segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Hotel Ruanda

©  IMDb

Filme com roteiro baseado em na história real em Ruanda, 1994. É palco de uma das maiores atrocidades da história da humanidade onde, em apenas 100 dias, quase 1 milhão de tutsis são brutalmente assassinados por milícias de etnia hutu. 

Nesse cenário desse indescritível desse drama, quando o mundo fecha os olhos, a história verdadeira de um homem, chamado Paul Rusesabagina, que além de proteger a família que ama, acabando por encontrar a coragem para salvar e evitar o genocídio de mais de 1200 tutsis durante a guerra civil ao conceder-lhes abrigo a esses refugiados, no hotel que dirigia na capital de Kigali. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Kigali, capital da Ruanda em 1994, no que ficou conhecido por Genocídio de Ruanda. Paul Rusesabagina (Don Cheadle) é gerente do Hotel des Mille Collines, propriedade da empresa belga "Sabena". Relata um período de aumento da tensão entre a maioria hutu e a minoria tutsi, duas etnias de um mesmo povo que ninguém sabe diferenciar uma da outra a não ser pelos documentos.

Tudo começa quando o presidente de Ruanda morre em um atentado após assinar um acordo de paz. Imediatamente os hutus entram em guerra aos tutsis, dando início a matança destes últimos.

Neste instante, Paul tenta proteger sua família, mas com o iminente massacre generalizado, compra favores para proteger seus vizinhos que haviam pedido abrigo em sua casa na primeira noite de atrocidades.

Com a continuidade da tensão e mortes de governantes, os turistas partem enquanto que no hotel, aumentam a quantidade de vítimas que procuram abrigo e proteção. As forças da ONU fazem a segurança do mais novo "hotel de refugiados".

Pela compra de favores dos militares e da milícia Interahamwe, Paul consegue manter o hotel a salvo. O coronel Oliver (Nick Nolte) é um personagem fictício que representa os militares canadenses no comando das forças de paz da Missão de Assistência das Nações Unidas para Ruanda (UNAMIR), que tentam proteger vidas mesmo com a falta de tropas.

Um momento de esperança resplandece quando tropas surgem, mas estas têm a única missão de resgatar os estrangeiros, não tendo como objetivo interromper o massacre de tutsis pelos hutus. Com a saída dos estrangeiros do hotel, Paul inicia negociações com o general Augustion Bizimungu (Fana Mokoena) para conseguir proteção policial, porém não consegue.

Alguns membros tentam ir embora, mas entram numa cilada que quase acabou com a família de Paul. Na outra tentativa, escoltados pelas forças da ONU, cruzam com rebeldes tutsis e chegam até o campo de refugiados, em que dali poderiam partir para a Tanzânia. Será que ele conseguiu conduzir esse povo?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Don Cheadle as Paul Rusesabagina 
Sophie Okonedo as Tatiana Rusesabagina
Nick Nolte as Oliver (baseado em Roméo Dallaire)
Joaquin Phoenix as Jack Daglish
Fana Mokoena as Augustin Bizimungu 

Cara Seymour as Pat Archer
Jean Reno as Sr. Tillens
Kgoroge as Gregorie Tony
Dube as Dube Desmond
Hakeem Kae-Kazim as Georges Rutaganda

Khumalo as Fedens Leleti
Antonio Lyons as Thomas Mirama


Indicações e Prêmios

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 17,5 milhões de dólares e arrecadou US$ 33,8 milhões.

Ficha Técnica

Título no Brasil: Hotel Rwanda 
Título Original: Hotel Ruanda 
País de Origem: Reino Unido / Itália / África do Sul / Estados Unidos 
País de Produção: Ruanda  
Gênero: Drama 
Tempo de Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: United Artists, Lions Gate Entertainment e T, Ind, Development Corporation S.A.
Distribuição: C
Direção: Terry George
Roteiro: Terry George e Keir Pearson    
Edição: C 
História: Paul Rusesabagina
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: D 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: M    
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: 
Produção: 

Co-Produção: S
Produção Executiva: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário