sábado, 19 de dezembro de 2015

Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança

© IMDb

Filme com roteiro que é um clássico de grande sucesso de bilheteria onde se inicia toda essa saga fantástica criada pelo genial George Lucas que quando iniciou essa obra de arte somente o estúdio Fox acreditou no seu sonho e que logo depois do feito, ainda assim os críticos esperavam que viesse o fracasso. Só que ao invés disso, tornou-se um estrondoso sucesso de público e de crítica. 

Um dos melhores filmes da história, também um dos melhores no gênero sobre Ficção Científica. Considerado por críticos como o marco inicial da Era dos Blockbusters (São os filmes que conseguem grande sucesso de público e por consequência grande receita bem a cima do seu orçamento). A partir daí, a indústria do cinema através das grandes companhias se atentaram mais para as campanhas de marketing e ao merchandising dos filmes. 

Star Wars além de ser uma história excepcional, uma lenda contemporânea que tem a sua própria "história dentro da História". 

No contexto geral, não só foi um divisor de águas da indústria cinematográfica americana como mudaria a história do cinema revolucionando a forma de se fazer filmes.

O legado deixado por esse filme é sensacional, pois influenciou vários diretores que vieram depois dessa geração como James Cameron, Ridley Scott, Peter Jackson, dentre outros que deixaram suas antigas profissões para se dedicarem ao Cinema.

Mesmo o filme sendo modificado em várias cenas, diálogos alterados, tiros reeditados, trilhas sonoras remixadas, cenas acrescentadas e reeditadas de sua versão original, ainda sim continua a ser um filme de sucesso, tanto que está preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso desde de seu primeiro ano de abertura. Nota 7 (0 a 10).

Sinopse

Se passaram 19 anos após a queda da República Galáctica e o extermínio dos Cavaleiros de Jedis pelos soldados clones seguindo as ordens do Imperador que comanda a galáxia com punho de aço. Um pequeno grupo de Rebeldes ousou desafiar a potência roubando os planos secretos da mais poderosa arma do Império Tarkin, a Estrela da Morte. O servo de maior confiança do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) é Darth Vader (David Prowse) que precisa encontrar os planos e localizar o esconderijo dos Rebeldes. 

A nave da líder dos Rebeldes, a Princesa Leia (Carrie Fisher) é tomada por uma batalha comandada por Darth Vader, mas antes da Princesa ser aprisionada, coloca os planos secretos do Império na memória da unidade dróide R2-D2 (Kenny Baker) e esse, com seu parceiro C-3PO (Anthony Daniels), foge num módulo que cai no Planeta Tatooine.

Em Tattoine, R2-D2 e C-3PO se separam e caminham pelo deserto até serem aprisionados pelos Jawas (pequenos seres encapuzados que vivem em Tatooine capturando dróides perdidos ou quebrados e vendendo em povoados e fazendas próximas).

Os dois dróides são vendidos para Owen Lars (Phil Brown) e seu sobrinho Luke Skywalker (Mark Hamill) que descobre uma mensagem de Leia no R2-D2 destinada a Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness). Luke se lembra de Ben Kenobi, um ermitão que vive nas montanhas e já que ele sempre quis sair de Tatooine e ver o universo, mas seu tio Owen sempre o impediu de ir pois temia que ser tornasse como seu pai, Anakin Skywalker.

O dróide R2-D2 foge durante a noite em busca de Obi-Wan Kenobi e, ao sair em sua procura, Luke e C-3PO são atacados pelo Povo da Areia (um povo bárbaro) e são salvos por Obi-Wan Kenobi, conhecido por Ben Kenobi.

Ben Kenobi assiste a mensagem de Leia e decide ajudá-la, mas Luke se recusa a ir até Alderaan, mas ao retornar para casa, descobre que seus tios Owen e Beru (Shelagh Fraser) foram mortos pelos soldados Stormtroopers do Império. Seguindo seu destino, Luke aceitar ajudar Kenobi com o desafio de resgatar a Princesa e ajudar a Rebelião a enfrentar o Império. 

Kenobi, Luke e os dróides vão até um porto espacial de Mos Eisley em busca de um piloto que os leve até Alderaan. Lá encontram o mercenário Han Solo (Harrison Ford) e o seu co-piloto fiel Chewbacca (Peter Mayhew), que aceitam o serviço devido uma dívida com o gângster Jabba The Hutt. As tropas imperiais tentam impedir a fuga, mas a nave de Han Solo, Millennium Falcon é extremamente veloz e consegue fugir.

Durante a viagem até Alderaan, Kenobi treina Luke sobre as técnicas Jedi... Enquanto isso, a Princesa Leia é torturada na Estrela da Morte para confessar o local da base rebelde que resiste. Então, o Oficial do Império Tarkin (Peter Cushing) e Darth Vader decidem explodir o planeta Alderaan, demonstrando o poder de fogo da Estrela da Morte. 

A Millennium Falcon é atraída para a Estrela da Morte e os tripulantes se escondem no compartimento de carga, usado por Solo para transporte de mercadorias contrabandeadas. Dentro da Estrela, eles se disfarçam para localizar a Princesa, enquanto Kenobi desativa o raio trator que impede a decolagem da nave. 

Han Solo, Luke, Chewbacca e os dróides partem para libertar a Princesa, mas enfrentam uma série de obstáculos, conseguem libertá-la e fogem para a nave Falcon que consegue escapar. Em um local da Estrela, Ben Kenobi enfrenta Darth Vader, seu antigo aprendiz... 

Entretanto, o Império rastreia a nave para descobrir o local da base da Aliança Rebelde, que está escondida em uma lua do Planeta Yavin. Sabendo disso, as naves rebeldes X-Wing preparam um ataque à Estrela da Morte com base nos planos escondidos no R2-D2 de como destruí-la. Luke, com ajuda de outros pilotos rebeldes como Biggs e Wedge enfrentam as naves Tie Fighters do Império, já que Han Solo tinha desistido de participar. 

Será que os rebeldes com a ajuda de Luke conseguiram destruir à Estrela da Morte? Han Solo que tinha desistido de participar desse ataque será que voltará para ajudar seu amigo Luke e o que aconteceu com Ben Kenobi x Darth Vader?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Mark Hamill as Luke Skywalker 
Harrison Ford as Han Solo 
Carrie Fisher as Princesa Leia Organa 
Peter Cushing as Grand Moff Tarkin
Alec Guinness as Ben Obi-Wan Kenobi
Anthony Daniels as C-3PO
Kenny Baker as R2-D2
Peter Mayhew as Chewbacca
David Prowse as Darth Vader
Phil Brown as Owen Lars, Tio de Luke
Shelagh Fraser as Beru Lars, Tia de Luke
Jack Purvis as Jawa, Chefe
Alex McCrindle as Dodonna, General
Eddie Byrne as Willard, General
Drewe Henley as Drewe Hemley, Líder Vermelho 
Denis Lawson as Dennis Lawson, 2º Líder Vermelho
Garrick as Biggs as 3º Líder Vermelho
Jack Klaff as John D. as 4º Líder Vermelho 
William Hootkins as Porkins, 6º Líder Vermelho
Angus MacInnes as Angus Mcinnis, Líder Ouro
Don Henderson as Taggi, General
Richard LeParmentier as Motti 
James Earl Jones as Voz de Darth Vader
Ian McDiarmid as Imperador Palpatine 

Personagens

Luke Skywalker

Características: Guerreiro corajoso, ele teve que se haver com a tentação de se bandear para o lado de Darth Vader - nunca é fácil opor-se às ambições paternas.

Percurso: Luke passa a infância em Tatooine com seus tios. Desconhecendo suas verdadeiras origens, Luke acredita que seu pai tenha morrido, sem suspeitar que leva o mesmo sangue daquele que pode ter sido o maior e mais problemático de todos os jedis: Anakin Skywalker. Tudo muda quando seu tio compra dois robôs usados, C-3PO e R2-D2, que levam a Obi-Wan Kenobi, um antigo mestre jedi.

Possuidor de um passado misterioso e de uma habilidade indiscutível como piloto, o jovem agricultor de Tatooine mostrou ter também capacidade para se tornar um cavaleiro Jedi. Último herdeiro de um tradição milenar, teve de enfrentar a defesa da Galáxia, além da carga de uma tragédia pessoal.

Momento inesquecível: A descoberta de que Darth Vader é seu pai, em O Império Contra-Ataca.

Han Solo

Características: Mercenário, contrabandista, jogador aventureiro e piloto excepcional. Ele esconde suas maiores qualidades sob uma capa de cinismo e individualismo. A existência marginal e criminosa de Han Solo mudou no dia em que conheceu um velho mestre Jedi e um jovem agricultor numa taberna suja de Mos Eisley.

Percurso: Acompanhado do seu co-piloto Chewbacca, Solo parece apenas mais um homem a serviço de quem pode pagá-lo, mas em Uma Nova Esperança, ele salva a vida de Luke no momento em que a nave de Darth Vader iria fuzilá-lo.

Momento inesquecível: O momento em que Darth Vader o congela com carbonite em O Império Contra-Ataca.

Obi-Wan Kenobi

Características: Mestre de duas gerações de Skywalkers, em O Ataque dos Clones, Ben Kenobi sofre nas mãos do rebelde Anakin.

Percurso: Antes conhecido como Ben Kenobi durante seu exílio, foi um lendário mestre Jedi, treinado pelos mestre Jedi Yoda e Gui-Go Jinn em sua juventude. Mais tarde em sua vida, treinou Anakin e seu filho Luke Skywalker nos caminhos da Força. Obi-Wan também foi General da República Galáctica durante as Guerras Clônicas, e também foi conhecido como um dos melhores lutadores da Ordem, e considerado como um dos mais poderosos usuários da Força a existir. Leva uma existência tumultuada, repleta de embates e de lutas pela justiça.

Momento Inesquecível: O confronto final com Darth Vader em Uma Nova Esperança.

Chewbacca

Princesa Leia

Características: A irmã gêmea de Luke é uma legítima representante de todos os ingredientes de uma verdadeira nobreza: coragem, lealdade e senso de justiça.

Percurso: Irmã de Luke Skywalver, a princesa Leia Organa Solo é levada secretamente por Ben Kenobi para Alderaan, enquanto Luke vai para Tatooine. Seguindo os passos de seus pais adotivos, abraça carreira política. Conhece o irmão durante uma das mais graves crises do império.

Momento inesquecível: Quando consegue matar Jabba em O Retorno de Jedi. 

Yoda

Características: É a voz da sabedoria. O pequeno Yoda é o mestre supremo das artes que caracterizam um jedi: controle total do corpo e da mente. Mestre da Força, em tempos líder do Conselho Jedi e defensor da República, o aspecto frágil e descuidado de Yoda esconde a enorme força de uma das mais poderosas mentes da Galáxia. Treinador e mestre de Jedis durante séculos, o carisma de Yoda fez dele um dos personagens mais reconhecidos da saga. 

Percurso: Mestre reverenciado, Yoda foi um respeitado membro da República. Conheceu tanto Anakin quanto Luke, e marcou os dois para sempre, adestrando-os no corpo e na mente.

Momento inesquecível: A sequência, em O Ataque dos Clones, quando pela primeira vez, Yoda mostra toda sua habilidade, sabedoria e perícia numa luta de sabre de luz. 

Darth Vader

Características: O grande nome do "lado escuro da Força". É literalmente o emblema do Mal, a personificação dos poderes negativos. O ex-jedi Anakin, pai de Luke Skywalker, é um verdadeiro instrumento de horror de Palpatine. Discípulo avançado do Imperador, Lord Sith, o impiedoso tirano tem um aspecto aterrador com a armadura e a máscara que são o suporte vital que oculta os restos do que outrora foi um cavaleiro Jedi.

Percurso: Anakin Skywalker, jovem com incríveis habilidades, é escravo em Tatooine. Descoberto pelo mestre jedi Qui-Gon Jinn, Anakin é levado para receber treinamento entre outros cavaleiros jedis. Seu tutor é Obi-Wan Kenobi. Porém, descontente com o que ele considera falta de reconhecimento, Anakin é seduzido pela lado escuro da Força. É o início da lenda lúgubre de Darth Vader.

Momento inesquecível: O momento em que salva seu filho Luke das garras de Palpatine, em o Retorno de Jedi.

Palpatine

Características: As forças negativas encontram no imperador Palpatine o seu grande representante. Mestre de Darth Vader, o imperador encaminhou-o para o lado escuro da Força.

Percurso: Palpatine parece um político americano: senador, faz de tudo para dominar o poder e exercê-lo com mão de ferro. Ninguém sabe ao certo se ele foi o primeiro a disseminar o lado escuro da Força: o certo é que o ambicioso senador atravessa a saga promovendo a discórdia e a morte.

Momento inesquecível: Quanto tenta seduzir Luke para o lado da Força, em O Retorno de Jedi.

Dróides

C-3PO

Caracterísiticas: A fleuma de mordomo britânico, o jeito resmungão e a dedicação aos proprietários transformaram C-3PO num dos personagens mais cômicos do cinema.

Percurso: C-3PO é construído por Anakin, que deseja presentear a mãe com um ajudante doméstico. Produz um verdadeiro prodígio: um robô com muitas características humanas, como medo, ciúme e fidelidade. 



Dróide de protocolo, hábil em mais de seis milhões de formas de comunicação, de exterior brilhante dourado, coragem duvidosa, sempre pessimista e sempre acompanhado do parceiro R2-D2, este herói estranho viu-se envolvido, desde a sua criação, nos mais importante acontecimentos da história galáctica e vive a maioria das aventuras da saga.

Momento inesquecível: O momento em que o robô se perde no deserto e volta correndo para R2-D2 em Uma Nova Esperança. 

R2-D2

Características: Dróide astromecânico "falando" um língua incompreensível, o robô mais enigmático do cinema não recusa o chamado à aventura, e é incrivelmente fiel a C-3PO. Sua maneira de emitir sons indecifráveis inspirou o personagem Kenny, de South Park.

Percurso: Originário do planeta Naboo, R2-D2 é levado pela rainha Amidala no momento em que o planeta é invadido. Desembarcando em Tatooine quando a nave precisava de reparos, o robô conhece C-3PO. A partir daí, o destino dos dois estaria selado: acompanhar a família Skywalker em suas aventuras.

Momento inesquecível: Em O Império Contra-Ataca, quando viaja com Luke Skywalker para ser treinado por Yoda no planeta Dagobah. 

Dekadróides: São dróides de combate da Federação de Comércio, os guarda-costas de Grievous e os dróides espiões.

IG-88: Dróide caçador de recompensas.

Stroopers: Soldados das Tropas Imperiais são exemplo palpável do poder do Imperador a simples visão das intermináveis fileiras de soldados bastava para causar terror aos seus adversários. Fiéis até à morte ao seu terrível líder, impiedosos no cumprimento de suas missões, acreditavam apenas na força de suas armas e no seu próprio poder.

Espécies e Seres

Banthas:

Ewoks: Seres pequenos de Endor;

Kaminoanos: Seres esbeltos e amorais sentavam-se no Senados galáticos.

Hutts: Senhores do crime na Galáxia eram grandes gastrópodes com braços avantajados, boca grande e enormes olhos cavernosos.

Guardas Gamorreanos: brutais. 

Minocks: Seres ladrões de energia que percorrem o espaço em bandos.

Rancors: Seres ferozes.

Tusken:

Wookies: Seres do planeta Kashyyk.

Naves e Veículos

Arco 170:

ASA-X:

ASA-Y:

AT-AT:

Catamarã Wookie:

Lançadeira Lambda:

O Escravo I: Nave pertencente a Boba Fett.

O Falcão Milenar:

Millenium Falcon: Nave mais rápida da Galáxia pertencente a Hans Solo.

Super Destróier Estelar: Nave também conhecida como o Executor pertencente a Darth Vader.

TIE: Caça avançado de Darth Vader era o componente básico da frota de naves ligeiras do Império galático. Darth Vader manou modificar uma dessas naves para participar diretamente das batalhas espaciais. No comando desse TIE modificado, de perfil característico, Vader protagonizou a memorável perseguição a Luke Skywalker nas trincheiras da Estrela da Morte no Episódo IV da saga. 


Indicações e Prêmios

Oscar 1978
Melhor Filme - Indicado
Melhor Diretor (George Lucas) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guiness) - Indicado
Melhor Roteiro Original (George Lucas) - Indicado
Melhor Trilha Sonora (John Williams) - Vencedor
Melhor Mixagem de Som (Don MacDougall, Ray West, B. Mincker e Derek Ball) - Vencedor
Melhor Direção de Arte (J. Barry, N. Reynolds, Leslie Dilley e Roger Christian) - Vencedor
Melhor Figurino (John Mollo) - Vencedor 
Melhor Edição (Richard Chew, Paul Hirsch e Marcia Lucas) - Vencedor
Melhor Efeitos Visuais (J. Stears, J. Dykstra, R. Edlund, G. McCune e R. Blalack) - Vencedor
Prêmio Especial: Melhor Edição de Som (Ben Burtt) - Vencedor

Globo de Ouro 1978
Melhor Filme Dramático - Indicado
Melhor Diretor (George Lucas) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guiness) - Indicado
Melhor Trilha Sonora (John Williams) - Vencedor 

Grammy 1978
Melhor Trilha Sonora de Cinema - Vencedor

People's Choice Award 1978
Filme Favorito - Vencedor

Special Achievement Academy Award 1978
Ben Burtt - Vencedor

Prêmio BAFTA de Cinema 1979
Melhor Som (Don MacDougall, Ray West, B. Mincker e Derek Ball) - Vencedor
Melhor Trilha Sonora (John Williams) - Vencedor

Prêmio Hugo 1978
Melhor Apresentação Dramática (George Lucas) - Vencedor

Saturn Award 1977
Melhor Filme de Ficção Científica - Vencedor
Melhor Roteiro (George Lucas) - Vencedor
Melhor Música (John Williams) - Vencedor
Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guinness) - Vencedor
Melhor Figurino (John Mollo) - Vencedor
Melhor Maquiagem (Stuart Freeborn) - Vencedor
Melhores Efeitos Especiais (John Dykstra) - Vencedor

Saturn Award 1978
Melhor Música (John Williams) - Vencedor
Melhor Direção (George Lucas) - Vencedor

Prêmio Nebula 1978
Melhor Roteiro (George Lucas) - Vencedor

Los Angeles Film Critics Association Award 1977
Melhor Filme - Vencedor

Honrarias


- National Film Registry da Biblioteca do Congresso selecionou em 1989 como um filme culturalmente importante;

- 68º posição entre os maiores roteiros originais de todos os tempos em 2006 pela Writers Guild of America;

- 1º posição entre os melhores filmes de ficção científica em 2011 escolhidos pelos públicos pela TV ABC;

- 171º posição na Top Lista 250 Films Critic's em 2012;

- 22º posição na lista dos 500 melhores filmes de todos os tempos em 2008 pela Empire Magazine;  

- 15º posição entre os maiores filmes em 1998 da American Film Institute, AFI;

- 27º posição entre os melhores filmes de suspenses em 2001 da American Film Institute, AFI;

- 14º posição Han Solo, 37 posição Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker (Herói), Princesa Leia (Heroína) em 2003 da American Film Institute, AFI;

- 8º posição das melhores falas em 2004: "Que a Força esteja com você." e "Ajude-me Obi-Wan Kenobi, você é minha única esperança." da American Film Institute, AFI;

- 1º posição das melhores trilhas sonoras em 2005 pelo Compositor John Williams da American Film Institute, AFI;

- 39º posição dos filmes americano mais inspiradores em 2006 da American Film Institute, AFI;

- 13º posição dos 100 maiores filmes de Edição de 10 anos de aniversário em 2007 da American Film Institute, AFI;

- 2º posição no Top 10 dos melhores filmes de Ficção Científica em 2008 da American Film Institute, AFI. 

