domingo, 5 de janeiro de 2020

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

© IMDb 

Filme com um roteiro eletrizante, com cenas de ação de tirar o folego. Foi baseado no livro 13 Hours de Mitchell Zuckoff de 2014, de mesmo nome. 

O longa conta a história de um grupo de seis soldados que são membros da equipe de segurança do complexo diplomático do EUA e a pouco metros de distância do posto avançado da CIA em Benghazi, na Libia, após ondas de ataques de militantes em 11 de setembro de 2012. 

Justamente no aniversário dos atentados de 11 de setembro 2001, e eles tentam defender esse posto diplomático que receberá a visita do embaixador americano, J. Christopher Stevens e que, obviamente, será alvo dos terroristas. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Em 2012, Benghazi, na Líbia, é um dos lugares mais perigosos do mundo, e os países retiraram seus escritórios diplomáticos do país com medo de um ataque de militantes. Os Estados Unidos, no entanto, ainda têm um complexo diplomático (não um consulado oficial) aberto na cidade. A menos de um quilômetro de distância, encontra-se um posto avançado da CIA chamado "The Annex", protegido por uma equipe de militares privados da Global Response Staff (GRS). O mais novo membro da equipe e ex-Navy SEAL é Jack Silva (John Krasinski), que chega a Benghazi e é escolhido por Tyrone S. 'Rone' Woods (James Badge Dale), comandante da equipe GRS e ex- Navy SEAL dos EUA. Um amigo pessoal de Silva. Chegando ao anexo, Silva é apresentado ao restante da equipe do GRS e ao chefe de estação da CIA, que constantemente dá à equipe lembretes rigorosos para nunca envolver os cidadãos. 

Antes da chegada do embaixador dos EUA, os membros da equipe do GRS visitam a Missão Especial, o local em que o embaixador ficará hospedado. Eles revisam o local e alertam seus agentes de Segurança Diplomática (DS) sobre o risco de acordos mínimos de segurança e a alta probabilidade de um ataque surpresa devido às circunstâncias voláteis. O embaixador dos EUA, Chris Stevens, chega a Benghazi para manter conexões diplomáticas em meio ao caos político e social, com proteção limitada de cinco agentes da Segurança Diplomática (DS), principalmente Scott Wickland e Dave Ubben, além de guardas contratados na Brigada Mártir local de 17 de fevereiro milícia, apelidada de "17 de fevereiro". Na manhã do décimo primeiro aniversário dos ataques de 11 de setembro, Stevens percebe homens suspeitos tirando fotos do complexo e notifica seus detalhes de segurança. De volta ao anexo, Silva descobre que sua esposa está grávida.

Naquela noite, um grupo de militantes de Ansar al-Sharia assaltou o complexo. Os guardas de 17 de fevereiro são invadidos rapidamente, permitindo que os atacantes acessem facilmente o complexo. Wickland leva Stevens e Smith, especialista em TI, para a sala segura. Incapaz de violar a sala segura, os atacantes incendiaram o prédio na esperança de queimar os homens. Wickland é capaz de escapar, mas perde Stevens e Smith. No anexo, a equipe GRS quer desesperadamente ir ao complexo para ajudar, mas o chefe se recusa, temendo que a partida da equipe exponha o anexo. 

No entanto, a equipe envia para o complexo e se reúne com os agentes do DS. Silva e Woods entram no prédio para tentar encontrar Stevens e Smith, mas só conseguem encontrar o corpo de Smith. Após um intenso tiroteio dentro do complexo contra os militantes, a equipe do DS recua; mas depois que Wickland segue na direção errada, eles são seguidos por militantes no caminho de volta ao anexo. Mais tarde, a equipe do GRS também se retira para o anexo. Sabendo que um ataque dos militantes é iminente, a equipe da CIA do anexo faz vários pedidos desesperados de ajuda. A única ajuda que eles podem obter é de Glen "Bub" Doherty, um oficial da GRS em Trípoli, que forma uma equipe que inclui dois operadores da Delta que voam para Benghazi após vários atrasos. Enquanto isso, a equipe do GRS repele os militantes enquanto eles tentam violar o perímetro do Anexo. Depois de repelir a maior onda de ataque, o anexo recebe uma mensagem do ISR que ajuda está a caminho. 

Os reforços de Tripoli GRS chegam e começam a preparar a equipe da CIA e DS para partir para o aeroporto. Os militantes lançam um ataque de morteiro no qual Ubben e Geist são feridos. O que acontecerá com Geist e seus companheiros da equipe do GRS no confronto contra a milícia?! Quem assistir verá !!! 

Elenco

James Badge Dale as Tyrone S. 'Rone' Woods
John Krasinski as Jack Silva 
Max Martini as Mark "Oz" Geist, membro da equipe e ex-fuzileiro naval dos EUA 
Dominic Fumusa as John "Tig" Tiegen, membro da equipe e ex-fuzileiro naval dos EUA
Pablo Schreiber as Kris "Tanto" Paronto, membro da equipe e ex-Ranger do Exército dos EUA 

David Denman as Dave "Boon" Benton, membro da equipe e ex-atirador de escoteiros da Marinha dos EUA
Toby Stephens as Glen "Bub" Doherty, oficial da GRS em Trípoli, ex-Navy SEAL dos EUA e bom amigo de Woods
Alexia Barlier as Sona Jillani, uma agente secreta da CIA na Líbia
Freddie Stroma as Brit Vayner, um oficial disfarçado da CIA na Líbia
David Costabile as "Bob", também conhecido como. "O Chefe", o Chefe da Estação da CIA em Benghazi
Shane Rowe as anexo Cook da CIA, que participa da defesa do anexo
Gábor Bodis as agente da CIA, oficial de segurança

Matt Letscher as J. Christopher Stevens, embaixador americano na Líbia
David Giuntoli as Scott Wickland, Agente da DSS
Demetrius Grosse as Dave Ubben, Agente da DSS
David Furr as Alec, Agente da DSS
Davide Tucci as Adido de Defesa
Wrenn Schmidt as Becky Silva, esposa de Jack Silva
Peyman Moaadi as Amahl, intérprete local
Christopher Dingli as Sean Smith, especialista em TI


Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 50 milhões de dólares e arrecadou US$ 69,4 milhões.

-  Os títulos finais revelam que todos os membros sobreviventes da equipe de segurança do Anexo receberam medalhas de empreiteiro em uma cerimônia privada e, desde então, se aposentaram da equipe GRS e moram com suas famílias, e que Geist conseguiu salvar seu braço após várias cirurgias.

Indicações e Prêmios

Oscar 2017
Melhor Mixagem de Som (Gary Summers, J. J. Haboush, M. Ruth e G. P. Russell) - Indicado

Trilha Sonora

"Sex and I Know It" - LMFAO
"Al Adhan (Doher)" - Youssef El Mejjad
"'Til the Sun Comes Back Around" - Brendan O'Brien 

Ficha Técnica

Título no Brasil: 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
Título Original: 13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi
País de Origem: EUA 
País de Produção: Malta / Marrocos  / EUA 
Gênero: Ação / Drama  / Guerra
Tempo de Duração: 144 minutos
Ano de Lançamento: 2016
Cor: Color
Áudio: Inglês, Português e Espanhol (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: 3 Arts Entertainment, Bay Films e Platinum Dunes
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: Chuck Hogan   
Edição: Michael McCusker, Pietro Scalia e Calvin Wimmer 
História: Mitchell Zuckoff
Direção de Arte: Sebastian Schroeder
Direção de Fotografia: Dion Beebe 
Desenho de Produção: Jeffrey Beecroft   
Decoração de Cenário: Karen Frick   
Elenco: Denise Chamian    
Figurino: Deborah Lynn Scott 
Maquiagem: Nezha Aouis 
Música Original: Lorne Balfe    
Efeitos Sonoros: Erik Aadahl 
Efeitos Especiais: Terry Glass
Efeitos Visuais: Scott Farrar, Base FX e ILM
Produção: Michael Bay e Erwin Stoff  

Co-Produção: Kenny Bates e Michael Kase
Produção Executiva: Richard Abate, Matthew Cohan e Scott Gardenhour

Nenhum comentário:

Postar um comentário