© IMDb
Filme com roteiro. Nota 6 (0 a 10)
you'renot paying the theproduct 'Se você não está pagando pelo produto, então você produto.'".
O documentário produzido pela Netflix conta a parte das redes sociais na qual não enxergamos ao olhar para a tela dos celulares. Pontuei aqui alguns do insights que extrai após terminar de assisti-lo. Assim como é retratado no documentário, também imagino que dificilmente tenha passado na cabeça dos fundadores dessas plataformas as consequências negativas geradas pelo mal uso das redes sociais.
Fica claro que o incentivo econômico destas empresas, consequentemente o incentivo dos profissionais que nela trabalham é o de aumentar o LTV (lifetime value) dos seus usuários. Isto faz com que todas iniciativas sejam orientadas para que os usuários fiquem mais tempo utilizando a plataforma consumindo mais propagandas.
Para o usuário, a recomendação por meio de AI parece algo inofensivo, o que é abordado no documentário é que ele leva o visitante ao consumo em excesso de conteúdos de um mesmo segmento. Este consumo exagerado causa polarização de ideias sem que os indivíduos sequer percebam, colaborando também para que as fake news se propaguem com mais facilidade do que notícias verdadeiras, no caso do Twitter até 6 vezes mais alcance.
Eles evidenciaram o problema de que uma máquina decide o próximo movimento do usuário e que isso deveria ser regulamentado assim como o que é conteúdo que é considerado verídico. Mas é estranho imaginar também que tenha um ser humano ditando o que é verdade ou mentira sem que utilize isso para beneficiar algum lado. Um ponto que é pouco tratado no documentário é que as redes sociais ajudaram muitas pessoas a se conectarem, facilitou a distribuição de muitos conteúdos de valor e também permitiu que pequenas e médias empresas investissem em propagandas de forma barata e eficiente.
Por mais que seja imperceptível para o usuário abrir uma notificação e ficar horas navegando dentro da plataforma, uma conscientização, como foi retratado no conteúdo, pode ajudar a abrir a mente para o que está do outro lado tela. As redes sociais não são um problema tão grande se você estiver ciente de que você é o produto e que passar muitas horas pode te prejudicar. Ainda é possível utilizá-las de forma mais otimizada e consciente
Indicações e Prêmios
Ficha Técnica
Título no Brasil: O Dilema das Redes Sociais
Título Original: The Social Dilemma
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA
Gênero: Documentário Tecnologia
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento: 2020
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: A
Distribuição: C
Direção: Jeff Orlowski
Roteiro: G
Roteiro: G
Edição: C
História: S
Direção de Arte: G
Direção de Fotografia: D
Direção de Fotografia: D
Desenho de Produção: G
Decoração de Cenário: J
Elenco: M Figurino: S
Maquiagem:
Música Original: M
Efeitos Sonoros:
Efeitos Especiais: J
Efeitos Visuais: K
Produção: N
Co-Produção: S
Produção Executiva: T
Efeitos Visuais: K
Produção: N
Co-Produção: S
Produção Executiva: T
Nenhum comentário:
Postar um comentário