Curiosidades

- Foi o primeiro filme da saga Star Wars a ser lançado nos cinemas. Apesar ser, na verdade em sua ordem cronológica, o quarto capítulo da saga. O motivo que fez George Lucas começar a contar a história por este capítulo, e não pelo primeiro, foi que a tecnologia da época tornava mais fácil levar às telas este capítulo. Apenas 22 anos depois, George Lucas resolveria lançar o primeiro capítulo, com o nome de Star Wars - Episódio 1: A Ameaça-Fantasma.

- O primeiro roteiro de Star Wars trazia Luke Skywalker como uma garota que iria resgatar seu irmão. A ideia foi abandonada logo depois, mas outra mais estranha ainda foi cogitada: Luke seria um anão errante que exploraria um mundo repleto de gigantes. A versão definitiva do roteiro apenas ficou pronta em 1976, um ano antes do lançamento do filme.

- Durante a elaboração do roteiro de Star Wars, Han Solo chegou a ser um alienígena verde e Luke um general de 60 anos de idade. 

- A composição do personagem Luke Skywalker, bem como os sabres de luz, foi inspirada em antigos contos de samurais.

- O sobrenome original de Luke, (nome obviamente escolhido devido ao nome do diretor) era Starkiller, alterado para Skywalker no roteiro final. Devido a grandiosidade do roteiro, Lucas dividiu a história em 6 partes, começando a partir da 4º parte, considerada mais viável economicamente e de maior apelo ao público;

- Star Wars é o 4º episódio da saga Star Wars idealizada por George Lucas. Os demais são Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002), Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005), O Império Contra-ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983).


- A trilha sonora é composta John Williams e gravada pela Orquestra Sinfônica de Londres.

- O filme estreou no dia 25 de maio, nos EUA, mas curiosamente foi o dia 4 do mesmo mês que ficou conhecido como o Dia de Star Wars. Tudo por causa do trocadilho "May the 4th be with you".

Frases

"Há muito tempo, em uma Galáxia muito, muito distante... " - Frase solene da saga
"Obi-Wan é um grande mentor, tão sábio quanto Mestre Yoda e tão poderoso como Mestre Windu." - Anakin Skywalker


Ficha Técnica

Título no Brasil: Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança
Título Original: Star Wars Episode IV - A New Hope 
País de Origem: EUA
País de Produção: Tunísia / Inglaterra / Guatemala
Gênero: Ficção Científica / Aventura  
Tempo de Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento: 1977
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Surround EX, Português 2.0 D. S. e Espanhol 2.0 Dolby Surround
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen

Estúdio: 20th Century Fox e Lucas Film
Distribuição: 20th Century Fox
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas 

Edição: Richard Chew, Paul Hirsch, Marcia Lucas, T.M. Christopher e George Lucas 
História: George Lucas
Direção de Arte: Leslie Dilley e Norman Reynolds
Direção de Fotografia: Gilbert Taylor  

Desenho de Produção: John Barry
Decoração de Cenário: Roger Christian 
Elenco: Dianne Crittenden, Irene Lamb e Vic Ramos    
Figurino: John Mollo
Maquiagem: Stuart Freeborn
Música Original: John Williams    
Efeitos Sonoros: Don MacDougall, R. West, Bob Minkler, Derek Ball e Ben Burtt 
Efeitos Especiais: John Dykstra e ILM (Industrial Light & Magic)
Efeitos Visuais: John Stears, John Dykstra, R. Edlund, G. McCune e Robert Blalack
Produção: Gary Kurtz e Rick McCallum
Co-Produção: 
George Lucas 
Produção Executiva: George Lucas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário