Filme com roteiro baseado vagamento no bombardeio de 1996 no complexo habitacional Khobar, e nos dois atentados de 2003 em Riad, Arábia Saudita que vitimou centenas de norte-americanos em sua uma base no país.
Um autêntico cenário de guerra, inspirado no maior problema que abala o equilíbrio das sociedades que é o terrorismo. Nota 6 (0 a 10)
Um autêntico cenário de guerra, inspirado no maior problema que abala o equilíbrio das sociedades que é o terrorismo. Nota 6 (0 a 10)
Durante um jogo de softball em um complexo residencial da companhia petrolífera americana em Riad, na Arábia Saudita, terroristas da Al Qaeda detonaram uma bomba, matando americanos e sauditas. Enquanto uma equipe sequestra um carro e mata moradores, um homem-bomba vestindo um uniforme falso da polícia explode, matando todos os que estão perto dele.
O sargento Haytham (Ali Suliman), da polícia estadual da Arábia Saudita, mata os assaltantes. O adido jurídico do FBI na Arábia Saudita, do agente especial Fran Manner (Kyle Chandler), chama seu colega dos EUA, o agente especial Ronald Fleury (Jamie Foxx), para aconselhá-lo sobre o ataque. Manner está discutindo a situação com o agente especial DSS Rex Burr (Tom Bresnahan) quando uma ambulância cheia de explosivos é detonada, matando Manner, Bura e muitos outros.
Na sede do FBI em Washington, DC, Fleury informa sua equipe sobre o ataque. Embora o Departamento de Justiça dos EUA e o Departamento de Estado dos EUA atrapalhem os esforços do FBI para investigar o ataque, Fleury chantageia o embaixador saudita para permitir uma equipe de investigação do FBI na Arábia Saudita.
Incumbido com a tarefa mais difícil de sua carreira, o agente Ron Fleury tem uma semana para montar uma equipe, infiltrar-se e destruir uma célula terrorista localizada na Arábia Saudita. Choque cultural e oposição local prejudicam o progresso do grupo de elite, mas a solidariedade inesperada de um capitão da polícia saudita chega na hora certa. Ele reúne a agente especial Janet Mayes (Jennifer Garner), examinadora forense, o analista do FBI Adam Leavitt (Jason Bateman), analista de inteligência, e o agente especial Grant Sykes (Chris Cooper), técnico de bombas, para ir à Riad, Arábia Saudita. Na chegada, eles são recebidos pelo coronel Faris Al-Ghazi (Ashraf Barhom), o comandante da Força Policial do Estado Saudita, que fornece segurança ao complexo. A investigação está sendo conduzida pelo general Al Abdulmalik (Mahmoud Said), da SANG, que não dá permissão a Fleury e sua equipe para investigar e descobrir o responsável pelos ataques sem precedentes.
Ao mesmo tempo, têm que evitar que o mesmo faça um novo ataque. Longe do seu ambiente natural na América e confrontados com uma perigosa rede de terrorismo, os agentes do FBI, têm a preciosa ajuda dos serviços secretos e forças de segurança sauditas. Com estes improváveis aliados, eles começam a desvendar os segredos por trás do terrível ataque bombista que abalou a sociedade americana e o mundo, e mergulham num extraordinário confronto de vida ou morte onde os agentes federais têm o forte e leal contribuição do sargento Haytham.
A equipe do FBI é convidada para o palácio do príncipe saudita Ahmed bin Khaled (Omar Berdouni) para um jantar. Enquanto estiver no palácio, Fleury convence o príncipe de que o coronel al-Ghazi é um detetive natural e deve ser autorizado a liderar a investigação. Com essa mudança de liderança, os americanos têm acesso prático à cena do crime. Enquanto procuravam evidências, o sargento Haytham e Sykes descobrem que a segunda bomba foi detonada em uma ambulância. Fleury descobre que o irmão de um dos terroristas mortos tinha acesso a ambulâncias e uniformes da polícia. O coronel Al-Ghazi ordena que uma equipe de forças especiais invadir uma casa, conseguindo matar alguns terroristas fortemente armados. Após o ataque, a equipe descobre pistas, incluindo fotos dos EUA e de outras embaixadas ocidentais em Riad. Logo depois, o vice-chefe da Missão da Embaixada dos EUA, Damon Schmidt (Jeremy Piven), notifica Fleury e sua equipe de que eles receberam ordens para voltar aos Estados Unidos.
A caminho do Aeroporto Internacional King Khalid, seu comboio é atacado e incapacitado. Leavitt é arrastado para fora do carro destruído e sequestrado enquanto Fleury consegue ferir um terrorista. Mas os sequestradores levam Leavitt onde é amarrado e levado para dentro de um complexo de apartamentos.
Chegando lá, Fleury e sua equipe se depara com uma trilha de muitos confrontos armados em complexo de apartamentos, onde muitos insurgentes morrem. Será que eles conseguiram evitar esse novo ataque dos terroristas, descobrindo quem é o líder terrorista, e o que acontecerá com o sargento Haytham?! Quem assistir verá !!!
Jamie Foxx as Ronald Fleury
Chris Cooper as Grant Sykes
Jennifer Garner as Janet Mayes
Jason Bateman as Adam Leavitt
Ashraf Barhom as Faris Al-Ghazi
Ali Suliman as Haytham
Jeremy Piven as Damon Schmidt
Richard Jenkins as diretor do FBI Robert Grace
Tim McGraw as Aaron Jackson
Kyle Chandler as Francis "Fran" Manner
Frances Fisher as Elaine Flowers
Danny Huston as procurador geral dos EUA Gideon Young
Kelly AuCoin as Ellis Leach
Anna Deavere Smith as Maricella Canavesio
Minka Kelly as Miss Ross
Amy Hunter as Lyla Fleury
T.J. Burnett as Kevin Fleury
Omar Berdouni as Ahmed Bin Khaled
Mahmoud Said as Al Abdulmalik
Hezi Saddik as Abu Hamza
Tom Bresnahan as DSS Rex Burr
Trevor St. John as Earl Ripon
Ashley Scott as Janine Ripon
Peter Berg as agente do FBI
Indicações e Prêmios
Screen Actors Guild Awards 2008
Excelente Desempenho de um Grupo de Dublês em um Filme (Keith Woulard) - Indicado
Screen Actors Guild Awards 2007
Excelente Desempenho de um Grupo de Dublês em um Filme (Brian Brown) - Indicado
Online Film & Television Association 2008
Melhor Sequência de Títulos - Indicado
World Stunt Awards 2008
Melhor Trabalho com um Veículo (N. Hermz, M. H., A. R., R. N., C. G. e M. R.) - Indicado
Melhor Luta (Shauna Duggins, Sala Baker e Mike Smith) - Indicado
Curiosidades
- O orçamento do filme foi de US$ 70 milhões de dólares e arrecadou US$ 87 milhões.
Trilha Sonora
"Stay (Wasting Time)" - Dave Matthews Band
"Somethin' In The Water" - Jeffrey Steele
"Rhymetime" - Lemon Jam
"Don't Start Countin' On Me" - Douglas Gilmore e Eddie Crandall
"Finale" - Danny Elfman
Ficha Técnica
Título no Brasil: O Reino
Título Original: The Kingdom
País de Origem: EUA
País de Produção: Emirados Árabes Unidos
Gênero: Drama / Guerra
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Universal Pictures, Relativity Media e Forward Pass
Distribuição: Universal Pictures
Direção: Peter Berg
Roteiro: Matthew Michael Carnahan
Roteiro: Matthew Michael Carnahan
Edição: Colby Parker Jr. e Kevin Stitt
História: Matthew Michael Carnahan
Direção de Arte: A. Todd Holland e Patrick M. Sullivan Jr.
Direção de Fotografia: Mauro Fiore
Direção de Fotografia: Mauro Fiore
Desenho de Produção: Tom Duffield
Decoração de Cenário: Ronald R. Reiss
Elenco: Bruria Albeck, Cathy Sandrich Gelfond e Amanda Mackey
Figurino: Susan Matheson
Maquiagem: Bill Myer
Música Original: Danny Elfman
Efeitos Sonoros: Yann Delpuech
Efeitos Especiais: John Frazier
Efeitos Visuais: John 'D.J.' Des Jardin
Produção: Michael Mann, Tim Smythe e Scott Stuber
Co-Produção: K.C. Hodenfield
Produção Executiva: Sarah Aubrey, J. Cameron, R. Kavanaugh, M. Parent e S. P. Saeta
Efeitos Visuais: John 'D.J.' Des Jardin
Produção: Michael Mann, Tim Smythe e Scott Stuber
Co-Produção: K.C. Hodenfield
Produção Executiva: Sarah Aubrey, J. Cameron, R. Kavanaugh, M. Parent e S. P. Saeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário