Filme com roteiro baseado no livro de Isaac Asimov 'I, Robot', mas precisamente nas famosas três Leis da Robótica criadas pelo escritor em que em seus contos da série, ele brincava com as diferentes implicações da lógica das leis, criando situações absurdas e perigosas para os humanos envolvendo os robôs.
Uma coisa que me faz pensar é que se essas máquinas dotadas de inteligência artificial quase humanas forem programadas para o mal com o intuito de matar... Nota 7 (0 a 10)
No ano 2035 d.C., os robôs são programados para viverem em perfeita harmonia com os humanos e já se tornaram parte do dia-a-dia do mundo inteiro sendo usados como empregados e assistentes do humanos para servi-los.
Quando um brilhante cientista da U.S. Robotics Corporation é encontrado morto, o Detetive Del Spooner (Will Smith) é chamado para investigar a morte de seu velho amigo, o Dr. Alfred Lanning (James Cromwell) o contará com a ajuda da Psicóloga de Robótica, a Dra. Susan Calvin (Bridget Moynahan). A U.S. Robotics é comandada por Lawrence Robertson (Bruce Greenwood) que está prestes a colocar o modelo NS-5 nas ruas.
O detetive Spooner levanta a hipótese que o principal suspeito pelo crime pode ser um robô. Mas, à medida que Sponner se aproxima da verdade, ele tem que defender sua própria vida, pois os robôs tentam encerrar sua investigação. Com o tempo se esgotando, uma ameaça ainda mais séria emerge do coração do mundo mecanizado... Uma ameaça que coloca em perigo a própria existência do ser humano.
Todos acreditam que tenha sido suicídio, mas Spooner acredita que Lanning tenha sido assassinado por um robô chamado Sonny (Alan Tuddyk), que foi encontrado no laboratório de Lanning, tentou fugir ao ser encontrado por Spooner e aparenta ser capaz de quebrar as Três Leis da Robótica desenvolvidas pelo próprio Lanning, que ditam que robôs não podem machucar humanos; devem obedecer humanos, caso isso não contradiga a Primeira Lei; e devem proteger a si mesmos, caso isso não contradiga a Primeira e a Segunda Leis.
Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. Esta lei parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito de ter cometido o crime é justamente o robô Sonny. Caso Sonny realmente seja o culpado, a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robóticos pode permitir que eles dominem o planeta, já que nada mais poderia impedi-los de subjugar os seres humanos.
Spooner investigando um fábrica de NS-5 juntamente com a Dra. Susan encontram Sonny e consegue prendê-lo ao sair da fábrica, mas ele é forçado a libertar Sonny por falta de evidências, e Robertson ordena que a Robopsicóloga Dra. Susan Calvin extermine Sonny com nanitas para que a possibilidade de um robô capaz de violar as Leis da Robótica não coloque em risco as vendas do NS-5. Porém, Calvin é incapaz de exterminar Sonny, que recebeu de seu pai uma personalidade própria e a capacidade de sonhar.
Enquanto isso, Spooner, seguindo pistas deixadas por uma gravação holográfica de Lanning, é atacado por um Robô-Demolidor enquanto investiga a casa do cientista e, mais tarde, emboscado por um exército de NS-5 em uma auto-estrada. As evidências de todos esses ataques são destruídas ou encobertas, o que leva Spooner a ser considerado problemático e suspenso por seu chefe, o Tenente John Bergin (Chi McBride).
Spooner pede ajuda a Calvin para investigar o caso e conta a ela que, muitos anos atrás, um caminhoneiro acidentalmente dormiu ao volante e tirou o carro de Spooner e o de uma família da estrada. Os dois veículos caíram rio abaixo, mas Spooner e a filha do casal sobreviveram. Um robô NS-4 viu o acidente e salvou Spooner, calculando que ele tinha mais chances de sobreviver do que a menina, que morreu afogada. Spooner culpou os robôs, que ele acredita são frios e incapazes de entender emoções humanas.
A Dra. Susan descobre um fato interessante sobre Spooner e Lanning. Spooner e Susan acreditam que Lanning estava sendo monitorado por Robertson, que havia descoberto que ele havia criado um robô com emoções. Os dois confrontam Robertson, que nega ter matado Lanning, e confrontam Sonny, que revela ter um sonho onde Spooner confronta os NS-4 no Lago Michigan, agora seco e usado como área de depósito de modelos robóticos ultrapassados.
Spooner vai até o depósito de Michigan e encontra os NS-4 sendo destruídos pelos NS-5, que voltaram-se contra a humanidade, prendendo seus donos em suas casas, atacando e destruindo todas as centrais de polícia, violentamente controlando multidões e exterminando outros robôs, que irão tentar salvar os humanos. Além disso, ele também rever a mensagem holográfica gravada do Dr. Lanning em um dispositivo, fazendo Spooner entender as perguntas quando ele viu a essa mensagem pela primeira vez quando o Doutor tinha morrido.
Spooner retorna ao centro da cidade, onde ele, Susan e Sonny invadem a central da US Robotics, protegida por milhares de NS-5, para instalar as nanitas na central de comando de VIKI, uma Inteligência Artificial que comanda as instalações da US Robotics e corrompeu a programação dos NS-5 e também mata uma pessoa principal que também descobre após chegarem a uma conclusão de que ela está mais apta a comandar a Humanidade, e que o único jeito de salvar os seres humanos é oprimindo-os e instalando uma ditadura comandada por robôs.
Será que Spooner conseguirá instalar as nanitas em VIKI, destruindo-a? O que acontecerá com os NS-5 e Sonny? Qual será essa grande descoberta de Spooner que nunca imaginaria sobre Lanning? Quem assistir verá !!!
Elenco
Will Smith as Del Spooner, Detetive
Bridget Moynahan as Susan Calvin, Doutora
Bruce Greenwood as Lawrence Robertson
James Cromwell as Alfred Lanning, Doutor
Shia LaBeouf as Farber
Alan Tudyk as Sonny, Andróide (voz)
Chi McBride as John Bergin, Tenente
Bridget Moynahan as Susan Calvin, Doutora
Bruce Greenwood as Lawrence Robertson
James Cromwell as Alfred Lanning, Doutor
Shia LaBeouf as Farber
Alan Tudyk as Sonny, Andróide (voz)
Chi McBride as John Bergin, Tenente
Adrian Ricard as Granny
Jerry Wasserman as Baldez
Fiona Hogan as V.I.K.I. (voz)
Fiona Hogan as V.I.K.I. (voz)
Peter Shinkoda as Chin
Terry Chen as Chin
Craig March as Detetive
Kyanna Cox as Garota
Emily Tennant as Garota Jovem
Sharon Wilkins as Mulher Asmática
Darren Moore as Homem Sem Casa
David Haysom as Robô NS-4 / NS-5
Scott Heindl as Robô NS-4 / NS-5
Aaron Douglas as Advogado da U.S. Robotics
Michael St. John Smith as Advogado da U.S. Robotics
Tiffany Lyndall-Knight as Mulher
Angela Moore as Avó
Oscar 2005
Indicações e Prêmios
Oscar 2005
Melhores Efeitos Especiais (Patrick Tatopoulos) - Indicado
- O orçamento do filme foi de US$ 120 milhões de dólares e arrecadou US$ 347 milhões.
- O ator Wil Wheaton fez testes para interpretar o robô Sonny, quando os produtores ainda analisavam a possibilidade de usar um ator como o personagem.
- O processo usado na criação de Sonny é idêntico ao utilizado para o personagem Gollum nos filmes da série O Senhor dos Anéis. Ou seja, um ator teve vários sensores presos ao seu corpo e atuou em todas as cenas do personagem, sendo posteriormente substituído por animação computadorizada, que seguia os movimentos gravados através dos sensores.
- Na vitrine de uma loja de robôs antigos é visível o AIBO, robô que imita um cachorro lançado pela Sony e que foi um grande sucesso de vendas.
- Em 2007, o escritor e produtor Ronald Moore revelou que estava desenvolvendo um roteiro para dar segmento à história com Sonny liderando os robôs.
Ficha Técnica
Título no Brasil: Eu, Robô
Título Original: I, Robot
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA
Gênero: Ficção Científica / Ação
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Cor: Color
Áudio: Inglês, Espanhol e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Cor: Color
Áudio: Inglês, Espanhol e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: 20th Century Fox, D. Entertainment Company, Laurence Mark e Overbrook Films
Distribuição: Fox Home Entertainment
Direção: Alex Proyas
Roteiro: Jeff Vintar e Akiva Goldsman
Roteiro: Jeff Vintar e Akiva Goldsman
Edição: Richard Learoyd, Armen Minasian e William Hoy
História: Isaac Asimov
Direção de Arte: Chris August e Helen Jarvis
Direção de Fotografia: Simon Duggan
Direção de Fotografia: Simon Duggan
Desenho de Produção: Patrick Tatopoulos
Decoração de Cenário: Lin MacDonald
Elenco: Juel Bestrop, Heike Brandstatter, Coreen Mayrs e Jeanne McCarthy
Figurino: Liz Keogh
Maquiagem: Angelina P. Cameron
Música Original: Marco Beltrami
Efeitos Sonoros: Erik Aadahl e Craig Berkey
Efeitos Especiais: Patrick Tatopoulos
Efeitos Visuais: Scott E. Anderson e Nancy Bernstein
Produção: Laurence Mark, John Davis, Topher Dow e Wick Goddfrey
Co-Produção: Steven R. McGlothen
Produção Executiva: Will Smith, James Lassiter, Anthony Romano e Michel Shane
Efeitos Visuais: Scott E. Anderson e Nancy Bernstein
Produção: Laurence Mark, John Davis, Topher Dow e Wick Goddfrey
Co-Produção: Steven R. McGlothen
Produção Executiva: Will Smith, James Lassiter, Anthony Romano e Michel Shane
Nenhum comentário:
Postar um comentário