domingo, 5 de outubro de 2014

A Liga Extraordinaria


© 20th Century Fox

Filme com roteiro com aventura eletrizante baseada em uma graphic novel que reuniu vários personagens criados por grandes literários. Nota 7 (0 a 10)

Sinopse

Tudo começa com os soldados alemães atacam o Banco Nacional da Inglaterra e roubam os mapas de Veneza feitos por Leonardo Da Vinci. Pouco depois, soldados britânicos raptam os melhores cientistas da Alemanha.

Os governantes de ambos os países negam as acusações de terem orquestrado os ataques, e a tensão entre eles ameaça iniciar a Primeira Guerra Mundial. Para impedir isso, M (Richard Roxburgh), o diretor de uma agência secreta criada pelo governo britânico, decide reunir novamente a Liga Extraordinária, uma equipe de indivíduos com habilidades especiais que é formada de tempos em tempos para salvar o mundo de grandes ameaças.

Dessa vez, são recrutados o aventureiro Allan Quartermain (Sean Connery), a vampira Mina Hacker (Peta Wilson), o pirata Capitão Nemo (Naseeruddin Shah), o médico Henry Jekyll e seu alter-ego, o monstro Edward Hyde (Jason Flemyng), o homem invisível Rodney Skinner (Tony Curran), o imortal Dorian Gray (Stuart Townsend) e o espião americano Tom Sawyer (Shane West).

Juntos, eles devem capturar o Fantasma, um enigmático vilão que orquestrou ambos os ataques com o objetivo de vender suas avançadas armas para ambos os lados da guerra e ficar rico ao custo de milhões de vidas.

O Fantasma pretende destruir a cidade de Veneza e impedir uma reunião dos líderes da Alemanha e da Inglaterra que poderia impedir a guerra. A missão da Liga é capturá-lo antes que ele ataque.

Durante a viagem a bordo do navio de Nemo, o Náutilus, a Liga começa a suspeitar que haja um traidor entre suas fileiras e a culpa recai sobre Skinner, que desaparece.

Eles chegam à Veneza tarde demais e as bombas colocadas pelo Fantasma abaixo da cidade são detonadas. Porém, após um confronto com os soldados do vilão, Sawyer consegue disparar um sinalizador, direcionando os homens de Nemo para um ponto específico da cidade, para onde mísseis são disparados. Esses mísseis causam uma explosão que interrompe o efeito-dominó que iria destruir a cidade, salvando Veneza.

No processo, Quartermain enfrenta o Fantasma em um cemitério e descobre que ele é M. Como se não bastasse, eles descobrem que o verdadeiro traidor é Gray e que a guerra mundial foi uma farsa orquestrada pelo Fantasma para roubar o sangue de Mina, o soro de Jekyll, a pele de Skinner e os segredos de Nemo, com o objetivo de criar um exército de vampiros, monstros e homens invisíveis, todos armados com tecnologia avançada e prontos para conquistar o mundo.

A Liga sobrevive a uma tentativa assassinato orquestrada por Gray, que plantou bombas em vários pontos do Náutilus, e decide capturar o Fantasma e impedir seus planos. Skinner, que havia se infiltrado entre os homens do Fantasma ao descobrir sobre os planos de Gray, revela que a base do vilão é uma enorme fábrica no Ártico.

A Liga chega ao local e ataca a base, onde enfrenta os homens do Fantasma, que Quartermain descobre ser o Professor James Moriarty, arqui-inimigo de Sherlock Holmes. O exército de Moriarty é derrotado, suas armas são destruídas e os cientistas alemães, que haviam sido forçados a trabalhar para Moriarty em troca da segurança de suas famílias, são libertos. Porém, Quartermain é morto por Moriarty, que é morto por Sawyer enquanto tentava escapar.

Após o confronto, a Liga ruma para a África, onde Quartermain vinha vivendo desde a morte de seu filho, muitos anos atrás. Eles decidem continuar juntos, agora sob a liderança de Sawyer, para proteger o mundo de ameaças.

Momentos após eles partirem, um xamã africano aparece e começa a realizar um ritual. Quartermain havia anteriormente mencionado que, por ter salvo a vida de um xamã, este haveria lhe abençoado com o dom de nunca morrer na África. E isso parece ser verdade, uma vez que um relâmpago atinge a tumba do aventureiro, cuja mão emerge da terra, ainda viva.

Curiosidades

- O orçamento do filme. 

- Os personagens literários de A Liga Extraordinária são: Allan Quatermain (As Minas do Rei Salomão, de Henry Rider Haggard), Mina Harker (Drácula, de Bram Stoker), Henry Jekyll e Edward Hyde (Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson), Rodney Skinner (O Homem Invisível, de H.G. Wells), Capitão Nemo (20.000 Léguas Submarinas, de Julio Verne), Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde), Tom Sawyer (As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain) e Professor James Moriarty (O Problema Final, de Arthur Conan Doyle).

- O nome correto do Homem Invisível no livro de H.G. Wells é Sr. Griffin, e na graphic novel foi batizado de Hawley Griffin, mas este teve que ser alterado para Rodney Skinner no filme A Liga Extraordinária devido a problemas com direitos autorais.

- O design da máscara do Fantasma é uma citação a O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux.
 
- O personagem M, interpretado por Richard Roxburgh, é uma alusão ao personagem de mesmo nome da série de aventuras de James Bond, escritas por Ian Fleming.
 
- O personagem Tom Sawyer não está presente na graphic novel de Alan Moore e Kevin O'Neill que serviu como base para A Liga Extraordinária. Sua inclusão foi decidida pelos produtores do filme, de forma a ter em cena um personagem famoso da literatura norte-americana, que pudesse atrair mais público no mercado interno.
 
- Nas versões iniciais do roteiro de A Liga Extraordinária estaria também presente o personagem Campion Bond, integrante do Serviço de Inteligência Britânico, mas ele acabou sendo cortado na versão final do roteiro.
 
- Foram escritos cerca de 20 tratamentos até se chegar à versão final do roteiro de A Liga Extraordinária.

- Este é o 2º filme feito baseado em uma graphic novel de Alan Moore. O anterior fora Do Inferno de 2001.
 
- Inicialmente seria Monica Bellucci a intérprete de Mina Harker em A Liga Extraordinária, mas a atriz teve que desistir do filme devido a conflitos com as filmagens de Lágrimas do Sol.

- As atrizes Saffron Burrows e Milla Jovovich chegaram a estar cotadas para interpretar Mina Harker.

- O ator David Thewlis chegou a estar cotado para interpretar os personagens Dr. Jekyll e Mister Hyde.
 
- O ator Irfan Khan chegou a estar cotado para interpretar o Capitão Nemo.
 
- O ator Eddie Izzard chegou a fazer testes para interpretar o personagem Rodney Skinner.
 
- O trailer do filme chegou a ser exibido nos cinemas brasileiros com o título A Liga.
 
- As cenas do filme situadas em Londres foram na verdade rodadas em Praga, na República Tcheca. 

- Diversos sets de filmagens na República Tcheca, orçados em US$ 7 milhões, foram destruídos por enchentes ocorridas no local no verão de 2002, época em que as filmagens estavam sendo realizadas. Devido a este problema as filmagens tiveram que ser transferidas para Malta.
 
- Quando a Liga está em Inglaterra seus integrantes passam por um muro onde está um pôster, anunciando a proximidade do Carnaval. Neste pôster são visíveis dois nomes, Dr. Alan Moore e Dr. Terry O'Neill. Ambos são os criadores da graphic novel na qual o filme se baseou.
 
- A revista que aparece na mesa de Allan Quatermain é The Strand, onde Arthur Conan Doyle publicou as primeiras histórias de Sherlock Holmes.
 
- Tom Sawyer também serviu de inspiração para a música homônima da banda canadense Rush.

Elenco

Sean Connery as Allan Quatermain
Naseeruddin Shah as Capitão Nemo
Tony Curran as Rodney Skinner / Homem Invisível
Peta Wilson as Mina Harker
Shane West as Tom Sawyer
Stuart Townsend as Dorian Gray
Jason Flemyng as Dr. Jekyll / Mr. Hyde
Richard Roxburgh as M / O Fantasma / Professor James Moriarty
David Hemmings as Nigel
Max Ryan as Dante
Tom Goodman-Hill as Sanderson Reed

Ficha Técnica

Título no Brasil: A Liga Extraordinária  
Título Original: The League of Extraordinary Gentlemen 
País de Origem: EUA 
País de Produção: República Tcheca / Malta
Gênero: Ação / Aventura 
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Cor: Color
Áudio: Inglês, Espanhol e Português 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
Estúdio: 20th Century Fox
Distribuição: 20th Century Fox   
Direção: Stephen Norrington
Roteiro: James Dale Robinson  
Edição: Paul Rubell 
História: Alan Moore e Kevin O'Neill 
Direção de Arte: Marco Bittner, Elinor R. Galbraith, Jindrich Koci, James F. Truesdale
Direção de Fotografia: Dan Laustsen  
Desenho de Produção: Carol Spier    
Decoração de Cenário: Peter P. Nicolakakos 
Figurino: Jacqueline West
Elenco: Donna Isaacson e Lucinda Syson       
Maquiagem:
Música Original: Trevor Jones   
Efeitos Sonoros
Efeitos Especiais: Steve Johnson's Edge FX
Efeitos Visuais: Ken Dailey
Produção: Don Murphy 
Co-Produção: Michael Nelson
Produção Executiva: Sean Connery, Mark Gordon e Trevor Albert

Nenhum comentário:

Postar um comentário