domingo, 13 de julho de 2014

Match

© IMDb

Baseado em fatos reais, retrata com detalhes um jogo durante a Segunda Guerra Mundial em que essa partida se tornou o Jogo da Morte entre um time local e o time alemão do Heinch. Nota 6 (0 a 10).

Sinopse

Aconteceu em 1942 em Kiev, quando o FC Start surgiu durante a ocupação de Kiev pelas tropas nazistas durante a II Guerra Mundial. O time disputou nove partidas e triunfou em todas. Inclusive naquela que deveria perder. A vitória sobre uma equipe da força aérea alemã, a Luftwaffe, teria custado a vida de todos os jogadores, levados para os arredores da cidade e fuzilados ainda vestindo seus uniformes. O mito do "Jogo da Morte" tomou-se mais forte do que a história real, virou instrumento de propaganda e espalhou-se pelo mundo.

Em 1941, Nicholas Ranevich (Sergey Bezrukov), goleiro e estrela do Dínamo de Kiev, perde a sua liberdade, a sua namorada Anna Shevtsova (Elizaveta Boyarskaya) e a oportunidade de jogar futebol. 

Em 1942, Anna consegue tirar com a ajuda de um amigo, tirar Nicholas da prisão e ele reúne amigos do ex-time e reentra em campo formando o time do FC Start.  Os alemães organizam um campeonato e percebem que o FC Start vem vencendo todos e montam um super time que era a seleção do melhores para jogar contra eles, dizendo para eles perderem o jogo e a hegemonia de estarem sempre ganhando. Seria um jogo de vida ou morte verdadeiramente.

O FC Start era formado por oito jogadores do Dínamo de Kiev e três do Lokomotiv transformados em funcionários de uma padaria durante a ocupação da cidade. O trabalho era garantia de mínimas condições de sobrevivência. Um dos principais nomes do time era o talentoso atacante Makar Goncharenko. Artilheiro do campeonato soviético pelo Dínamo em 1938, com 19 gols. Goncharenko foi enviado para o campo de batalha com outros atletas quando a guerra paralisou o país. Mas guardou o uniforme e as chuteiras imaginando que quem vencesse, cedo ou tarde, gostaria de assistir as partidas de futebol novamente. 

Apoiado por fascistas ucranianos, mas simpáticos a Adolf Hitler do que ao comunismo de Josef Stalin, os nazistas permitiram a disputa de jogos como forma de melhorar sua imagem junto à população de Kiev, ao mesmo tempo em que tentavam esconder o extermínio de judeus, ciganos e prisioneiros políticos nos campos de concentração. O FC Start foi autorizado a jogar contra equipes formadas por batalhões estacionados na cidade, formados por soldados alemães, romenos e húngaros. Ganhou oito de suas nove partidas por goleada. Uma delas, no dia 6 de agosto de 1942, por 5 a 1 sobre a Flakelf, formado em sua maioria por pilotos da Luftwaffe. 

A equipe da força aérea era considerada o que os alemães tinham de melhor em Kiev. A pesada derrota para um bando de padeiros desnutridos foi embaraçosa demais e mereceu uma revanche, marcada para três dias mais tarde. A atmosfera do segundo jogo contra o Flakelf foi tensa, com soldados ao redor e dentro do estádio. No intervalo, quando o Start perdia por 3 a 1, um oficial da SS, a tropa de elite nazista, entrou no vestiário com uma mensagem. De forma educada, parabenizou os ucranianos pela atuação, mas disse que eles não poderia virar a partida e que deveriam pensar nas consequências antes de querer ganhar na volta a campo. Não se importaram com isso, e pela honra, viraram o jogo e ganharam por 5 a 3. 

Elenco

Sergey Bezrukov as Nikolai Ranevich 'Trusevich', Goleiro do FC Start e Dínamo de Kiev

Elizaveta Boyarskaya as Anna Shevtsova, Professora

Ekaterina Klimova as Ol'ga Kovtun
Karen Badalov as Svirskiy
Godehard Giese as Hans Reschke
Aleksandr Kobzar as Georgiy Shevtsov
Dirk Martens as Brinkman 
Phillippe Reinhardt as Max
Sergey Romanovich as Stepan Ranevich
Anton Sebastyan as Ajudante do Time
Nikita Terezin as Andrey Kovtun
Peter Zimmermann as Kurt Eberhardt
Stanislav Boklan as Barazy
Ostap Stupka as Deshchenya
Alexander Kobzar as George Shevtsov 
Vladimir Nevel as Michael Svirsky
Olga Radchuk as Raisa L.
Igor Gnezdilov as Bordik
Aleksey Vertinsky as Zhorik
Alexander Pershin as Erwin, Árbitro 
Alexander Kryzhanovsky as Treinador
Sergei Derevjanko as Karpenko
Sergei Malyuga as Grizzly 
Igor Nazarov as Dobryden
Valery Skowronski as Fedor Tyukin
Valentin Kasian as Sergey Kapustin 


Ficha Técnica



Título no Brasil: Match

Título Original: Mat4
País de Origem: Rússia
País de Produção: Rússia / Ucrânia
Gênero: Drama / Esporte / História
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento: 2012
Cor: Color
Áudio: Russo 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês
Tela: 16:9 Widescreen 
Estúdio:
Distribuição:  
Direção: Andrey Malyukov 
Roteiro: Sosna Igor, Timofey Sergeytsev e Dmitriy Zverkov  
Edição: Gabriella Cristiani 
História: Sosna Igor, Timofey Sergeytsev e Dmitriy Zverkov  
Direção de Arte: Vladimyr Druzenko 
Direção de Fotografia: Sergey Mikhalchuk 
Desenho de Produção: Aleksandr Tolkachov 
Decoração de Cenário: Aleksandra Drobot 
Elenco: Alexander Drobot, Alexander Tolkachev  
Figurino: No
Maquiagem: No
Música Original: Ivan Burlyaev e Richard Horowitz 
Efeitos Sonoros: Maxim Romasevich 
Efeitos Especiais: Nonna Litvinova 
Efeitos Visuais: Dmytro Zagrebelnyy
Produção: Dmitriy Kulikov, Ilya Neretin e Timofey Sergeytsev  
Co-Produção: Egor Olesov 
Produção Executiva: Maxim Asadchiy, Sergey Keshishev e Igor Savychenko 

Um comentário: