terça-feira, 25 de dezembro de 2018

A Onda

©  IMDb

A Noruega é uma área propensa à queda de rochas (criada pela orogenia caledoniana) e o roteiro de Bølgen é baseado em um incidente com um tsunami que destruiu a aldeia de Tafjord em 7 de abril de 1934, matando 40 pessoas. Antes disso em 1905, um incidente similar provocou um tsunami matando 60 pessoas, e 31 anos mais tarde, outros 74 perderam suas vidas.

As incontáveis montanhas na Noruega são instáveis, e a mudança tectônica pode fazer grandes peças rasgarem e se deslocar uma enorme quantidade de água em rios/lagos próximos, resultando em uma onda igual a uma erupção vulcânica subaquática. 

O filme apresenta um evento que poderá a vir acontecer em Møreog Romsdal na fenda Åkerneset que pode terminar em um desastre; Uma avalanche resultaria em uma tsunami de 80 metros de altura que irá destruir todas as cidades próximas e pontos de atração a um nível suficientemente acima do nível do mar. Nota 6 (0 a 10).

Sinopse

Kristian Eikjord (Kristoffer Joner), um geólogo experiente de 40 anos de idade, está tendo seu último dia em Geiranger; Um destino turístico em Geirangerfjord, com sua família e pretende se deslocar para Stavanger. Depois de uma pequena festa de despedida com seus colegas na estação de monitoramento da fenda Åkerneset, Kristian e seus filhos saem para pegar a balsa para Stavanger, enquanto sua esposa Idun Eikjord (Ane Dahl Torp) continua trabalhando em um hotel local por mais alguns dias. Kristian já havia expressado preocupações sobre alguns sensores de fechamento que poderiam mostrar o sinal de uma avalanche iminente, mas tinha sido assegurado por seus ex-colegas de trabalho que as leituras estavam estáveis, sendo monitorada 24 horas por dia dos movimentos de suas placas tectônicas.

Enquanto espera pela balsa, Kristian tem uma epifania depois de observar os eventos circundantes, e retorna ao centro de geologia que ele acabou de deixar, deixando seu filho Sondre Eikjord (Hoff Oftebro) e a menor Julia Eikjord (Edith Haagenrud-Sande) no carro. Chegando lá, Kristian explica seu ponto de vista: as leituras anteriores mostraram vários depósitos de água subterrânea "desaparecendo". Desde que a água não pode apenas desaparecer, significa que está se movendo através da montanha, entre as placas de rocha, reduzindo a fricção. Isso poderia permitir um deslizamento que não só enfraqueceria e danificaria os fios conectando os instrumentos dentro da fenda aos seus monitores, mas aumentaria a chance de fazer com que as placas de rocha "empilhadas" fossem deslocadas demais, causando uma avalanche maciça. Para garantir a segurança da cidade, ele e seu parceiro Jacob Vikra (Arthur Berning) vão para a fenda com um helicóptero. Eles examinam e voltam para a base.

De volta ao centro de geologia, as preocupações de Kristian são semi-descartadas; Seu ex-chefe Arvid Øvrebø (Fridtjov Såheim) e sua assistente Margot Valldal (Laila Goody) concorda em colocar o estado de alerta mais alto, mas se recusa a fazer um alarme de evacuação com base nas provas atuais. Poderia ser nada, e soar como um alerta iria arruinar a temporada turística. Tendo feito o que pôde, Kristian volta ao carro, mas os filhos dele se foram; Uma nota no pára-brisas diz-lhe que eles foram para o hotel por causa do abandono. Ele se dirige para o hotel, e pede desculpas para a esposa, por deixar seus filhos para trás por horas. Idun dá às crianças a chance de dormir no hotel antes de ir para Stavanger no dia seguinte, mas Julia quer dizer adeus à sua casa. Kristian dirige para casa com Julia para ficar lá uma última vez, dormindo em um colchão e uma cadeira pegada no lixo para dormir. Enquanto isso, seu filho Sondre fica entediado em seu quarto de hotel e dirige para o porão para andar de skate com fones de ouvido.

Os cálculos do instrumento resultam em mudanças de contração na fenda, assim Arvid e Jacob dirigem lá para verificar as "bombas C" que medem as condições. Eles descobrem que as medições são precisas. Enquanto isso, Kristian observa seus documentos antigos e descobre que as contrações também são um sinal de uma avalanche próxima, devido o modo como elas mudam a pressão da água dentro da montanha. Kristian chama a estação para explicar e ordena a seus colegas para obter Arvid e Jacob para cima da fenda instantaneamente e soar o alarme para alertar os habitantes de Geiranger que eles estão em perigo do tsunami iminente. Momentos depois, a avalanche começa; O pé de Jacob está preso na queda inicial, e Arvid finalmente sacrifica-se para ligar Jacob a sua cinta de zip-line. O deslizamento de rochas, como temido, desenvolve um gigantesco tsunami de 80 metros que se estende em direção a Geiranger e todas as outras casas dentro da área no final da madrugada, o que atrasa a fuga da população.

Com dez minutos na contagem regressiva antes do impacto do tsunami, Kristian corre para Geiranger com Julia para pegar Idun e Sondre, mas Idun (por telefone) ordena a Kristian para levar Julia para o topo da montanha. Idun e sua colega do hotel, Vibeke (Eili Harboe), desesperadamente tentam evacuar os clientes do hotel em um ônibus de espera, mas não encontram Sondre em lugar nenhum. Vibeke lembra que viu Sondre perto do corredor do porão, e Idun corre de volta para o hotel, com dois turistas dinamarqueses seguindo para ajudar na busca; A esposa de Phillip Pousen (Thomas Bo Larsen), Maria Poulsen (Mette Agnete Horn), quer ajudar a salvar Sondre, enquanto seu marido Phillip segue principalmente para ajudar sua esposa.

Em outra parte, Kristian e Julia correm em um engarrafamento maciço que está obstruindo a estrada em uma subida da montanha. Percebendo que eles estão longe de altitude suficiente de segurança, eles começam a correr até a estrada a pé, gritando para todos fazer o mesmo. Kristian encontra seu amigo e ex-vizinho Geog (Herman Bernhoft) e a esposa Anna (Silje Breivik), fugindo com sua família. No entanto, na correria, devido a Onda se aproximando, seu filho Thomas (Håkon Moe) não puxa o freio do carro quando ele Georg desembarca, fazendo com que ele role para trás, prendendo a perna de Anna. Kristian ordena Thomas para trazer sua irmã e chegar a maior altitude, enquanto ele auxilia Anna. Percebendo que o tempo acabou, Kristian se sentou com Anna em uma van em uma última tentativa desesperada para sobreviver. 

O tsunami engolfa o carro, quebra as janelas e prende o par em um bolha subaquático caótica enchida com os restos. No hotel, Idun localiza seu filho e os quatro correm de volta para o ônibus, mas ele já saiu e o tsunami localiza-se já na frente do hotel. Correndo de volta para o abrigo de bombas no porão do hotel, a onda atinge o hotel violentamente, fazendo Maria ser lavada, forçando Idun a fechar a porta do abrigo, porém com atraso.

Kristian recupera a consciência, percebendo que ele milagrosamente sobreviveu ao impacto do tsunami, mas Anna está morta pelo contato pesado de detritos que a empalou. Libertando-se, ele caminha até a montanha onde ele encontra Julia segura, e diz-lhe para ficar com Thomas e sua filha, enquanto volta para Geiranger para encontrar o resto de sua família.

Toda a cidade de Ørnesvingen foi completamente varrida do mapa, e durante sua busca, ele encontra o ônibus do hotel, mas sem sobreviventes. Depois de confirmar que Idun e Sondre não estão entre os passageiros, ele vai para o hotel para encontrá-los e salvá-los. 

Pois em um abrigo anti-bombas, o nível de água cresce e começa a encher e deforma a porta, fazendo com que a água inunde a sala por inteira. Uma tentativa de abrir a porta para fugir é frustrada por detritos estarem cobrindo a frente dela. Os três são forçados a recuar para um eixo no teto para buscar o ar após o abrigo encher de água. Philip entra em pânico, empurrando Sondre e Idun debaixo de água em uma tentativa frenética para ficar acima da água. Incapaz de acalmá-lo, Idun é forçado a afogá-lo com as pernas em legítima defesa para salvar o filho.

Será que Kristian encontrará sua esposa, filho e salvá-los? Durante essa busca Kristian acaba ficando sem oxigênio, inala água e quem salvará?! Quem assistir saberá !!!

Elenco

Kristoffer Joner as Kristian Eikjord

Ane Dahl Torp as Idun Eikjord
Jonas Hoff Oftebro as Sondre Eikjord
Edith Haagenrud-Sande as Julia Eikjord
Fridtjov Såheim as Arvid Øvrebø
Laila Goody as Margot Valldal
Arthur Berning as Jacob Vikra
Herman Bernhoft as Georg
Eili Harboe as Vibeke
Silje Breivik as Anna
Håkon Moe as Thomas
Tyra Holmen as Teresa
Thomas Bo Larsen as Phillip Poulsen,
Mette Agnete Horn as Maria Poulsen
Lado Hadzic as Bussjåfør 
Tom Larsen as Mann Med Mobiltélefon

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 6,5 milhões de dólares e arrecadou mais de US$ 11 milhões.

Trilha Sonora (Compositor)

Bølgen (Magnus Beite)

Ficha Técnica

Título no Brasil: A Onda
Título Original: Bølgen  
País de Origem: Noruega
País de Produção: Noruega
Gênero: Catástrofe / Drama / Suspense /Ação   
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 2015
Cor: Color
Áudio: Norueguês, Inglês e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: Film Väst
Distribuição: Nordisk Filmdistribusjon 
Direção: Roar Uthaug
Roteiro: John Kåre Raake e Harald Rosenl
øw-Eeg  
Edição: Christian Siebenherz
História: John Kåre Raake e Harald Rosenløw-Eeg  
Direção de Arte: Astrid Strøm Astrup e Adrian Curelea 
Direção de Fotografia: John Christian Rosenlund   
Desenho de Produção: Lina Nordqvist  
Decoração de Cenário: Gina Calin 
Elenco: Andrea Eckerbom e Ingrid Lykkeslet Strømskag  
Figurino: Karen Fabritius Gram 
Maquiagem: Gabriela Gociu e Áuslaug Dröfn Sigurdardóttir
Música Original: Magnus Beite     
Efeitos Sonoros: Stig Holte 
Efeitos Especiais: Wesley Barnard
Efeitos Visuais: K Rikke Hovgaard Jørgensen 
Produção: Are Heidenstrom e Martin Sundland  

Co-Produção: J. Bjørknes, T. Eskilsson, J. Eirik Langoen
 e T. O, Rognaldsen e F. Wikström
Produção Executiva: Mikael Diseth

Nenhum comentário:

Postar um comentário