© IMDb
Filme com roteiro baseado no livro "Playing the Enemy" (Conquistando o Inimigo) de John Carlin e o jogo que fez uma nação sonhar ainda mais sobre os eventos na África do Sul antes e durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995.
Várias mensagens motivacionais são passadas durante o filme com o intuito de acreditar ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte e mostrar isso para o mundo. Mandela e o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar, unem forças no apoio para ajudar a unir a nação com o desacreditada equipe na Copa do Mundo de Rúgbi. A equipe faz uma incrível campanha até as finais.
As pessoas queriam um líder e ganharam um campeão! Por isso a seleção da África do Sul é uma das melhores equipe de Rugby do mundo. Nota 8 (0 a 10)
Em 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela é libertado da prisão de Victor Verster, depois de 27 anos passados na prisão. Quatro anos depois, Mandela é eleito para ser o primeiro o Presidente negro da África do Sul. Sua presidência enfrenta enormes desafios na era pós-Apartheid, incluindo a pobreza galopante e o crime. Mandela está particularmente preocupado com as divisões raciais entre negros e brancos sul-africanos, que podem levar à violência. A má vontade que ambos os grupos mantêm uns com os outros é vista até mesmo em sua própria equipe de segurança, onde as relações entre os oficiais brancos já estabelecidos, que havia guardado antecessores de Mandela, e as adições de negros do CNA para o destacamento de segurança, são frias e marcada por desconfiança mútua.
Ao atender a um jogo dos Springboks, a equipe do país da união do rugby, Nelson Mandela (Morgan Freeman) reconhece que os negros no estádio torcem contra seu time em casa, como o time de sua nação representa-se preconceito e apartheid em suas mentes. Ele observa que ele fez o mesmo enquanto estava preso em Robben Island. Sabendo que a África do Sul está pronta para sediar a Copa do Mundo de Rugby de 1995 no período de um ano, Mandela convence uma reunião do recém dominado por negros Comitê Sul-Africano de Esportes a apoiar os Springboks. Em seguida, ele se reúne com o capitão da equipe de rugby Springboks, François Pienaar (Matt Damon), e sugere que uma vitória dos Springboks na Copa do Mundo irá unir e inspirar a nação. Mandela também compartilha com Pienaar um poema, "Invictus", que o inspirou durante seu tempo na prisão.
Pienaar e seus companheiros de equipe treinam. Muitos sul-africanos, brancos e negros, duvidam que o rugby vai unir uma nação dilacerada por cerca de 50 anos de tensões raciais. Para muitos não-brancos, especialmente os radicais, os Springboks simbolizavam a supremacia branca. No entanto, tanto Mandela e Pienaar se mantém firmes na sua teoria de que o jogo pode conseguir unir o país Sul-Africano.
As coisas começam a mudar à medida que os jogadores interagem com os moradores e começam a ter amizade com eles. Durante os jogos de abertura, o suporte para os Springboks começa a crescer entre a população não-branca. No segundo jogo, os cidadãos de todas as raças compareceram para apoiar o Springboks e os esforços de Mandela. A equipe de segurança de Mandela também se aproxima, ao passo que os vários oficiais passam a respeitar o profissionalismo e dedicação de seus companheiros.
Os Springboks superam todas as expectativas e se qualificam para a partida final contra o Nova Zelândia All Blacks, time mais bem-sucedido de rugby no mundo, até então. Antes do jogo, a equipe africana visita a Ilha Robben, onde Mandela passou 27 anos na prisão. Lá, Piennar é inspirado pela força de vontade de Mandela e sua ideia de autodomínio no poema Invictus. Pienaar menciona seu espanto que Mandela "poderia ter passado 30 anos numa cela minúscula e sair disposto a perdoar as pessoas que o colocaram lá".
Apoiado por uma torcida grande de brancos e negros, Pienaar motiva sua equipe. Os guarda-costas de Mandela tem um susto quando, pouco antes da partida, um Jumbo 747 estremece o estádio, mas não é uma tentativa de assassinato e sim uma demonstração de patriotismo.
Será que os Springboks vencerão a partida mostrando ao povo que a união de time pode influenciar acontecer também na união do povo?! Quem assistir verá !!!
Morgan Freeman as Nelson Mandela
Matt Damon as François Pienaar, Capitão dos Springboks
Tony Kgoroge as Jason Tshabalala
Julian Lewis Jones as Etienne Feyder
Adjoa Andoh as Brenda Mazibuko
Patrick Mofokeng as Linga Moonsamy
Matt Stern as Hendrick Booyens
Marguerite Wheatley as Nerine Inverno
Leleti Khumalo as Mary
McNiel Hendriks as Chester Williams
Scott Eastwood as Joel Stransky
Isaac Feau'nati as Jonah Lomu
Grant L. Roberts as Ruben Kruger
Rolf E. Fitschen as Naka Drotske
Vaughn Thompson as Rudolph Straeuli
Charl Engelbrecht as Garry Pagel
Graham Lindemann as Kobus Wiese
Sean Cameron Michael as Gerente de Equipamentos do Springbok
Patrick Lyster as Pienaar, Pai de François
Penny Downie as Pienaar, Mãe de François
Sibongile Nojila as Eunice
Bonnie Henna as Zindzi
Shakes Myeko as Ministro dos Esportes
Lous Minnaar as Técnico dos Springbok
Dan Robbertse as Boer
Robin Smith as Johan De Villiers
David Dukas as Capitão do 747
Grant Swanby as Co-Capitão do 747
Langley Kirkwood as Guarda Presidencial
Roberts Hobbs as Guarda Presidencial
Melusi Yeni as Guarda Presidencial
Vuyo Dabula as Guarda Presidencial
Daniel Hadebe as Guarda Presidencial
Refiloe Mpakanyane as Jessie
Indicações e Prêmios
Oscar 2010
Melhor Ator (Morgan Freeman) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante (Matt Damon) - Indicado
Golden Globe Awards 2010
Melhor Direção/Cinema (Clint Eastwood) - Indicado
Melhor Ator de Drama/Cinema (Morgan Freeman) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante/Cinema (Matt Damon) - Indicado
Screen Actor's Guild Awards 2010
Melhor Ator/Cinema (Morgan Freeman) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante/Cinema (Matt Damon) - Indicado
National Board of Review 2010
Melhor Direção (Clint Eastwood) - Vencedor
Melhor Ator (Morgan Freeman) - Vencedor
Prêmio de Expressão da Liberdade - Vencedor
César 2011
Melhor Filme Estrangeiro - Indicado
National Board of Review 2010
Melhor Direção (Clint Eastwood) - Vencedor
Melhor Ator (Morgan Freeman) - Vencedor
Prêmio de Expressão da Liberdade - Vencedor
César 2011
Melhor Filme Estrangeiro - Indicado
- O orçamento foi de US$ 60 milhões de dólares e arrecadou US$ 122 milhões.
- A palavra invictus significa invencível, em latim.
- Invictus é o nome de um poema escrito por William Ernst Henley, em 1875, quando estava no hospital prestes a ter sua perna amputada. Nelson Mandela já foi ouvido dizendo trechos deste poema.
- Morgan Freeman e a produtora Lori McCreary durante anos tentaram realizar um filme sobre Nelson Mandela, baseado em sua autobiografia "Long Walk to Freedom". Entretanto, como a história se passava ao longo de várias décadas, seria impossível adaptá-la em um filme.
- Antes das filmagens começarem, Morgan Freeman e Lori McCreary visitaram Nelson Mandela, pedindo sua bênção para o filme.
- Nelson Mandela declarou que apenas Morgan Freeman poderia interpretá-lo em Invictus.
- Morgan Freeman assistiu a diversos vídeos de Nelson Mandela, para aperfeiçoar o sotaque e o ritmo de sua fala.
- É o primeiro de dois filmes em que Clint Eastwood e Matt Damon trabalharam juntos.
- Para se preparar para o papel, Matt Damon fez um treinamento intensivo no Gardens Rugby Club. O ator esteve sob o comando de Chester Williams, um dos jogadores de rúgbi da seleção da África do Sul na Copa do Mundo de 1995.
- Matt Damon visitou o verdadeiro Francois Pienaar, pedindo-lhe assistência para compor o personagem. Os dois jantaram juntos, com Pienaar passando diversas informações sobre o jogo de rúgbi, os treinamentos e aspectos técnicos do esporte.
- Os produtores queriam que um ator britânico interpretasse o pai de Francois Pienaar. Vários testes foram realizados, entre dezembro de 2008 e março de 2009, até que foi decidida pela contratação de um ator sul-africano para o papel.
- O roteirista Anthony Peckham é sul-africano.
- Durante as filmagens, Clint Eastwood se tornou um grande fã de rúgbi. Quando estava na África do Sul ele ficava horas assistindo partidas e, no dia seguinte, comentava sobre elas com os demais integrantes da equipe.
- Os atores que interpretaram os jogadores de rúgbi da Nova Zelândia tiveram que aprender o canto de guerra maori, o Haka, que é apresentado em todo jogo para intimidar os rivais. Para manter a verossimilhança, os produtores contactaram a Associação de Rúgbi da Nova Zelândia pedindo auxílio nos ensaios. Foi então enviado Inia Maxwell, especialista no Haka, que o ensinou durante as filmagens.
- As cenas do exterior da casa de Nelson Mandela foram rodadas em sua própria residência em Joanesburgo, enquanto que as cenas internas foram rodadas na Cidade do Cabo.
- A sala do presidente, onde ocorreu o primeiro encontro entre Nelson Mandela e Francois Pienaar, foi montada nos escritórios da Union Buildings, sede do governo na capital do país, Pretória. Foi a primeira vez que um filme recebeu autorização para rodar no local.
- Todas as cenas de rúgbi foram rodadas no Ellis Park Stadium, em Joanesburgo.
- Ao rodar as cenas de rúgbi, haviam apenas duas mil pessoas no estádio em que as filmagens ocorreram. Foi a equipe de efeitos especiais que os transformou em 62 mil pessoas, capazes de lotar o estádio.
- Quando Invictus foi aprovado, o compositor Kyle Eastwood estava na África do Sul, para participar de um festival de jazz. Clint Eastwood, seu pai, pediu que ele pesquisasse pelas bandas locais, para incluir na trilha sonora do filme.
- O Soweto String Quartet, a banda favorita de Nelson Mandela, foi contratado para trabalhar no filme.
- Chester Williams, foi o único jogador negro na equipe Springbok.
- O título Invictus pode ser traduzido do latim como "Invicto", e é o título de um poema do poeta inglês William Ernest Henley.
Ficha Técnica
Título Original: Invictus
País de Origem: EUA
País de Produção: África do Sul
Gênero: Drama / Esporte
Tempo de Duração: 134 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Warner Bros. Pictures, Spyglass Entertainment e Malpaso Films
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham
Edição: Joel Cox e Gary D. Roach
História: John Carlin
Direção de Arte: Tom Hannam e Jonathan Hely-Hutchinson
Direção de Fotografia: Tom Stern
Elenco: Fiona Weir
Figurino: John Carlin
Maquiagem: Nadine Prigge
Efeitos Especiais: Cordell McQueen
Efeitos Visuais: Shauna Bryan
Produção: Lori McCreary, Robert Lorenz, Mace Neufeld e Clint Eastwood
Co-Produção: Genevieve Hofmeyr
Produção Executiva: Gary Barber, Roger Birnbaum, Morgan Freeman e Tim Moore
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Warner Bros. Pictures, Spyglass Entertainment e Malpaso Films
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham
Edição: Joel Cox e Gary D. Roach
História: John Carlin
Direção de Arte: Tom Hannam e Jonathan Hely-Hutchinson
Direção de Fotografia: Tom Stern
Desenho de Produção: James J. Murakami
Decoração de Cenário: Leon Van Der Merwe Elenco: Fiona Weir
Figurino: John Carlin
Maquiagem: Nadine Prigge
Música Original: Kyle Eastwood e Michael Stevens
Efeitos Sonoros: Bub Asman e Alan Robert MurrayEfeitos Especiais: Cordell McQueen
Efeitos Visuais: Shauna Bryan
Produção: Lori McCreary, Robert Lorenz, Mace Neufeld e Clint Eastwood
Co-Produção: Genevieve Hofmeyr
Produção Executiva: Gary Barber, Roger Birnbaum, Morgan Freeman e Tim Moore
Nenhum comentário:
Postar um comentário