Filme com roteiro baseado no livro 'Os Últimos Nove Dias do Bismarck', de C. S. Forester na onde narra o esforço exercido pela Marinha Real Britânica para bombardear e por a pique o mais encouraçado nazista durante a 2ª Guerra Mundial.
Filmado num estilo que lembra um documentário ambientado em Londres, de maio de 1941, o filme mostra, do ponto de vista da Divisão de Operações do Almirantado Britânico, as tentativas da Marinha Real Britânica na 2ª Guerra Mundial para encontrar e afundar o maior encouraçado alemão, O Bismarck. Sua fotografia em preto e branco, de muito boa qualidade. Nota 6 (0 a 10)
Sinopse
Em 26 de maio de 1941, o Bismarck, maior navio de batalha da Alemanha Nazista e grande empecilho para a navegação no Atlântico, é descoberto em seu ancoradouro na Noruega. Em fuga e buscando a proteção da Luftwaffe, o poderoso navio é caçado pela Marinha Britânica. As históricas batalhas que se seguem resultam em grandes perdas para os Britânicos, mas uma reviravolta de acontecimentos, unida à genialidade da coordenação de guerra de Winston Churchill, mudará os rumos da história e trará à Inglaterra uma de suas maiores vitórias durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao chegar a notícia de que o encouraçado Bismarck, o temível e mais poderoso navio de guerra alemão, símbolo da glória do Terceiro Reich, havia sido descoberto na costa da Noruega, o Capitão Jonathan Shepard (Kenneth More) e o 1º Lorde da Marinha, Sir Dudley Pound (Laurence Naismith) se esforçam para localizá-lo antes que ele se dirija ao Atlântico. Nessa corrida desesperada, Shepard envia o "HMS Prince of Wales", embora sua tripulação não se encontre preparada e um grupo de civis esteja reequipando o navio.
Ao localizarem o Bismarck, no estreito da Dinamarca, em um ancoradouro, Shepard instrui o "Prince of Wales", que se acha acompanhado pelo "HMS Hood", o grande orgulho da Marinha Real Britânica, a atacá-lo ao amanhecer. No entanto, ao contrário do planejado, é o Bismarck que ataca primeiro, atingindo em cheio o "Hood" que, em chamas, vai para o fundo do mar, enquanto o "Prince of Wales", avariado, retorna à Inglaterra.
Enquanto isso, ao perceber que o Bismarck havia sido atingido, o Capitão Ernst Lindemann (Carl Möhner) sugere que o mesmo seja reparado, mas recebe ordens do Almirante Günther Lutjens (Karel Štěpánek) para seguir em frente, em busca de maiores vitórias. Na Inglaterra, ao tomar conhecimento do ocorrido, Winston Churchill ordena que todos os riscos deverão ser enfrentados até que o Bismarck seja posto a pique.
Assim, ao imaginar que o Almirante Lutjens, em sua determinação de provar a superioridade alemã, deverá seguir para Brest, uma cidade francesa ocupada pelos nazistas, Shepard envia o "HMS King George" para lá e, depois, ordena um ataque aéreo para evitar que o encouraçado alemão atinja águas amigáveis antes que o "King George" consiga atingi-lo. Horas depois, ao tomar conhecimento de que o avião de seu filho encontra-se desaparecido, ele lembra dolorosamente do dia em que voltou para casa e tomou conhecimento de que sua esposa havia morrido.
A estratégia adotada pelos britânicos é perfeita e, conforme planejado, o Bismarck é atacado por aviões torpedeiros, sendo duramente atingido em sua popa, destruindo um de seus lemes. Na manhã seguinte, com a chegada do "HMS King George", acompanhado de um cruzador, em meio ao caos a bordo, o Capitão Lindemann dá ordem de abandonar o navio, enquanto o Bismarck afunda em chamas. O que acontecerá com Shepard e o que aconteceu com o seu filho?! Quem assistir verá !!!
Elenco
Kenneth More as Jonathan Shepard
Dana Wynter as Tenente Oficial Anne Davis
Carl Möhner as Ernst Lindemann
Laurence Naismith as Dudley Pound
Karel Štěpánek as Günther Lütjens
Edward R. Murrow as Edward R. Murrow
Michael Hordern as Almirante Tovey, comandante-em-chefe do HMS King George V
Maurice Denham as Comandante Richards
Dana Wynter as Tenente Oficial Anne Davis
Carl Möhner as Ernst Lindemann
Laurence Naismith as Dudley Pound
Karel Štěpánek as Günther Lütjens
Edward R. Murrow as Edward R. Murrow
Michael Hordern as Almirante Tovey, comandante-em-chefe do HMS King George V
Maurice Denham as Comandante Richards
Geoffrey Keen as A.C.N.S.
Russell Napier as Vice-Marechal do Ar
Michael Goodliffe as Capitão Banister
John G. Heller as Tenente Becker do Bismarck
Walter Hudd as Almirante HMS Hood
John Stuart as Capitão do HMS Hood
Esmond Knight as Capitão do HMS King George V
Mark Dignam as Capitão do HMS Ark Royal
Ernest Clark as Capitão do HMS Suffolk
John Horsley as Capitão do HMS Sheffield
Peter Burton as Capitão do Primeiro Contratorpedeiro
Victor Beaumont as Oficial do Bismarck
John Stride as Tom Shepard
Jack Watling as Oficial Sinalizador
Sean Barrett as Marinheiro Brown
Curiosidades
- O orçamento do filme foi de US$ 1,33 milhão de dólares.
- Foi um avião Fairey Swordfish do 820º Esquadrão inglês que decretou o destino do Bismarck em um ataque ousado que marcou a ascensão do poder aeronaval na história.
- Dois mil marinheiros alemães morreram no naufrágio, que aconteceu apenas dois dias depois que o Bismarck destruiu o cruzador de batalha britânico HMS Hood, com a perda de 1.418 membros da tripulação. A perda do Hood foi a causa do líder britânico Winston Churchill emitir sua famosa ordem: “afundem o Bismarck“.
- Foi um único torpedo de 1600 libras, lançado pelo Swordfish, que mergulhou em um céu cheio de nuvens e sob uma chuva de fogo inimigo, que danificou o leme Bismark. Em único golpe devastador permitiu que a frota britânica se aproximasse do encouraçado alemão de 56.000 toneladas e cumprisse as ordens de Churchill.
Indicações e Prêmios
Directors of Guild of América 1961
Prêmio por Direção Excepcional (Lewis Gilbert) - Indicado
Laurel Awards 1960
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Drama - Indicado
Ficha Técnica
Título no Brasil: Afundem, o Bismarck
Título Original: Sink the Bismarck!
País de Origem: Reino Unido
País de Produção: Reino Unido
Gênero: Filmes Guerra / Drama
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento: 1960
Cor: PB
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Português
Tela: 16:9 Widescreen
Cor: PB
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: 20th Century Fox
Distribuição: 20th Century Fox
Direção: Lewis Gilbert
Roteiro: Edmund H. North
Roteiro: Edmund H. North
Edição: Peter R. Hunt
História: C.S. Forester
Direção de Arte: Arthur Lawson
Direção de Fotografia: Christopher Challis
Direção de Fotografia: Christopher Challis
Desenho de Produção: No
Decoração de Cenário: No
Elenco: Nora Roberts
Figurino: No
Maquiagem: W.T. Partleton
Música Original: Clifton Parker
Efeitos Sonoros: Winston Ryder, Dudley Messenger e Red Law
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Bill Warrington e Richard B. Goodwin
Efeitos Visuais: Skeets Kelly e Jack Welch
Produção: John Brabourne
Co-Produção: No
Produção Executiva: Edward Joseph
Efeitos Visuais: Skeets Kelly e Jack Welch
Produção: John Brabourne
Co-Produção: No
Produção Executiva: Edward Joseph
Nenhum comentário:
Postar um comentário