terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Rambo: Programado para Matar

©  IMDb

Roteiro inspirado em partes no romance de David Morrell. O início dessa saga que conquistou fans do mundo inteiro. Esse filme foi importante para os americanos olharem mais para os veteranos de guerra que eram desprezados quando voltavam da Guerra do Vietnã. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

O veterano da guerra do Vietnã, John Rambo (Silvester Stallone) após dar baixa, retorna ao EUA e descobre que nada mais é como antes. 

Durante a Guerra do Vietnã após muitas missões de infiltração em campo inimigo, acabou por tornar-se prisioneiro de guerra dos norte-vietnamitas. O cativeiro lhe gerou profundos traumas psicológicos devido à tortura e privações. Ao executar um elaborado plano de fuga e atravessar boa parte das úmidas florestas vietnamitas, consegue retornar às linhas amigas e assim mesmo com inúmeras honras militares e condecorações decide que é hora de abandonar as armas e voltar para casa. 

De volta aos Estados Unidos decide primeiro ir procurar um velho amigo que fora colega no exército, mas sua tentativa acaba por resultar em fracasso, pois seu amigo, há alguns anos, havia falecido de câncer resultante do agente laranja. Sem mais opções segue para o sul seguindo a viagem de retorno para casa. 

Reconhecido como um vagabundo andarilho, Rambo é detido injustamente pelo xerife Will Teasle (Brian Dennehy) de uma pequena cidade que estava no caminho, mas ao fugir, acaba sendo caçado pela polícia local como um criminoso. Perseguido pelas lembranças do Vietnã, Rambo foge para uma floresta vizinha, aumentando a raiva do xerife. 

Quando começa o cerco à montanha onde se refugia, ele começa uma verdadeira guerra não só contra os policiais, mas também ao xerife que o prendeu. Seu ex-comandante, o coronel Samuel Trautman (Richard Crenna), tenta convencê-lo a entregar. 

John, acaba ferindo os policias, e acaba chamando a atenção do exército, seu velho comandante, que agora busca ajudar o exército e a polícia local a prendê-lo. Será que os policiais conseguirão capturá-lo?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Sylvester Stallone as John Rambo
Richard Crenna as Samuel Trautman
Brian Dennehy as Will Teasle
Bill McKinney as Kern
Jack Starrett as Galt
Michael Talbott as Balford
Chris Mulkey as Ward
John McLiam as Orval
Alf Humphreys as Lester
David Caruso as Mitch
David L. Crowley as Shingleton
Don Mackay as Preston

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 15 milhões de dólares e arrecadou US$ 125,2 milhões.

- Nenhum queria queria ser o Rambo, Silvester Stallone foi a 11ª opção, e foi apresentado a ele em 1980 como uma oportunidade incrível.

- O roteiro original de "Rambo: Programado para Matar", previa que no final do filme, John Rambo, após falar com o Coronel Samuel Trautman, cometeria suicídio. A cena chegou a ser filmada, mas acabou sendo excluída do filme, e um novo final, com John Rambo sendo preso, foi filmado.

- Há muitas diferenças entre o livro e o filme. No livro John Rambo, na verdade é um homem problemático, que provoca morte de várias pessoas. No filme o protagonista é tratado como herói, e há as pessoas que o perseguem, como vilões, o que também não existia no livro e não chega a matar ninguém no longa.

- O desfecho do filme não corresponde ao do livro, em que Rambo acaba morto pelo seu antigo comandante, o Coronel Trautman.

Trilha Sonora 

It's a Long Road "Theme" - Dan Hill 
Escape From Torture - Jerry Goldsmith 

Ficha Técnica

Título no Brasil: Rambo: Programado para Matar
Título Original: Rambo: First Blood
País de Origem: EUA
País de Produção: EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 1982
Cor: Color
Áudio: Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Anabasis N.V. e Elcajo Productions
Distribuição: Orion Pictures
Direção: Ted Kotcheff
Roteiro: Michael Kozoll, William Sackheim e Sylvester Stallone
Edição: Joan E. Chapman
História: David Morrell
Direção de Arte: Wolf Kroeger
Direção de Fotografia: Andrew Laszlo
Desenho de Produção: Wolf Kroeger
Decoração de Cenário: Kimberley Richardson
Elenco: Toni Howard e Lynn Stalmaster
Figurino: Tom Bronson
Maquiagem: Illona Herman e Phyllis Newman
Música Original: Jerry Goldsmith
Efeitos Sonoros: Fred J. Brown
Efeitos Especiais: Thomas L. Fisher
Efeitos Visuais: Tom Noble
Produção: Buzz Feitshans
Co-Produção: Herb Nanas
Produção Executiva: Mario Kassar e Andrew Vajna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário