Filme com roteiro de mesmo de uma série produzida para TV francesa nos anos 60, esta por sua vez baseada nos quadrinhos belgo-francês Les Aventures de Tanguy et Laverdure, de Jean-Michel Charlier & Albert Uderzo, publicados de 1959 a 1971.
Albert Uderzo, é o mesmo do desenho Astérix, que também foi transformado numa série de sucesso de 1967 a 1969, tornando os personagens de Tanguy e Laverdure uma parte popular Cultura francófona. Narra as aventuras de dois jovens cadetes da Airmée de L'Air (Força Aérea Francesa), Michel Tanguy e Ernest Laverdure.
Uma trama com ação, romance caliente, bom humor à moda francesa, onde se misturam interesses comerciais, espionagem e terrorismo. É bem melhor no que faltou em Top Gun - Ases Indomáveis, por ter cenas áreas de acrobacias espetaculares com voos por bonitos lugares durante os treinamentos do pilotos. Nota 6 (0 a 10)
Sinopse
Tudo começa no Farnborough Airshow, onde durante uma demonstração do caça Mirage 2000, onde esse caça se afasta misteriosamente durante a exibição em uma feira internacional de aviação.
Os amigos e pilotos da Força Aérea Francesa, o capitão Antoine, codinome 'Walk'n' Marchelli (Benoît Magimel) e o capitão Sébastien, codinome 'Fahrenheit' Vallois (Clóvis Cornillac), que estão treinando na região, são instruídos, designados a localizar o caça e escoltá-lo de volta à base militar. Mas ambos são surpreendidos quando o piloto do Mirage, age de modo estranho, ignora o controle de terra, assume a posição de ataque e parte pra cima de Fahrenheit. Quando o piloto desonesto no Mirage tenta atirar em Vallois, a fantástica habilidade de Marchelli é forçado a destruir o Mirage, antes que ele alveje seu companheiro.
O que parecia para Marchelli ter feito a coisa certa, e é até elogiado por isto, mas subitamente, o mundo desaba sobre ele. Na volta do ar, o departamento francês de "Missões Especiais", procurando chantagear Marchelli para que trabalhasse para eles, adulterou o vídeo da câmera de tiro de Marchelli. Um tribunal marcial posterior considera Marchelli culpado de destruir o Mirage roubado sem provocação e o expulsa da força aérea, levando Vallois a renunciar também.
Eles participam de um programa de intercâmbio com duas jovens pilotos da Força Aérea Americana, as capitãs Estelle Kass, codinome “Pitbull” (Alice Taglioni) e Leslie Hedget, codinome “Stardust” (Rey Reyes), que também pilotam os caças franceses.
Marchelli (Magimel) num enorme dilema: escolher entre sua colega e rival, a americana "Pitbull" Kass (Alice Taglioni) e a compatriota que quase acabou com sua carreira, a executiva Maelle (Géraldine Paillas).
Uma comissão governamental de alto nível aparece na base para investigar a ocorrência, e a carreira de Marchelli e Vallois fica sob ameaça, pois eles são acusados de ter deliberadamente abatido uma aeronave em missão secreta, sem estarem autorizados para isto!
Em pouco tempo, eles passam da condição de heróis a vilões, tendo que se defender de evidências contra eles que aparecem estranhamente plantadas na investigação!
Os pilotos sofrem pressões da chefe da comissão, a bela executiva Maelle Coste (Géraldine Paillas), que propõe um acordo, arquivando todas as acusações, desde que eles concordem em participar de um programa secreto do governo, mas eles se recusam, sendo em represália excluídos da Força Aérea.
Mas, uma densa trama, envolvendo espionagem internacional, competição entre fabricantes de aviões militares e terrorismo está em curso, e Marchelli e seu colega Vallois acabam cedendo e participando de uma competição internacional que pode render um bilionário contrato para a França.
As Missões Especiais prometem que sejam reintegradas se voarem em uma bala de canhão em um território hostil ao Chifre da África para ajudar a vender o Mirage a um cliente asiático. Marchelli e Vallois concordam, mas são forçados a pousar em território hostil antes de completar o vôo. Eles são capturados por terroristas que pretendem roubar seus aviões. Marchelli e Vallois conseguem escapar em um dos jatos, enquanto os terroristas se desmantelam e fogem com outro.
Os terroristas planejam usar o Mirage roubado para abater um avião-tanque sobre Paris durante as comemorações do Dia da Bastilha. Marchelli e Vallois interceptam o Mirage e o derrubam em uma área despovoada.
Além disso, Marchelli acaba também seduzido pela chefona Maelle, o que realmente influência nas suas decisões!
Porém, mais uma vez nada é o que parece, e eles acabam percebendo que serviram de isca para descobrir o planejamento de uma ação terrorista a ser efetivada em território francês, justo no dia do desfile de 14 de julho, aniversário da Queda da Bastilha.
O desenrolar da trama os leva até ao Oriente Médio, onde enfrentam um grupo de mercenários, que contavam com a colaboração de um elemento bem próximo a eles, que os traem!
Será que eles conseguirão impedir o caça que foi roubado para fazer um ataque terrorista às celebrações no Dia da Queda da Bastilha em Paris?! Quem assistir verá !!!
Elenco
Clovis Cornillac as Sébastien 'Fahrenheit' Vallois
Géraldine Pailhas as Maelle Coste
Alice Taglioni as Estelle 'Pitbul' Kass
Philippe Torreton as Bertrand
Rey Reyes as Leslie 'Stardust' Hedget
Peter Hudson as General Buchanan
Jean-Baptiste Puech as Ipod
Christophe Reymond as Stan
Fiona Curzon as Mrs Redgrave
Jean-Michel Tinivelli as Coronel Farje
Frédéric van den Driessche as General Hardouin
Eric Poulain as Capitão Klébér
Pierre Poirot as De Séze
Jean-Yves Chilot as Houdon
Olivier Rabourdin as General Presidente da Comissão
Omar Berdouni as Aziz Al Zawhari
Hervé Berty as Roger
Arben Bajraktaraj as Fredericks
Ivan Franek as Baraiev
Jean-Raoul Lacote as Piloto
Curiosidades
Curiosidades
- O orçamento do filme foi de € 19 milhões de euros.
- Foi filmado em co-operação com a Força Área Francesa e Civil com os aviões e caças: Mirage 2000, Dornier Alpha Jet, Boeing KC-135FR Stratotanker e o Boeing E-3F Sentry (AWACS), além de aeronaves comerciais e de transporte militar.
- 4 Câmeras de cinema HD são acopladas a um Mirage 2000 capaz de atingir a velocidade do som.
Trilha Sonora
We Rise (Chris Corner)
Into The Fire (Thirteen Senses)
Gonna Wanna (Chris Corner feat. Sue Denim)
Sugar Jukebox (Chris Corner feat. D. Manix)
Girl Talk (Chris Corner feat. Sue Denim)
Cockpit Inferno (Ghinzu)
You're The Conversation - I'm The Game (Chris Corner feat. Sue Denim)
The Crawl (Placebo)
The Clash (Chris Corner)
14th Of July (Chris Corner)
Heaven Is Inside You (I Monster)
Ficha Técnica
Título no Brasil: Os Cavaleiros do Ar
Título Original: Les Chevaliers du Ciel / Sky Fighters
País de Origem: França
País de Produção: França / Oriente Médio
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Cor: Color
Áudio: Francês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português e Francês
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Mandarim Films e Outsider Productions
Distribuição: Panthé
Direção: Gérard Pirès
Roteiro: Gilles Malençon e Gérard Pirès
Edição: Véronique Lange
História: Jean-Michel Charlier e Albert Uderzo
Direção de Arte: Michel Conche
Direção de Fotografia: Pascal Lebègue
Desenho de Produção: Jean-Pierre Fouillet
Decoração de Cenário: Stéphane Cressend
Elenco: Nathalie Cheron e Michael Laguens
Figurino: Françoise Bourrec Chattoune
Maquiagem: Cécille Gentilin
Música Original: Chris Corner
Efeitos Sonoros: Ken Yasumoto
Efeitos Especiais: Jean-C. Dauphinot, Max Garnier, Jean-Claude Houbart e F. Hulard
Efeitos Visuais: Annie Dautane
Produção: Eric Altmayer, Nicolas Altmeyer e Christopher Granier-Deferre
Co-Produção: Christoph Hahnheiser
Produção Executiva: Christopher Granier-Deferre
Nenhum comentário:
Postar um comentário