurocirurgiã do Hospital Memorial Daytona, que era médica sênior de plantão quando ele foi trazido depois de seu acidente e estava acompanhando à sua saúde. Ao mesmo tempo, Cole e Rowdy passam a ser amigos. Como Cole ainda está passando por terapia, Daland contrata o estreante Russ Wheeler (Cary Elwes) para assumir seu lugar. Semanas depois, Cole retorna à ativa, com Daland agora nos dois times - o segundo carro dirigido por Russ. Embora Cole mostra sinais de seu antigo eu, ele encontra-se intimidados por seu companheiro de equipe. Então, em North Wilkesboro, Russ joga Cole para fora para ganhar a corrida. Em retaliação, Cole bate seu carro no de Russ, e acaba ele e a sua equipe comandada por Harry sendo demitida por Daland.

Quando Rowdy descobre que ele tem de passar por uma cirurgia no cérebro, ele pede para Cole dirigir seu carro na Daytona 500, assim seus patrocinadores irão pagar para o ano. Cole relutantemente concorda e convence Harry para ser seu chefe de equipe novamente. Horas antes da corrida, Harry descobre um sinal de falha de motor, então ele consegue que Daland forneça-lhe um novo motor. Durante a corrida, o carro de Cole fica com defeito depois de ser jogado para fora por Russ, mas com os esforços de seu grupo, consegue resolver o problema e levá-lo de volta à corrida. Isso define o tom para um confronto final entre Cole e Russ. Será que Cole vencerá Russ e ganhar a corrida Daytona 500?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Tom Cruise as Cole Trickle
Robert Duvall as Harry Hogge
Nicole Kidman as Claire Lewicki
Randy Quaid as Tim Daland
Cary Elwes as Russ Wheeler
Michael Rooker as Rowdy Burns
Fred Dalton Thompson as Big John
John C. Reilly as Buck Bretherton 
J.C. Quinn as Waddell
Don Simpson as Aldo Bennedetti
Caroline Williams as Jennie Burns
Donna W. Scott as Darlene
Chris Ellis as Harlem Hoogerhyde
Barbara Garrick as Lauren Daland
Gerald R. Molen as Dr. Wilhaire 
Margo Martindale as Donna
Michael Burgess as Jovem Doutor

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 60 milhões de dólares e arrecadou US$ 157,92 milhões.

- Jogo começou a ser desenvolvido em parceria com a Mindscape, mas foi abandonado e nunca chegou as prateleiras das locadoras. Em 2020, ele foi descoberto após o espólio de um programador Chris Oberth, que faleceu em 2012, ser doado para a Fundação da História do Video Game. Entre velhos computadores, CDs, disquetes, anotações, fitas cassetes e fitas de arquivo, foi encontrado o arquivo do jogo "Days of Thunder". A programação do jogo precisou ser reconstruída, já que faltam alguns pedaços, porém o arquivo agora funciona. Vale dizer que o jogo, como um todo, estava partilhado em cerca de 40 disquetes, uma coisa comum na época.

- Apesar disso, a fundação diz que “faltavam muitos dados de origem”. Por isso, em breve, vão colocar à disposição na rede o código fonte do jogo. Com isso, um grupo de entusiastas de jogos antigos já se prepara para criar uma pequena leva de cartuchos para jogar “Dias de Trovão” no Nintendo (NES); no Brasil conhecido como “Nintendinho”. Como se espera para a época, o jogo é bastante simples. Os jogadores podem escolher entre três carros e então competir entre si em diversas pistas que faziam parte da temporada da Nascar na época: Daytona, Talladega ou Bristol, por exemplo. Com uma volta de qualificação, os jogadores contra o computador para vencer a prova sem muitos danos no carro. O jogo trazia ainda a necessidade de realizar paradas nos boxes para reabastecer e trocar pneus.

Indicações e Prêmios

Oscar 1991
Melhor Edição de Som (C. M. Wilborn, D. O. Mitchell, R. Kline e K. O'Connell) - Indicado

BMI Film & TV Awards 1991
Hans Zimmer - Vencedor 

20/20 Awards 2011
Melhor Desenho de Som - Indicado

Trilha Sonora

"Gimme Some Lovin'" - The Spencer Davis Group
"Break Through The Barrier" - Tina Turner
"Trail of Broken Hearts" - Cher

"Hearts in Trouble" - Chicago
"You Gotta Love Someone" - Elton John
"Bye, Bye, Love" - Boudleaux Bryant and Felice Bryant
"Thunderbox" - Apollo Smile
"Moon River" - Henry Mancini and Johnny Mercer
"Deal for Life" - John Waite

"Show Me Heaven" - Maria McKee
"Knockin' on Heaven's Door" - Guns N' Roses
"The Last Note of Freedom" - David Coverdale
"Long Live the Night" - Joan Jett & The Blackhearts
"Days of Thunder" - Mark Ayres


Ficha Técnica

Título no Brasil: Dias de Trovão
Título Original: Days of Thunder 
País de Origem: EUA 
País de Produção: EUA
Gênero: Ação / Drama 
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Cor: Color
Áudio: Inglês, Francês, Espanhol 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Francês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Don Simpson & Jerry Bruckheimer Productions e Paramount Pictures  
Distribuição: Paramount Pictures  
Direção: Tony Scott
Roteiro: Robert Towne  
Edição: Robert C. Jones, C. Lebenzon, Bert Lovitt, M. Tronick, Stuart Waks e Billy Weber  
História: Robert Towne e Tom Cruise 
Direção de Arte: Benjamin Fernández e Thomas E. Sanders
Direção de Fotografia: Ward Russell  
Desenho de Produção: No   
Decoração de Cenário: Thomas L. Roysden 
Elenco: David Rubin      
Figurino: Susan Becker
Maquiagem: Rick Sharp 
Música Original: Hans Zimmer   
Efeitos Sonoros: George Watters II 
Efeitos Especiais: Danny Lester
Efeitos Visuais: No
Produção: Don Simpson & Jerry Bruckheimer  
Co-Produção: No
Produção Executiva: Gerald R. Molen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário