domingo, 26 de abril de 2015

Sniper Americano


© Warner Bros.

Filme com roteiro baseada na adaptação da autobiografia de Chris Kyle "American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History". Um roteiro real e muito bem desenvolvido com uma atuação de Bradley Cooper espetacular por tudo que ele fez como preparação para esse filme. 

Segundo Chris Kyle, o atirador mais letal da história militador dos Estados Unidos sua contagem de mortes é de 255, mas é confirmada somente 160 pelo Pentágono. Recebeu diversas condecorações por sua atuação. Nota 8 (0 a 10)

Sinopse

Chris Kyle (Bradley Cooper) é um atirador de elite letal das Forças Especiais da Marinha Americana que participou de várias missões no Iraque durante 10 anos.  

Crescendo no Texas, Chris Kyle (Cole Konis) é ensinado por seu pai como disparar um rifle e caçar veados. Anos mais tarde, Chris (Bradley Cooper) descobre a traição de sua namorada ao encontrá-la na cama com outro homem. Ele expulsa ela e conversa sobra da sua namorada com seu irmão Jeff (Keir O'Donnell) quando ele vê a cobertura noticiosa dos ataques às embaixadas dos Estados Unidos de 1998 e decide se alistar na Marinha. Se qualifica para um treinamento especial e torna-se um Navy SEALs US Sniper.

Chris conversa com Taya Renae (Sienna Miller) em um bar, e os dois logo depois se casam. Ele é enviado ao Iraque depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Suas primeiras mortes são uma mulher e menino que atacou fuzileiros navais dos EUA com granadas anti-tanque russo RKG-3. Chris fica visivelmente chateado com a experiência, mas depois ganha o apelido de "Lenda" por suas muitas mortes. Atribuído para caçar o líder da Al-Qaeda Abu Musab Al-Zarqawi, Chris interroga uma família cujo pai se oferece para levar os SEALs para "O Açougueiror", o segundo em comando Al-Zarqawi (Mido Hamada). 

O plano dá errado quando O Açougueiro captura o pai e seu filho, matá-os, enquanto Chris está preso por um franco-atirador usando um rifle sniper PSL romeno. Este atirador atende pelo nome de Mustafa (Sammy Sheik) e é um medalhista de Jogos Olímpicos da Síria. Enquanto isso, os insurgentes emitir uma recompensa por Chris.

Chris retorna para casa para sua esposa e o nascimento de seu filho. Ele se distrai com lembranças de suas experiências de guerra e por preocupação de Taya para eles como um casal; ela deseja que ele fique em sua casa com a família.

Chris volta para o Iraque novamente e é promovido a Chief Petty Officer. Envolvido em um tiroteio com O Açougueiro, ele ajuda a matá-lo. Quando ele retorna para casa vê sua filha recém-nascida, Chris se torna cada vez mais distante de sua família. Na terceira volta para guerra, Mustafa fere gravemente um membro da unidade de Chris, e a unidade  evacua voltando para à base. Quando decidem retornar ao campo e continuar a missão, outro SEAL é morto por tiros.

Chris volta para o Iraque pela quarta vez, e Taya lhe diz que ela não estará quando ele retornar. Chris é atribuído a matar Mustafa, que juntamente com engenheiros de combate do exército dos EUA constroem uma barricada. Chris e a equipe de franco-atiradores é colocada em um telhado dentro do território inimigo. Chris viu Mustafa e tenta levá-lo para fora de um campo que com um tiro arriscado de longa distância a 2100 jardas (1920 metros), mas isso expõe a posição da sua equipe para numerosos insurgentes armados. No meio do tiroteio, e com pouca munição, Chris em lágrimas chama Taya e diz a ela que ele está pronto para voltar para casa. Nesse meio tempo, ocorre um fato interessante que faz com que ocorra uma fuga caótica em que Chris fica ferido e quase é deixado para trás.

Chris volta para a casa, só que acontece vários fatos que ele não consegue se adaptar novamente à vida civil, levando ele a ser convidado por um psiquiatra a passar por sessões que assombram do que ocorreu durante a guerra.  Esse psiquiatra aconselha ele ajudar os veteranos gravemente como forma de adaptação gradual à vida. 

O que será Chris Kyle nunca imaginaria o que poderia acontecer com a sua vida depois de ajudar um veterano de guerra em um campo de tiro?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Bradley Cooper as Chris Kyle, Atirador 
Sienna Miller as Taya Renae Kyle
Max Charles as Colton Kyle
Luke Grimes as Marc Lee
Kyle Gallner as Goat-Winston
Sam Jaeger as Capitão Martens
Jake McDorman as Biggles
Cory Hardrict as 'D' / Dandridge
Navid Negahban as Sheikh Al-Obodi
Eric Close as Snead, Agente da DIA
Eric Ladin as Squirrel / Case
Joel Lambert as Atirador Delta
Rey Gallegos as Tony
Kevin Lacz as Dauber
Tim Griffin as Gronski, Coronel 
Brian Hallisay as Gillespie, Capitão
Eric Aude as Thompson 
Luis Jose Lopez as Sanchez 
Jad Mhidi Senhaji as Omar
Jonathan Groff as Vet, Jovem
Ben Reed as Wayne Kyle
Billy Miller as Recrutador da Marinha que recruta Kyle na Navy Seals
Elise Robertson as Deby Kyle
Keir O'Donnell as Jeff Kyle, Irmão de Chrys 
Luke Sunshine as Jeff Kyle, Jovem 
Marnette Patterson as Sarah
Jason Hall as Cowboy
Leonard Roberts as Instrutor
Sammy Sheik as Mustafa, Atirador Inimigo
Cole Konis as Chris Kyle, Jovem 
Brandon Salgado Telis as Bully
Luke Grimes as Marc Lee
Sammy Sheik as Mustafa 
Zack Duhame as Contratador 
Mido Hamada as O Açougueiro 
Chance Kelly as Jones, Tenente Coronel 
Madeleine McGraw as McKenna 

Curiosidades

- David O. Russell considerou dirigir o projeto em certo momento, mas um acordo com a Warner Bros. não deu certo. Então Steven Spielberg estava interessado, mas devido as restrições orçamentárias da Warner Bro. desiste por acreditar que não poderia trazer sua visão da história para a tela, mesmo contribuindo com o roteiro de mais de 160 páginas. 

- Apostando no potencial do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o ator Bradley Cooper adquiriu os direitos da obra pensando apenas em produzi-la, de modo que o ator Chris Pratt estrelasse, mas pensando melhor, mudou de ideia.

- Para ganhar 18 kg, Bradley Cooper ingeriu cerca de 8.000 calorias por dia. Usando seu próprio treinador, ele malhou quatro horas por dia durante vários meses. Junto com a ingestão maciça de alimentos e intensos treinos, a preparação de Cooper também incluiu aulas duas vezes por dia com um treinador vocal, bem como muitas horas dedicadas ao estudo de metragem de Chris Kyle. Quando chegou a hora de realmente apontar um rifle, o ator treinou com um atirador Navy SEAL Kevin Lacz, que serviu com Kyle e foi consultor no filme.

- Bradley Cooper disse que, para retratar com precisão Chris Kyle, ele não queria ser "cortado" ou "rasgado", porque isso não era Chris Kyle. Ele queria ficar musculoso para interpretar Chris, e seus treinos foram projetados para dar-lhe grande proporção, mas não definição muscular. Ele disse que construiu seu físico não pela estatura do corpo, mas apenas por intensos levantamentos olímpicos. Cooper acabou indo de 84 kg para 100 kg.

- Em seu auge, Bradley Cooper poderia levantar 190 kg, o dobro de seu peso corporal, por 5 séries de 10 repetições cada. Cooper disse que, durante uma cena de treino no filme, onde ele é visto levantando pesos, ele estava realmente levantando 190 kg e que não eram pesos falsos, mesmo que os cineastas tenham sugerido que ele usasse pesos manequins para a cena.

- Chris Kyle tinha 25 anos quando entrou para a Marinha e iniciou o treinamento BUD. Ele não tinha 30, como retratado no filme.

- Chris Kyle conheceu o ator Marcus Luttrell de O Grande Herói (2013), durante os treinamentos da BUD/s SEAL e se tornaram amigos íntimos, atiradores de elite e treinados por Brandon Webb. Mesmo formando-se em diferentes classes. Mantiveram-se em contato com frequência e permaneceram amigos. Todos os três são autores com várias publicações literárias.

- Com este filme, Bradley Cooper tornou-se o décimo ator masculino a ter três indicações ao Oscar consecutivos. Anteriormente, ele foi nomeado por Trapaça (2013) e O Lado Bom da Vida (2012). 

- O verdadeiro Chris Kyle disse uma vez que, se houvesse um cineasta que fizesse um filme sobre ele, seria apenas Clint Eastwood e mais ninguém.

- Bradley Cooper treinou com a playlist musical real de Chris Kyle, enquanto exercitava-se este papel. Ele também fixou uma foto de Chris Kyle na parede de sua academia para ter sempre o seu objetivo em frente a si.

- Bradley Cooper sentiu que poderia se tornar Chris Kyle pois ele e Chris têm quase a mesma altura, idade, tamanho e estrutura do corpo. Uma vez que Cooper tinha "construído" seu corpo e tinha deixado a barba crescer, os amigos e familiares de Chris Kyle disseram que eles olhavam duas vezes para Cooper, devido a tal semelhança do ator com Chris Kyle.

 - Bradley Cooper realmente queria fazer justiça ao tamanho de Chris Kyle, pois ele sentiu que não retrataria com precisão o homem, se ele não se parecesse tanto quanto Kyle. Ele disse que, depois de cada tomada, ele perguntava a equipe: "Será que eu pareço grande o suficiente?".

- De acordo com Jason Hall, dois bebês deveriam retratar o filho de Chris e Taya. Uma boneca foi usada após um deles ficar doente e o outro não compareceu. 

- Após Chris Kyle matar pela primeira vez, ele volta e encontra outro soldado lendo um gibi. O gibi era o personagem de O Justiceiro, que usa o crânio em seu peito. Este crânio é visto mais tarde decorando uniformes e veículos na equipe de Kyle. O logotipo do O Justiceiro pode ser visto frequentemente em partes dos equipamentos Seals, como uma arma montada em um Humvee e nas costas de muitos dos uniformes Seals.

- Este filme foi produzido e distribuído pela Warner Brothers, proprietários da marca DC Comics, no entanto, no crânio, tem a assinatura do The Punisher 'O Justiceiro' (personagem popular da Marvel Comics) pode ser visto em várias cenas.

 - Antes de começar a trabalhar em Sniper Americano, Bradley Cooper gravou um filme com John Krasinski, onde Krasinski interpretou um "forte" militar. Cooper ficou tão impressionado com o físico de John, que contratou seu treinador, Jason Walsh, a fim de treiná-lo para este longa.

- Jaimie Alexander, Kate Mara e Evangeline Lilly foram consideradas para interpretar Taya Kyle antes de Sienna Miller ser escalada. Mara escolheu fazer Quarteto Fantástico (2015) e Lilly Homem-Formiga (2015).

- Enquanto o verdadeiro Chris Kyle bateu o tiro mais distante de 2.100 jardas (1.920 m), Bradley Cooper só conseguiu atingir 600 metros. A sua principal arma era o formidável McMillan TAC-338A câmaras com .calibre 338, calibre Lapua Magnum rounds. 

- Tendo ganhado 40 quilos de músculo para este papel, Bradley Cooper teve que emagrecer imediatamente após as filmagens, visto que, ele estrelaria uma produção da Broadway "The Elephant Man", no qual interpreta um homem fisicamente deformado.

- Em preparação para sua personagem, Sienna Miller escreveu um e-mail para a verdadeira Taya Kyle e, posteriormente, nos próximos meses, elas se comunicaram entre si via Skype. Ela também passou um tempo com Kyle em Los Angeles e conversaram sobre a família, como forma de conhecer sua fala e maneirismos. A parte mais difícil, de acordo com Miller, foi descobrir como Taya iniciaria uma conversa. 

- Quando foi anunciado que Jason Hall adaptaria a biografia de Chris Kyle, em 2012, a esposa de Kevin Lacz, Lindsey, entrou em contato com ele através de uma mensagem no Facebook pedindo basicamente que o roteirista não "estragasse a história". Para sua surpresa, Hall respondeu quase imediatamente, solicitando seu auxílio nos aspectos técnicos do script. Lacz então, prontamente, ofereceu sua ajuda e os dois homens trocaram anotações e correspondências e, posteriormente, se tornaram bons amigos.

- Com o sucesso da bilheteria de Sniper Americano, Bradley Cooper esteve em 3 dos 5 filmes mais rentáveis com classificação R (+18) de todos os tempos. Os outros dois sendo Se Beber, Não Case! e Se Beber, Não Case! Parte II.

 - Bradley Cooper e Keir O'Donnell interpretam irmãos neste filme. Anteriormente, eles desempenharam o papel de cunhados em Penetras Bons de Bico.

 - Embora o roteiro seja creditado como sendo adaptado do livro de Kyle "American Sniper", o roteirista Jason Hallafirma que ele começou a pesquisar o roteiro e conheceu Chris Kyle, antes do livro ser concluído e publicado. Hall concluiu do livro: "eu, definitivamente, sabia que havia mais desse cara do que estava naquelas páginas ... não é aprofundado o que aconteceu quando ele chegou em casa e o que a guerra lhe custou. Eu queria dar um olhar mais profundo a isso.". 

- Primeiro trabalho de Bradley Cooper e Clint Eastwood juntos.

- O homem chamado "Biggles" vive tempo suficiente para se casar com sua namorada e ter uma vida satisfatória, apesar de ser cego dos dois olhos devido a seus ferimentos. Ele morre, mais tarde, durante uma cirurgia. No livro, Kyle leva-o a um bar onde eles, supostamente, ouvem Jesse Ventura. Biggles pede Kyle para apresentá-lo a Ventura, que se recusa. Depois de um tempo, Ventura está falando em voz alta contra a guerra e o Presidente Bush. Kyle pede gentilmente que ele pare. Após Ventura continuar, Kyle lhe dá uma surra. Kyle nunca nomeou Ventura, apenas forneceu uma descrição, e as versões atuais do audiobook omitido nessa seção. Em entrevistas posteriores, Kyle admitiu que era Ventura, que, em seguida, o processou por difamação e ganhou.

- Chris Kyle ingressou na Marinha Americana em 1999.

- Este é o terceiro ano consecutivo que Bradley Cooper atua em um indicado ao Oscar de Melhor Filme, e pelo segundo ano em que o título contém a palavra "American" (American Hustle e American Sniper). Mais um Verão Americano (2001) e Older Than America (2008) também contém a palavra em seu título. 

- Na vida real, Chris Kyle e seus companheiros da SEAL são tão fãs de G.I. Joe, que nomearam seus veículos 'Duke' e 'Snakeyes' (personagens da série). Sienna Miller, que interpreta a esposa de Kyle no filme, anteriormente interpretou a 'Baronesa' na versão cinematográfica de G.I. Joe. 

- Antes de se tornar roteirista, Jason Hall desempenhou o papel recorrente de Devon em Buffy, a Caça-Vampiros. Sua co-estrela era Leonard Roberts, que interpretou um soldado das forças especiais em ambos 'Buffy' e 'Sniper Americano', onde ele é um dos SEALs. 

- O filme ganhou o Oscar 2015 de "Melhor Edição de Som ', que por coincidência foi apresentado por um membro do elenco, Sienna Miller, o que foi uma coincidência.

- O roteiro deste filme estava na lista dos "mais gostei" de 2013, ou seja, scripts ainda produzidos.

- Durante uma cena de bar, um jogo de basquete universitário pode ser ouvido ao fundo. O ex-wildcat de Kentucky, Patrick Sparks, é anunciado como tendo feito 7pts em um jogo contra Carolina do Sul.

- Na abertura do seu primeiro fim de semana de lançamento, o filme quebrou o recorde de janeiro com US$ 105 milhões de dólares arrecadados. 

- O orçamento foi de US$ 58 milhões de dólares e arrecadou US$ 547 milhões.

Indicações e Prêmios

Oscar 2015
Melhor Ator (Bradley Cooper) - Indicado 
Melhor Edição de Som - Vencedor

Ficha Técnica

Título no Brasil: Sniper Americano  
Título Original: American Sniper 
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA / Marrocos 
Gênero: Ação / Biografia / Drama / Guerra   
Tempo de Duração: 133 minutos
Ano de Lançamento: 2014
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen

Estúdio: Village Roadshow Pictures, Mad Chance, 22nd & Indiana Pictures e Malpaso Pict.
Distribuição: Warner Bros. 
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Jason Hall  

Edição: Joel Cox e Gary D. Roach 
História: Autobiografia de Chris Kyle, Scott McEwen e Jim DeFelice 
Direção de Arte: Harry E. Otto, Rachid Quiat e Dean Wolcott
Direção de Fotografia: Tom Stern 

Desenho de Produção: James J. Murakami e Clarisse Cardenas 
Decoração de Cenário: Gary Fettis 
Elenco: Geoffrey Miclat     
Figurino: Deborah Hopper
Maquiagem: Luisa Abel 
Música Original: Joseph S. DeBeasi   
Efeitos Sonoros: Bub Asman 
Efeitos Especiais: Mike Edmonson
Efeitos Visuais: Michael Owens
Produção: Clint Eastwood, Robert Lorenz, Andrew Lazar, Bradley Cooper e Peter Morgan  

Co-Produção: Chrys Kyle, Jessica Meier e Kristina Rivera
Produção Executiva: 
T. Moore, Jason Hall, S. Kim, Bruce Berman e Steven Mnuchim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário