sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Greyhound: Na Mira do Inimigo

 
© IMDb

Filme com roteiro baseado no romance 'The Good Shepherd', de C.S. Forester de 1955. A trama segue um comandante da Marinha dos EUA em sua primeira missão no comando de um dos destróier de um grupo de escolta multinacional que defende um comboio de navios mercantes sob ataque de submarinos início de 1942 durante a Batalha do Atlântico, apenas alguns meses após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial. 

No total, os aliados perderam: 36.200 marinheiros de guerra; 36.000 marinheiros da marinha mercante; 175 navios de guerra; 741 aviões; 3.500 navios mercantes e 14.5 milhões de toneladas em navios afundados. Do lado alemão, as perdas foram: 30 mil tripulantes de submarinos; 47 navios de guerra e 783 submarinos afundados.

É um filme com  batalhas nos mares de muita estratégicas dos aliados frente aos alemães, com efeitos visuais muito bom. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães empregam um grande número de submarinos no Atlântico para interromper comboios de suprimentos entre a América do Norte e a Grã-Bretanha. Os comboios são organizados como grupos de uma dúzia a várias dúzias de navios de carga e passageiros e são designados navios militares de vários tamanhos como escoltas, caso sejam atacados no mar. 

Embora existam janelas relativamente curtas de 4 horas em que o comboio é protegido por aeronaves militares operando a partir da costa, na maior parte da viagem, a única proteção para o comboio são os navios militares designados. O oficial comandante Ernest Krause (Tom Hanks) é designado com o destróier USS Keeling, com o codinome Greyhound, juntamente com duas classes britânicas de sub-destróier com o nome Harry e Eagle, um sub-destruidor canadense com o nome Dickie, para escoltar um comboio internacional de 37 navios aliados para Liverpool. Todos os quatro navios militares têm capacidade de carga em profundidade em caso de ataque por submarinos. O oficial executivo de Krause é o Tenente comandante Charlie Cole (Stephen Graham).

Ainda a três dias de Liverpool, o sonar no Greyhound identifica uma embarcação não identificada a 1500 metros e se aproximando do comboio. O navio é logo identificado como um U-boat pelo Greyhound e o destruidor se prepara para interceptar. A 1000 metros, é claro que o U-Boat está preparando um ataque de torpedo e o Greyhound se prepara para disparar um padrão completo de cargas de profundidade para destruir o U-Boat. Um único torpedo do U-boat erra, e o Greyhound dispara sua carga de profundidade efetivamente e destrói o U-boat. Embora a tripulação esteja satisfeita, eles logo recebem notícias de que o sonar está captando vários alvos que se aproximam lentamente à distância. Parece que antes de ser destruído, o submarino solitário conseguiu enviar um alerta de rádio aos seus companheiros capitães. Em questão de minutos, um bando Wolf de seis submarinos é identificado pelo sonar ficando fora do campo de tiro do comboio. O comandante Krause conclui que a matilha de lobos está esperando o anoitecer para realizar um ataque noturno ao comboio e seus destróieres.

Ao anoitecer, o ataque começa com um punhado de navios de passageiros e navios de carga sendo atingidos pelo determinado ataque de torpedo. Embora o comandante Krause tenha sonar em alguns dos submarinos de ataque, ele não pode envolvê-los porque deve parar para salvar passageiros na água dos navios de comboio que foram atingidos por torpedos. Os U-boats recuam após seu ataque bem-sucedido a uma distância segura contra, fora do alcance do destruidor que está recuperando pessoal na água.

No dia seguinte, os U-boats montam outro ataque ao Greyhound, agora com o capitão principal dos U-Boats provocando o Greyhound e sua tripulação com ameaças de que sua matilha de lobos Wolf esteja se preparando para destruir o Greyhound e o comboio. em um ataque coordenado. O ataque envolve várias corridas de torpedos, e o Greyhound mal consegue escapar dos torpedos lançados contra ela. Dois dos navios companheiros dos Greyhounds, o Dickie e o Eagle, têm menos sorte e sofrem danos com o Eagle finalmente afundando e o Dickie sofrendo algum dano, mas ainda em condições de navegar. 

Com os esforços combinados de Greyhound e Dickie, outro dos U-boats é retirado durante os combates, e o Greyhound está com 6 cargas de profundidade restantes nos últimos dois dias antes de chegar a Liverpool. No último dia no mar, os U-boats restantes decidem um ataque total como sua última chance de destruir o Greyhound. Será que o Greyhound sairá dessa batalha conseguindo destruir esse último U-boat?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Tom Hanks as Ernest Krause
Stephen Graham as Charlie Cole 
Rob Morgan as George Cleveland 
Elisabeth Shue as Evelyn Frechette
Manuel Garcia-Rulfo as Melvin Lopez
Karl Glusman as Red Eppstein
Tom Brittney as Tenente Watson
Jake Ventimiglia as Harry Fippler
Matt Helm as Tenente J. Edgar Nystrom
Joseph Poliquin as Herbert Forbrick
Devin Druid as Homer Wallace
Maximilian Osinski as voz do Eagle
Dominic Keating as voz do Harry
Grayson Russell as Sinaleiro 
Dave Davis as Contramestre 
Michael Benz as Tenente Carling 
Travis Przybylski as LTJG 
Dawson Josh Wiggins as Locutor nº 1 
Chet Hanks as Bushnell 
Ian James Corlett as voz de Dickie 
Thomas Kretschmann as voz do Lobo Cinzento

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 50,3 milhões de dólares. 

- Devido a pandemia do COVID-19 nos EUA, a Apple TV+ adquiriu os direitos de distribuição do filme por cerca de US$ 70 milhões.  

Trilha Sonora

"It Came Upon A Midnight Clear" - Bill Cunliffe
"O Holy Night" - Bill Cunliffe 

Ficha Técnica

Título no Brasil: Greyhound: Na Mira do Inimigo  
Título Original: Greyhound     
País de Origem: EUA 
País de Produção: EUA  
Gênero: Filmes Guerra / Drama 
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 2020
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 7.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Sony Pictures Entertainment, Stage 6 Films e Bron Creative 
Distribuição: Apple TV+ 
Direção: Aaron Schneider 
Roteiro: Tom Hanks   
Edição: Mark Czyzewski e Sidney Wolinsky 
História: C.S. Forester 
Direção de Arte: Tom Frohling 
Direção de Fotografia: Shelly Johnson 
Desenho de Produção: David Crank   
Decoração de Cenário: Leonard R. Spears  
Elenco: Francine Maisler     
Figurino: Julie Weiss 
Maquiagem: Stacey Perry 
Música Original: Blake Neely    
Efeitos Sonoros: Warren Shaw 
Efeitos Especiais: Yves De Bono 
Efeitos Visuais: Pete Bebb 
Produção: Gary Goetzman 

Co-Produção: Thomas A. Giovine 
Produção Executiva: Jason Cloth, David Coatsworth, Alison Cohen e Aaron L. Gilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário