terça-feira, 29 de março de 2016

O Impossível


© Paris Filmes

Filme com roteiro baseado na história de María Belón e sua família que lutaram pela sobrevivência em meio à devastação provocada pela terrível tsunami ocorrida na Tailândia em 2004 que matou mais de 284.000 pessoas e uma das maiores catástrofes naturais de nosso tempo. 

Uma grande obra cinematográfica desde da espetacular trilha sonora, passando pelas cenas fortes, impressionantes e as belas atuações dos atores vivendo verdadeiramente o que ocorreu com a família, inclusive a atuação magnífica do garoto Tom Holland que deu um show de interpretação, se bem que ele merecia uma indicação ao Oscar. 

Três cenas me chamou a atenção do diretor J. A. Bayona que ele soube levar para o público em toda a  sua dramaticidade em cenas espetaculares como a da tsunami invadindo o hotel que foi sem dúvida, uma das mais realista jamais vista nos cinemas, a cena embaixo d'água faz com que se sentíssemos debaixo daquela onda de mais de 10 metros e a bela cena que eu duvido quem não ficou emocionado na hora que foi a cena do reencontro do pai com os filhos. 

O filme além de emocionar e faz tirar várias reflexões a todos nós que assistimos sobre o que foi essa tragédia, dentre elas a ser mais generoso e jamais desistirmos de lutar. Nota 8 (0 a 10)

Sinopse

Maria Bennett (Naomi Watts), Henry Bennett (Ewan McGregor) e seus três filhos, Lucas Bennett (Tom Holland), Thomas Bennett (Samuel Joslin) e Simon Bennett (Oaklee Pendergast) estão aproveitando suas férias em Khao Lak, Tailândia. Eles chegam na véspera de Natal e se instalam no Orchid Beach Resort. 

Mas na manhã do dia 26 de dezembro de 2004, enquanto todos relaxam na piscina do hotel após as festividades de Natal, uma tsunami de proporções devastadoras atinge a costa. A família então se separa: Maria e seu filho mais velho, Lucas, vão para um lado da ilha, enquanto Henry e os dois filhos mais novos vão para o outro. Depois que a água baixa, se pode ver todos os ferimentos causados nas pessoas que ali estavam. A perna direita de Maria fica ferida gravemente e as costas de Lucas também. Depois de muito esforço os dois conseguem subir em uma árvore alta e aparentemente segura. No caminho até a árvore eles encontram uma criança perdida no meio dos escombros. Maria escuta a criança chorando e decide resgatá-la. Lucas não concorda no começo, mas depois ele pensa que aquela criança poderia ser um de seus irmãos. Logo Maria e Lucas resgatam a criança, que é um menino chamado Daniel (Johan Sundberg).

Quando os três já estão em cima da árvore, algumas horas se passam e eles são encontrados por uma tribo indígena que mora próximo da ilha. Eles fazem curativos em Maria e a colocam em uma camionete junto com Lucas. Daniel fica para trás. Os dois logo vão direto para um hospital. Lá Maria é internada junto com várias pessoas feridas também pelo tsunami.

Enquanto isso, Henry e seus dois filhos ainda estão no hotel procurando por Maria e Lucas. Henry decide mandar seus filhos para as montanhas, junto de outras crianças perdidas. Os dois filhos pequenos vão embora e Henry continua procurando por Maria e Lucas. No hospital, Maria é medicada e novos curativos são feitos nela, enquanto isso Lucas ajuda outras pessoas no hospital. Henry procura e não acha Maria, então ele vai para as montanhas, mas chegando lá ele descobre que seus filhos foram levados embora pois estavam sem responsáveis. Os filhos mais novos de Maria e Henry fogem do carro onde estavam e vão parar no mesmo hospital onde Maria e Lucas estão. Henry, juntamente com outras pessoas, conseguem um veículo de transporte e com ele eles vão de hospital em hospital procurando por seus parentes perdidos, quando eles param no hospital em que Maria está, ele escuta a voz de seus filhos mais novos a partir daí ocorre a cena do reencontro do pais com seus filhos e logo depois, eles vão para a sala onde Maria está internada.

Maria passa por uma cirurgia de risco e durante a cirurgia, através do sonho dela podemos ver como tudo aconteceu, em detalhes, de como ela se feriu, como os filhos mais novos se salvaram e como Henry se salvou. Será que Maria conseguirá sobreviver essa cirurgia complicada e Lucas conseguirá contar os dois segredos que ele tanto queria?! 

Elenco

Naomi Watts as Maria Bennett 
Ewan McGregor as Henry Bennett
Tom Holland as Lucas Bennett
Samuel Joslin as Thomas Bennett
Oaklee Pendergast as Simon Bennett
Marta Etura as Simone 
Sönke Möhring as Karl Schweber
Geraldine Chaplin as Senhora Velha 
Douglas Johansson as Senhor Benstrom 
Emilio Riccardi as Morten Benstrom
Ploy Jindachote as Cuidadora 
Johan Sundberg as Daniel 
Jomjaoi Sae-Limh as Enfermeira da Cruz Vermelha
Nicola Harrison as Mulher que Cuida de Simon e Thomas

Indicações e Prêmios

Oscar 2013
Melhor Atriz (Naomi Watts) - Indicada

Golden Globe Award 2013
Melhor Atriz em Filme Dramático (Naomi Watts) - Indicada

Screen Actors Guild Award 2013
Melhor Performance por Uma Atriz Num Papel Principal (Naomi Watts) - Indicada

Curiosidades

- A atriz Naomi teve um relacionamento estreito com Maria Belón, a esposa e mãe espanhola que serviu de base para a história, justamente para viver o papel colhendo todos os detalhes;

- Naomi passou mais de um mês sendo golpeada por 130 mil litros de água dentro de um tanque imenso na Espanha, pois a meta era filmar uma sequência de 10 minutos na qual sua personagem é arrastada pela grande onda;

- O diretor Juan Antonio Bayona decidiu não especificar as nacionalidades dos personagens principais, a fim de criar um filme universal em que as nacionalidades eram irrelevantes para o enredo;

- O orçamento do filme foi de US$ 45 milhões de dólares e arrecadou US$ 180 milhões. 

Trilha Sonora 

The Impossible - Fernando Velázquez
Iylm - Lluís Segura
Kamalani - Israel Kamakawiwo'ole

Ficha Técnica

Título no Brasil: O Impossível
Título Original: The Impossible / Lo Imposible
País de Origem: Espanha
País de Produção: Espanha / Tailândia   
Gênero: Suspense / Drama / Ação 
Tempo de Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento: 2012
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Summit Entertainment, MediaSet, Apaches Entertainment e Telecinco Cinema  
Distribuição: Paris Filmes
Direção: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Sergio G. Sánchez    
Edição: Elena Ruíz e Bernat Vilaplana 
História: María Belón 
Direção de Arte: Jaime Anduiza, Dídac Bono e Marina Pozanco 
Direção de Fotografia: Oscar Faura  
Desenho de Produção: Eugenio Caballero    
Decoração de Cenário: Pilar Revuelta  
Elenco: Shaheen Baig   
Figurino: Anna Bingemann, Sparka Lee Hall e María Reyes 
Maquiagem: Sarah Love  
Música Original: Fernando Velázquez     
Efeitos Sonoros: Oriol Tarragó 
Efeitos Especiais: Paul Costa
Efeitos Visuais: Eduardo Díaz
Produção: Belén Atienza, Álvaro Augustín, Ghislain Barrois e Enrique López-Lavigne 

Co-Produção: Jaime Ortiz de Artiñano
Produção Executiva: Sandra Hermida e Javier Ugarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário