terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A Grande Aposta

© Paramount Pictures

Filme com roteiro baseado na história adaptada 'The Big Short', de Michael Lewis sobre um grupo de investidores que prevê a crise financeira de 2008 e decide apostar contra o mercado imobiliário americano. 

Esse grupo analisa o mercado de forma fundamentalista, não apenas prevê as crises, mas lucra muito com elas. É uma história sobre análise de dados, investimentos e como o pensamento crítico pode levar a grandes resultados. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. 

Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.

Elenco

Christian Bale as Michael Burry
Steve Carell as Mark Baum
Ryan Gosling as Jared Vennett
John Magaro as Charlie Geller
Finn Wittrock as Jamie Shipley
Brad Pitt as Ben Rickert
Hamish Linklater as Porter Collins
Rafe Spall as Danny Moses
Jeremy Strong as Vinny Daniel
Marisa Tomei as Cynthia Baum
Melissa Leo as Georgia Hale
Stanley Wong as Ted Jiang
Byron Mann as Wing Chau
Tracy Letts as Lawrence Fields
Karen Gillan as Evie
Max Greenfield as Ela mesma
Margot Robbie as Ela mesma
Selena Gomez as Ela mesma
Richard Thaler as Ele mesmo
Anthony Bourdain as Ele mesmo

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 50 milhões de dólares e arrecadou US$ 133,3 milhões.

Indicações e Prêmios

Oscar 2016

Melhor Filme - Indicado
Melhor Direção (Adam McKay) - Indicado
Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) - Indicado
Melhor Roteiro Adaptado (Adam McKay, Charles Randolph) - Vencedor
Melhor Edição (Hank Corwin) - Indicado

Ficha Técnica

Título no Brasil: A Grande Aposta
Título Original: The Big Short  
País de Origem: EUA   
País de Produção: EUA  
Gênero: Drama / Comédia  
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento: 2015 
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures 
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay e Charles Randolph    
Edição: Hank Corwin 
História: Michael Lewis
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: Barry Ackroyd 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: Nicholas Britell     
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: N 

Co-Produção: S
Produção Executiva: T

sábado, 28 de dezembro de 2019

High Flying Bird

© NETFLIX

Roteiro . Nota 6 (0 a 10)

Sinopse




Elenco




Indicações e Prêmios


Ficha Técnica

Título no Brasil: High Flying Bird
Título Original: High Flying Bird 
País de Origem: EUA   
País de Produção: EUA  
Gênero: Documentário Esportivo  
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2019
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: R
Distribuição: C
Direção: James Bruce
Roteiro: S   
Edição: C 
História: S
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: D 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: M    
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: N 

Co-Produção: S
Produção Executiva: T

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A Moreninha

©  Vídeo Arte do Brasil 

Roteiro inspirado no livro literário 'A Moreninha' de Joaquim Manuel de Macedo sobre a primeira mulher que ganha destaque na literatura brasileira que tem como cenário a Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro. Nota 5 (0 a 10).

Sinopse

Conduzido pelo estilo colonial e bem humorado das brincadeiras e namoros de estudantes, Carolina (Sonia Braga) é uma bela e inquieta jovem, que idealiza tornar seu sonho realidade - uma jura de amor que a acompanha desde criança.

No luxo das festas e bailes do fim do século passado, o tema central é o amor, num clima poético que dá um toque romântico.


Elenco

Sonia Braga as Carolina
David Cardoso
Nilson Condé
Claudia Mello
Roberto Orosco
Tony Penteado
Carlos Alberto
Gesio Amadeu
Vera Manhães
Lucia Mello
Adolfo Machado
Sônia Oiticica

Curiosidades


Ficha Técnica

Título no Brasil: A Moreninha
Título Original: A Moreninha 
País de Origem: Brasil
País de Produção: Brasil
Gênero: Romance / Drama 
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 19
Cor: Color
Áudio: Português 2.0 Dolby Digital
Legendas: Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Lauper Films - CBS do Brasil, Fundação Padre Anchieta e TV 2 Cultura
Distribuição: Video Arte do Brasil 
Direção: Glauco Mirko Laurelli 
Roteiro: Glauco Mirko Laurelli    
Edição: Glauco Mirko Laurelli 
História: Joaquim Manuel de Macedo
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: D 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: Claudio Petraglia     
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: Claudio Petraglia, Luiz Sergio Person e Glauco Mirko Laurelli  

Co-Produção: Miroel Silveira e Claudio Petraglia
Produção Executiva: Oswaldo Massaini

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O Homem que Viu o Infinito

© Netflix

Filme com roteiro baseado na obra 'The Man Who Knew Infinity - O Homem que Conhecia o Infinito' que conta a história de vida de Srinivasa Ramanujan de Robert Kanigel.  Uma verdadeira história de amizade que mudou a matemática para sempre. Nota 7 (0 a 10)

Srinivasa Aiyangar Ramanujan (Dev Patel) nasceu na índia, em 1887. Já na infância, a sua inteligência excepcional deixa todos à sua volta impressionados. Por causa disso, ganha uma bolsa para o Liceu de Kumbakonam, onde desperta a admiração dos professores. Na adolescência começou, por auto-recriação, a estudar séries aritméticas e séries geométricas e com apenas 15 anos conseguiu encontrar soluções de polinómios de terceiro e quarto grau. Com essa idade teve acesso a um livro que marcou a sua vida: "Synopsis of Elementary Results on Pure Mathematics", a obra de George Shoobridge Carr, um professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra). O livro apresenta cerca de seis mil teoremas e fórmulas com poucas demonstrações, o que influenciou a maneira de Ramanujan interpretar a Matemática. Aos 16 anos fracassou nos exames de inglês e perdeu a bolsa de estudos. Sem desistir, continuou as suas pesquisas de forma autodidacta. Estudando e trabalhando sozinho, recria tudo o que já fora feito em Matemática. Mais tarde, decidiu frequentar uma universidade local como ouvinte. Os professores, percebendo as suas qualidades, aconselharam-no a enviar os resultados dos seus trabalhos para o grande matemático inglês G. H. Hardy (Jeremy Irons). Em 1913, impressionado com o seu intelecto, Hardy convida-o para ir para Cambridge (Inglaterra). Ali, apesar de todas as dificuldades de adaptação e de algum cepticismo do corpo docente, ele tornou-se professor no Trinity College (Cambridge) e foi agraciado com o ingresso na Royal Society de Ciências. Em 1919, adoeceu com tuberculose e voltou para a Índia…

Com realização e argumento de Matt Brown (“Ropewalk”), “O Homem Que Viu o Infinito” conta a história verídica de Srinivasa Aiyangar Ramanujan (1887 – 1920), um dos mais influentes génios matemáticos do século XX.

Filme fantástico que faz uma crítica ao elitismo acadêmico e ao choque de culturas. Um exemplo de persistência, dedicação e resiliência.

Um relato realista do conservadorismo e elitismo, designadamente no meio académico, que dominava (e domina ainda hoje) no reino de Sua Magestade. E um exemplo paradigmático dos constrangimentos macroestruturais de carácter sociocultural que se impõem sobre indivíduos dos estratos menos favorecidos.

A Matemática interpreta o que existe e nem todos estão preparados e têm sensibilidade para o perceberem - por isso deviam ser ensinados. A negação vem, quase sempre, do que se desconhece.

Sinopse

Srinivasa é um gênio que cresceu numa região pobre da índia. Sem formação acadêmica, realizou contribuições substanciais nas áreas da análise matemática, teoria dos números e séries infinitas. Em 1913, enviou a qualidade dos seus trabalhos para Godfrey Harold Hardy, o grande matemático inglês. Impressionado com a inteligência do indiano, Hardy convidou-o para se instalar na Universidade de Cambridge.

Em 1913, Ramanujan, um gênio da matemática autodidata da Índia viaja para a o Colégio Trinity, na Universidade de Cambridge, onde ele se aproxima do seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy, e luta para mostrar ao mundo a brilhantia de sua mente.

Na década de 1910, Srinivasa Ramanujan é um homem de inteligência ilimitada que mesmo a pobreza abjeta de sua casa em Madras, na Índia, não pode esmagar. Eventualmente, sua inteligência estelar em matemática e sua confiança ilimitada em ambos atraem a atenção do conhecido professor de matemática britânico, G.H. Hardy, que o convida a desenvolver seus cálculos no Trinity College, em Cambridge. Forçado a deixar sua jovem esposa, Janaki, para trás, Ramanujan se encontra em uma terra onde suas teorias matemáticas amplamente intuitivas e seus valores culturais se debruçam sobre os rigorosos requisitos acadêmicos de sua escola e mentor e as realidades preconceituosas de uma Grã-Bretanha Primeira Guerra Mundial. Enfrentando isso com uma família em casa decidida a mantê-lo longe de sua esposa e de sua própria saúde em declínio, Ramanujan se une a Hardy em uma luta mútua que definiria Ramanujan como um dos maiores estudiosos modernos da Índia que quebrou mais de uma barreira em seus mundos.

Para contar a história do indiano Srinivasa Ramanujan (Dev Patel), um brilhante matemático autodidata e de origem humilde, que no início do século XX realizou contribuições substanciais em diversas áreas da matemática analítica, como a teoria dos números, séries infinitas e frações continuadas.

Tendo apenas outro crédito obscuro, de mais de uma década atrás, em seu currículo, Brown se entrega a uma realização carregada de academicismos, que busca a todo o momento elevar a nobreza da história tratada. A narrativa apresentada em flashback se esforça para estabelecer o protagonista desde seus primeiros passos em Madras, na Índia, como um ser iluminado, cuja habilidade com os cálculos se mostra um dom imaculado maior do que ele próprio. Essa aura divinal é ressaltada pela trilha grave e pelos diálogos repletos de frases de efeito, como “Eu sou um diamante bruto pronto para ser lapidado”, dita pelo próprio Ramanujan, ou quando sua esposa o questiona seus sentimentos, “Dizem que você ama mais os números do que as pessoas”, ela afirma.

Essa primeira passagem indiana falha em quase todas as perspectivas, seja na frágil construção do caráter real de Ramanujan, na apresentação das particularidades culturais do país ou na consolidação dos conflitos. A procura de um meio de compartilhar suas descobertas com o mundo, os problemas conjugais, frutos de um casamento recente, e a relação conturbada entre a mãe e a esposa do protagonista são questões abordadas de forma rasa e apressada, resolvidas em no máximo uma cena. Ineficiente também é a tentativa de transmitir ao público o mesmo fascínio que a matemática exerce sob Ramanujan e a noção deste de estar lidando com uma forma de arte e não com uma ciência. Tudo isso prejudica, de modo geral, a empatia com o jovem gênio.

Quando chegamos à porção inglesa do longa – a partir do momento em que Ramanujan é convidado a estudar na Universidade de Cambridge – o protagonismo passa a ser dividido com o renomado professor G.H. Hardy (Jeremy Irons). Impressionado com as teorias do indiano, o catedrático assume a posição de mentor, tipo de papel que vem se tornando cada vez mais frequente na carreira de Irons e com o qual consegue se impor com facilidade. Devido à concepção errática da persona de Ramanujan - pois mesmo que sua perseverança e genuína disposição sejam admiráveis, existe um incômodo causado por sua faceta levemente arrogante e pela dificuldade em compreender que suas teorias devem ser provadas para serem validadas – acaba sendo mais natural se relacionar com Hardy, mesmo que este também apresente seus defeitos, como a dificuldade de convívio em sociedade.

Esse ponto específico, a falta de tato para as relações humanas, que supostamente deveria aproximar os personagens principais, acaba sendo um dos grandes equívocos do desenvolvimento dramático que o roteiro visa sustentar. Constantemente ouvimos afirmações de que a postura imperiosa e intransigente de Hardy faz mal a Ramanujan, quando nunca, de fato, vemos isso na tela. Há sim um distanciamento, uma frieza, no trato entre os dois ao longo de quase toda a projeção, mas nunca com a severidade anunciada. Por isso, quando ao final tenta-se criar uma ligação de cunho quase paternal, ela soa pouco convincente e a intenção de Brown em realizar uma jornada transformadora para ambos nunca chega a ter a força pretendida.

Nem mesmo a inclusão do drama da Primeira Guerra gera um maior impacto, servindo somente para reforçar alguns clichês de dificuldade de adaptação e choque cultural – os soldados que destratam o imigrante indiano na rua. Resta ao longa algumas qualidades, como as atuações da dupla Patel e Irons, além de ótimos coadjuvantes como Stephen Fry e, especialmente, Toby Jones, responsável pelos alívios cômicos da trama. Há também a insinuação de um debate interessante sobre racionalidade e fé – pois Ramanujan crê que suas habilidades sejam resultantes da vontade dos deuses, algo inconcebível para um ateu como Hardy – mas que não ganha o devido aprofundamento, apenas guiando a história a um desfecho sentimentalista. Incapaz de fugir das amarras da fórmula das cinebiografias tradicionais, Brown direciona o olhar para uma figura que, apesar da enorme importância histórica, possui um apelo limitado junto ao grande público, sem conseguir entregar um produto cinematográfico capaz de transpor esta barreira.

Elenco

Dev Patel as Srinivasa
Jeremy Iron as
Toby Jones as
Malcolm Sinclair as
Jeremy Northam as
Richard Cunningham as
Raghuvir Joshi as
Dhritiman Chatterjee as
Stephen Fry as
Arundathi Nag as
Devika Bhise as
Padraic Delaney as


Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 10 milhões de dólares e arrecadou US$ 12,25 milhões. 

Indicações e Prêmios

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films 2017
Melhor DVD/Blu-Ray - Indicado

Yoga Awards 2017
Melhor Ator Superexposto - Vencedor
Ficha Técnica

Título no Brasil: O Homem que Viu o Infinito
Título Original: The Man Who Knew Infinity 
País de Origem: Reino Unido
País de Produção: Reino Unido 
Gênero: Biografia / Drama
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 2015
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Edward R. Pressman Film, Xeitgeist Entertainment Group e Animus Films
Distribuição: Netflix 
Direção: Matt Brown 
Roteiro: Matt Brown e Robert Kanigel   
Edição: JC Bond
História: Robert Kanigel
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: Larry Smith 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: Coby Brown 
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: Matt Brown, Jon Katz, Ed. R. Pressman, Jim Young, S. Sondervan e J. Thomas

Co-Produção: S
Produção Executiva: T

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A Grande Muralha

© 

Filme com roteiro . Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Um grupo de soldados britânicos está lutando na China e se depara com o início das construções da Grande Muralha. Eles percebem que o intuito não é apenas proteger a população do inimigo mongol e que a construção esconde na verdade um grande segredo.



Elenco




Indicações e Prêmios


Ficha Técnica

Título no Brasil: A Grande Muralha 
Título Original: The Great Wall 
País de Origem: EUA   
País de Produção: EUA  
Gênero: Ação  
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: R
Distribuição: C
Direção: James Bruce
Roteiro: S   
Edição: C 
História: S
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: D 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: M    
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: N 

Co-Produção: S
Produção Executiva: T

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Trovão Azul

© ABC TV

Seriado baseado no filme de sucesso de bilheteria de mesmo nome lançado um ano antes. A aeronave de alta tecnologia e velocidade turbo conhecida como Trovão Azul, foi criada pelo governo federal como a melhor arma na guerra contra o crime. 

Era um fã e gostava muito de assisti nos anos 90 os episódios. Mesmo a TV não passando todos. O designer do helicóptero era muito bonito quando ele aparecia na série e principalmente nas cenas de ação que ele se destacava mais. Ele tinha sensor de calor que podia ver através das paredes e gravar um sussurro ou até nivelar sobre um quarteirão. 

Eu cheguei a ter ele em brinquedo e até a desenhá-lo bem! Somente agora eu consegui assistir a série completa, apesar do roteiro poderia ser mais explorado com mais cenas de ação em alguns episódios. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Episódio #1 [Second Thunder - Segundo Trovão] (06/01/1984): em Los Angeles, um helicóptero da polícia é abatido por um avião de ataque ex-exército, mohawk. Enquanto isso, os oficiais estão apresentando o novo helicóptero Trovão Azul (Blue Thunder), uma aeronave que possui um canhão de gatilho de 20 milímetros, um motor de turbina avançado, sistema de disparo avançado, dispositivos de vigilância sonora e visual e um "modo silencioso" de supressão de som.

O policial e piloto do helicóptero é Frank Chaney (James Farentino), e seu observador, Jafo (Just Another Fucking Observer) Wonderlove (Dana Carvey), receberam a tarefa de descobrir quem matou os pilotos de helicóptero da polícia. No dia seguinte, eles recebem a resposta, quando o avião preto faz uma manobra violenta no funeral dos pilotos. Uma bomba dummy é lançada pelo assassino, e Chaney encontra uma mensagem dentro de um ex-inimigo cujo único desejo é vingança contra o piloto do Trovão Azul.

Episódio #2 [A Clear and Present Danger - Um Perigo Claro e Presente] (13/01/1984): um grupo paramilitar é o principal suspeito de uma série de assaltos a bancos, tanto que envolveu um avião de combate da segunda guerra mundial, Bearcat fortemente modificado. Seus métodos de operação são bem-sucedidos até que o trovão azul é enviado para interceptar e abater o caça, mas depois que o avião cai, o piloto escapa. 

Depois que o piloto Chaney rastreia a aeronave até um xerife local. O policial Ski (Dick Butkus) da unidade Blue Thunder é enviado para se infiltrar no grupo paramilitar, e descobre que os assaltos e assassinatos políticos visam dominar o estado. 

Episódio #3 [Arms Race - Corrida Armamentista] (20/01/1984): o piloto Chaney é chamado quando um avião não tripulado é usado para atacar e destruir uma aeronave leve, matando todos os três passageiros. Enquanto isso, um ex-amigo de Chaney que serviu com ele no Vietnã é preso por contrabandear dinheiro para o país. 

Chaney tenta ajudá-lo, sem perceber que ele está trabalhando com um traficante de armas - o mesmo homem que destruiu o avião - para fornecer armas a um coronel africano de mente revolucionária. Mas quando Chaney se aproxima do traficante de armas, um drone de transporte explosivo é enviado para atacar o Trovão Azul com o policial Bubba (Bubba Smith) amarrado a bordo. 

Episódio #4 [Revenge in the Sky - Vingança nos Ares] (27/01/1984): um avião a jato coreano antigo de guerra, F-86 é roubado de seu hangar por um grupo de mercenários, e o governo federal pede que seja enviado o Trovão Azul com seus avançados dispositivos de vigilância para localizar a aeronave. Eles o encontram bem a tempo de serem atacados pelas metralhadoras e mísseis da avião antigo. 

Felizmente, os mísseis não funcionam, permitindo que Chaney continue a busca depois que o jato escape. Uma perseguição intensa, mas sem sucesso, pelo pessoal do Blue Thunder, o que leva a uma série de eventos de ataques. Alguém não quer que os velhos combatentes sejam encontrados - o que Frank descobre quando uma bomba destrói seu carro. 

Episódio #5 [Trojan Horse - Cavalo de Tróia] (03/02/1984): o trovão azul se aproxima de uma mansão enquanto a Van Rolling Thunder faz um ataque pelo solo, invadindo a mansão. Eles chegam bem a tempo de resgatar uma mulher sequestrada que é testemunha importante contra um vigarista. O homem corrupto é condenado a prisão, mas a caminho da prisão, ele é interceptado por criminosos a mando dos associados do líder que o quer resgatado. 

O Trovão Azul evita o resgate por pouco, depois que os carros da polícia são atingidos por metralhadoras e o helicóptero é atacado por um P-51 Mustang que dispara mísseis. Mas agora que ele está preso, a equipe do Trovão Azul acredita que ele tentará outra fuga, e Bubba e Ski se escondem dentro de uma prisão - como guarda e recluso para descobrir como o criminoso planeja fazer isso. 

Episódio #6 [Skydiver - O Paraquedista] (24/02/1984): o Trovão Azul está se apresentando em um show aéreo local quando uma aeronave não programada voa acima e libera uma bela jovem pára-quedista, que abre seu paraquedas apenas alguns segundos antes de atingir a pista. Ela sobrevive ao golpe sem arranhões. 

Em seguida se mostra interessada em conhecer o Blue Thunder, e acaba brigando com Chaney. Mais tarde, o capitão Braddock (Sandy McPeak) explica que o Trovão Azul deve ser usado a serviço de um pequeno país do terceiro mundo chamado Sumora para ajudar a defendê-lo de um grupo de assassinos. O presidentes deste país convidou as principais empresas dos EUA para montar seus escritórios no país. 

No entanto, um grupo renegado de guerrilheiros está determinado a interromper seus planos de aumentar os negócios internacionais. A guerrilha consegue atacar a capital de qualquer maneira e agora têm como alvo o Trovão Azul e sua tripulação para serem destruídos pela jovem que Chaney conheceu antes. 

Episódio #7 [Clipped Wings - Asas Cortadas] (02/03/1984): enquanto vigia as drogas, Chaney deixa sua área designada para perseguir os sequestradores que tomaram um vereador como refém. Logo após salvar o homem, outro helicóptero da polícia quase colide com o Trovão Azul e cai em terra. 

O policial Chaney é afastado e o seu arqui-rival assume o controle do Trovão Azul, enquanto Chaney é transferido para patrulhar por deixar sua área designada e causar o acidente. Pior ainda, um esse rival é um homem desprezível que odeia Chaney. 

Episódio #8 [Payload - Carga Útil] (09/03/1984): o ônibus espacial Argo foi lançado e está em órbita para conduzir um experimento de divisão de genes projetado para proteger os EUA. contra a guerra de germes. Depois que o ônibus aterrissa, há apenas vinte minutos para levar os genes de valor inestimável para um laboratório, então o Trovão Azul foi escolhido para fazer a entrega. 

Enquanto isso, um vendedor de armas juntamente com sua gangue decide que deve destruir os germes e o Trovão Azul, ou perderá milhões de dólares pelas vendas ilegais de armas de guerra bacterianas contra germes para Cuba. 

Episódio #9 [The Long Flight - O Longo Voo] (16/03/1984): enquanto o capitão Braddock entra em uma loja, sua filha Amy (Kelly Preston) é sequestrada e, durante uma perseguição em alta velocidade, a van que a carrega foge. Mais tarde, o veículo é encontrado e as impressões digitais levam Chaney e sua equipe da APEX a três traficantes condenados. 

Antes de serem encontrados, os sequestradores ligam para Braddock: para que ele envie o Trovão Azul para ao México em uma missão de resgate não autorizada ou a garota morrerá. 

Episódio #10 [Godchild - Afilhada] (23/03/1984): o Trovão Azul está voltando de um trabalho para reabastecer. Enquanto isso, dois homens vestidos como policiais tentam atacar uma jovem garota que é neta de um mafioso morto. Um tiroteio acontece, mas a garota escapa. 

O Trovão Azul persegue o homem que dirigiu o golpe, e sua investigação revela que os assassinos estão realmente tentando sequestrar a garota que está com os documentos. Chaney tenta convencê-la a entregar os documentos da máfia ao FBI antes que os velhos inimigos tentem matá-la e levar os papéis. 

Episódio #11 [The Island - A Ilha] (16/04/1984): o piloto Chaney chega ao trabalho para uma nova missão e descobre que os controles de voo duplo foram reinstalados no Trovão Azul, e ele tem uma nova co-piloto: uma oficial chamada Terry Burke (Lisa Sutton). 

Ela tem como missão ajudar Chaney, a proteger o primeiro-ministro de uma pequena ilha do Caribe, onde mercenários americanos contratados por um grupo tentam matar esse líder. 

Elenco

James Farentino as Frank Chaney
Dana Carvey as Clinton "Jafo" Wonderlove 

Bubba Smith as Lyman "Bubba" Kelsey
Dick Butkus as Richard "Ski" Sutkowski
Ann Cooper as Dispatcher J.J. Douglas 
Sandy McPeak as Braddock
Richard Lynch as P.V.C
Robert Balderson as major Kincaid 
Edward Bonet as piloto
Tom Nibley as observador
David Wiley as senador Martin
Troy Evans as comandante observador
Ken Letner as ministro
Geoffrey Lewis as sherife Kyle C. Tenney
Joseph Whipp as Franzen
Gracie Harrison as Sarah O'Connell
Michael Alldredge as Winters
David Bowman as dignitário
Fred Scheiwiller as barman
Sam Anderson as Kelty
Ed Glover as Rawls
Tom Nibley as Bollinger
Darleen Carr as Aggie Mills 
Ted Hamilton as Harold Longstreet 
Arnold F. Turner as Sherife 
Katherine Justice as Kate Cunningham 
David Spielberg as Walsh
Kai Wulff as Swenson 
Dennis Holahan as Richard Lassiter
Elizabeth Hoffman as Mrs. Moynihan 
Ralph Manza as Willie
Brian Kale as Duff 
Ralph M. Clint as advogado
Leigh Lombardi as Minelli
Vincent Howard as sherife
Dean Wein as Jones
Nickolas Konakas as guarda 
Tracy Scoggins as Gretchen Terrell 
Richard Yniguez as Hector
Jeannie Linero as Madame Parada
William Marquez as embaixador
Luisa Leschin as Tanya
Daniel Faraldo as Ricardo
Jerry Anderson as garçom
Cheryl Cartel as mulher africana 
Scott Hylands as Peter Anson 
Kimberley Alexander as Perkins
Rion Hunter as pai Dominguez
John Fox as irmão Sullivan 
Terrence McGovern as Roth
Raye Birk as Sharp
Adam Gregor as Joyner
Brian Moore as McManus
George Gaynes as Von Hartig
Peter Vogt as Hill
Thomas Callaway as Sackler
Ray Wise as Kraft
Lance Rosen as Harris Lubin
Belinda J. Montgomery as Nell Lindsay 
Kelly Preston as Amy Braddock
Gregory Sierra as Acuna
Wayne Hefley as Henley
Paul Koslo as Johnny Irons
Maylo McCaslin as Lisa Ritchie
Robert Viharo as Carl Suhonen
John Hancock as Jake Cusack
Victor Arnold as Charlie Folsom 
George McDaniel as Laroche
Roger Til as Francois
Jerry Potton as piloto do caminhão
Michael Santiago as Sonny
Buck Young as Maia Brewton 
Lisa Sutton as Terry Burke
Thalmus Rasulala as Marley
Robert DoQui as Morris Priest
Marguerite DeLain as Sonia

Curiosidades

- O policial Frank Chaney liderava um grupo especial da polícia de Los Angeles que fazia uso do helicóptero de ataque Trovão Azul, uma máquina super avançada para combater o crime e conspirações contra o governo.

- Além do Tenente Frank Chaney, o grupo contava com um policial novato chamado Clinton “Jafo” Wonderlove, o capitão Ed Braddock e a dupla de ex-astros de futebol americano Richard “Ski” Butowski e Lyman “Bubba” Kelsey que faziam parte da unidade chamada Rolling Thunder, que possuía uma van grande que carregava uma picape off-road com camuflagem do deserto para dar o apoio terrestre necessário às operações e monitorava o helicóptero. 

- O personagem Richard Lymangood morre no filme, mas na versão televisiva ele reaparece com o nome de Clinton Wonderlove (Davan Cavey, o gênio da eletrônica. Os outros personagens da série eram o Capitão Ed Braddock e a equipe terrestre de apoio formado por “Ski” e “Bubba”.

- A série utilizou um helicóptero Aérospatiale SA-341G Gazelle remodelado de fabricação anglo-francesa modificado com um canopy estilo Apache. Além disso, o Trovão Azul era equipado com câmeras, equipamento de escuta, computadores, modo de voo camuflado, alta velocidade, poderosos microfones e câmeras com zoom para espionar os inimigos, scanners infravermelho e aparelhos de comunicação avançados. Além disso, possui um arsenal que incluía um canhão Gatling de seis canos no nariz comandado por um sistema de mira e controle de fogo Harrison montado no capacete do piloto.

- Dois helicópteros foram comprados pela Columbia Pictures e voaram para o Cinema Air em Carlsbad (um era mantido no solo como reserva para as filmagens), onde foi pesadamente modificado para o filme pela Hughes. As alterações deixaram o helicóptero tão pesado que vários truques de câmera e miniaturas tiveram que ser usados para dar a ilusão de que a nave era ágil no filme. Os dois Gazelles SA-341G eram o S/N 1066 e S/N 1075 e foram fabricados em 1973.

- O programa poderia ter durado mais se não tivesse sido colocado em um horário nobre na sexta-feira à noite pela rede de TV ABC, mas nada na série era realmente único o suficiente para dar aos espectadores uma razão para sintonizar. Nunca foi repetido a partir de 1993.

- Em 1985 estreou na programação da Sessão Aventura pela Rede Globo. Na TV Record foi transmitido nas tardes de 1986 a 1987. Apesar dos poucos episódios que acarretou em muitas reprises e da sombra do seriado Águia de Fogo a série alcançou uma excelente repercussão em sua passagem por aqui, virando inclusive linha de brinquedos da Glasslite.

Ficha Técnica

Título no Brasil: Trovão Azul - A Série 
Título Original: Blue Thunder
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA  
Gênero: Policial / Ação / Crime / Drama  
Tempo de Duração: 47 a 48 minutos (Episódio)/ 529 minutos (Episódios)
Ano de Lançamento: 1984
Temporada: 
Episódios: 11
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Rastar Productions, Public Arts e Columbia Pictures Television
Distribuição: Rede de TV ABC
Direção: Gilbert Shilton, Charles Picerni, Bernard McEveety, Guy Magar, Bernard Kowalski, Bernard Kowalski, Phil Bondelli e Earl Bellany  
Roteiro: Fred McKnight, J. Patrick, Don Safran, D. O'Bannon, James Docherty, B. A. Lane, Rick Kelbaugh, Allison Hock, D. Freudenberger, Richard Danus, Peter Collins e D. Jakoby 
Edição: Russell Denove, Art Stafford, Jim Benson, George Hively e Richard Freeman
História: Dan O'Bannon 
Direção de Arte: Archie J. Bacon e Ross Bellah
Direção de Fotografia: Andrew Jackson  
Desenho de Produção: Larry Y. Albucher 
Decoração de Cenário: Audrey A. Blasdel, Mickey S. Michaels e W. Joe Kroesser 
Elenco: Fran Bascom e Simon Ayer    
Figurino: Grady Hunt
Maquiagem: Leo Lotito Jr. 
Música Original: Frank Denson e Pete Rugolo     
Efeitos Sonoros: Frank Meadows 
Efeitos Especiais: Peter Albiez
Efeitos Visuais: Deena Burkett e Bill Millar
Produção: Jeri Taylor e Donald A. Baer 
Co-Produção: David Moessinger
Produção Executiva: Roy Huggins 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Thunder Birds

©

Roteiro. Nota 5 (0 a 10) 



Sinopse



Elenco

Gene Tierney as
Preston Foster as Steve Britt
John Sutton as Peter Stockhouse
Jack Holt as
Dame May Whitty as
George Barbier as
Richard Hayon as
Reginald Denny as



Curiosidades


Ficha Técnica

Título no Brasil: Thunder Birds 
Título Original: Thunder Birds
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA  
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 74 minutos
Ano de Lançamento: 1942
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: 21th Century Fox 
Distribuição: C
Direção: William A. Wellman 
Roteiro: Lamar Trotti
Edição: C 
História: S
Direção de Arte: 
Direção de Fotografia: D 
Desenho de Produção: G  
Decoração de Cenário: J 
Elenco:    
Figurino: 
Maquiagem:
Música Original: M    
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: Lamar Trotti

Co-Produção: S
Produção Executiva: T