© Warner Bros. Pictures
Filme com roteiro de ficção de grande repercussão e sucesso de bilheteria. É uma obra prima com proezas de tirar o fôlego, efeitos alucinantes das poderosas máquinas com inteligência artificial que quer controlas as pessoas em cenas de arrebentar. Nota 7 (0 a 10)
Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) é um entre os milhões de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado à Matrix, ignorava que o mundo em que vivia é diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele é um tranquilo programador para a "respeitável companhia de software" Metacortex. Mas Anderson também é um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de "Neo". Durante a subolada vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a "Matrix". E é descrita por Morpheus (Laurence Fishburne) como uma vaga intuição de que Neo teve durante toda a sua vida: "que há algo de errado com o mundo".
Durante os anos anteriores aos acontecimentos de Matrix, Anderson gasta o seu tempo tentando encontrar um homem: um suposto "terrorista" conhecido apenas como Morpheus. Mas o que Anderson não sabe é que Morpheus o tem observado por um longo período de tempo. Morpheus identifica Anderson como sendo a pessoa dentro da Matrix a quem ele acredita ser o escolhido (The One). Mas as máquinas têm escutas telefônicas, e Anderson é encontrado, quase que simultaneamente, pelos letais Agentes da Matrix. Os Agentes são programas que tem aparência humanoide de agentes do governo FBI na realidade simulada. Eles entram na Matrix, conforme necessário, a fim de protegê-la, matando qualquer homem que ouse interferir com ela ou tente conhecer sua verdadeira natureza.
Anderson é conectado por Morpheus, mas logo em seguida é capturado pelos Agentes. O Agente Smith (Hugo Weaving) lê com atenção um arquivo sobre Thomas A. Anderson. Recusando-se a cooperar com os agentes, ele tem um software eletrônico (backdoor) implantado no centro do seu corpo simulado pela Matrix, a fim de que seus atos possam ser monitorados e os que procuram fazer contato a partir do mundo livre possam ser rastreados e destruídos. No entanto, eles têm a sua importância subestimada. Ele é contatado por Trinity (Carrie-Anne Moss), a backdoor é removida e Neo é levado até Morpheus.
Thomas A. Anderson, que eles chamam pelo nome de Neo, é oferecida a opção de se manter na sua vida cotidiana, ou ver à realidade e aprender o que é a Matrix. Aceitando aprender mais sobre a Matrix, ele toma uma droga (comumente chamada de "pílula vermelha") destinada a perturbar o seu corpo neuralmente conectado à Matrix, e acorda desorientado e alarmado para se encontrar fraco, sem pelos, e nu em uma cápsula de líquido ligado a muitos fios. Como as Máquinas não têm uso para seres humanos despertos, ele é varrido automaticamente para o esgoto bruto para ser transformado em nutrientes, que é onde Morpheus e Trinity o resgatam e conduzem à rebelião.
As aventuras de Neo começam logo após ele ser resgatado e seu corpo recuperado dos anos de vida na usina. Depois que Neo recupera a sua consciência e é capaz de andar, Morpheus diz a verdade sobre a Matrix, sobre o mundo real e sobre o destino da humanidade. De primeira, Neo recusa-se a acreditar nele, mas finalmente percebe que a Matrix não é real e que não podia voltar atrás, não importa quanto queira. Depois de se recuperar do seu choque inicial, Morpheus também conta a Neo sobre a profecia do escolhido (the One) e de sua crença de que Neo é esse homem. No dia seguinte, Neo começa sua "formação", tornando-se especialista em muitas formas de combate, simplesmente carregando vários programas de treinamento diretamente em seu cérebro. Ele também recebe novas instruções de Morpheus, de como "libertar sua mente" e quão perigosos os agentes da Matrix podem ser.
Depois de alguns dias a bordo da Nabucodonozor, Neo é levado para conhecer a Oráculo (Glória Foster), que tem o poder de previsão no mundo simulado. Ela lhe diz que ele tem o "dom", mas parecia estar à espera de alguma coisa - "Sua próxima vida, talvez. Quem sabe?" Neo acredita que a Oráculo lhe diz que ele não é o escolhido. A Oráculo porém avisa-o de que um evento virá onde ele terá que escolher entre a sua própria vida ou a de Morpheus, e que um deles vai morrer.
Em seu caminho de volta para o telefone, o grupo da nave de Morpheus é traído por seu companheiro, Cypher, que fez uma acordo com os Agentes de entregar Morpheus em troca de ser re-conectado a Matrix. Na batalha, Morpheus é capturado e detido pelos agentes dentro da Matrix, enquanto que Cypher matava os integrantes da nave um por um, mas quando Cypher estava prestes a matar Neo desconectando seu corpo com sua mente ainda na Matrix, ele foi morto pelo piloto da nave, que sobreviveu à sua traição. Neo e Trinity sabem que os agentes pretendem usar Morpheus para dizer-lhes o acesso aos códigos da mainframes de Zion, a última cidade humana onde os humanos ainda podem nascer livres. A princípio eles decidem tomar o curso de ação mas seguro, desconectando-o enquanto ele ainda estava preso na Matrix, assim, causando a sua morte. Então Neo percebe que este era o evento que a Oráculo tinha-lhe dito, ele decide, então, deve ir salvar Morpheus. Com Trinity ao seu lado, Neo luta a sua maneira através da pesadamente armada tropa de guardas que estava estacionada em todo o edifício. Ele chega ao telhado do edifício só para ser confrontado pelo Agente Jones. Neo descarrega dois pentes de balas sobre Jones só para ver como os Agentes se esquivam delas sem esforço. Mas uma vez Jones retorna fogo, Neo revela-se capaz de se esquivar das balas de uma forma que só Agentes eram capazes de fazer e aproveitando a distração do Agente com a surpresa de ver um humano ser tão rápido quanto eles, Trinity dá um tiro a queima-roupa na cabeça de Jones, conseguindo assim eliminá-lo. Em seguida, usando uma metralhadora, Neo e Trinity salvam Morpheus com sucesso no piso do edifício em que ele estava. Tendo acabado de concluir com êxito a missão de salvamento num edifício protegido por guardas fortemente armados e agentes, um feito nunca antes alcançado, Morpheus leva isso como provas que Neo é, na verdade o escolhido (The One), questionando Trinity, "Você acredita agora?". Morpheus explica a Neo que a Oráculo disse: "exatamente o que você necessitava ouvir, isto é tudo." Mais adiante, ele completa: "Neo, em breve você vai perceber como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho, e seguir este caminho".
Atingindo a linha de conexão, Morpheus e Trinity regressam ao mundo real, mas Neo é impedido pelo Agente Smith. Em vez de correr, Neo decide lutar com Smith. Neo habilmente combate Smith, quase demonstrando ter o mesmo nível de habilidade do Agente, algo considerado impossível para seres humanos. No final, Neo é capaz de vencê-lo, atirando-o na frente de um trem. Smith então, assume o corpo do condutor e sai da estação. Percebendo que se tratava de uma luta que não poderia vencer, Neo corre.
Neo é perseguido por Smith e seus companheiros Agentes, mas Neo é capaz de despistá-los e atingir a linha de conexão, só que acaba caindo em uma emboscada e é fatalmente atingido pelo Agente Smith. Quando isso acontece a uma pessoa conectada neuramente dentro da realidade simulada da Matrix, seu corpo fora da Matrix também morre. Trinity, vendo o corpo de Neo morrer com seu espírito ainda no Matrix, diz ao seu corpo que ele não pode morrer e que a Oráculo tinha anunciado que ela se apaixonaria pelo escolhido (The One). Ele se levanta, e os agentes, atordoados, tentam atirar novamente. Ele levanta a sua mão e as balas param, suspensas no meio do ar e, em seguida, caem no chão. Então ele olha a sua volta e percebe que ele pode ver o código da Matrix que cria a tudo ao seu redor. Acreditando mais plenamente no seus recém descobertos poderes, ele sem esforço ressaca os golpes do Agente Smith antes de mergulhar no próprio corpo do Agente para destruí-lo por dentro.
Neo é então visto deixando uma mensagem para as máquinas via telefone, uma advertência a elas, de que ele vai se opor as máquinas, libertando tantas mentes humanas quanto for possível.
Elenco
Keanu Reeves as Thomas A. Anderson / Neo
Laurence Fishburne as Morpheus
Carrie-Anne Moss as Trinity
Hugo Weaving as Agente Smith
Gloria Foster as Oráculo
Joe Pantoliano as Cypher
Marcus Chong as Tank
Julian Arahanga as Apoc
Matt Doran as Mouse
Belinda McClory as Switch
Ray Anthony Parker as Dozer
Paul Goddard as Agente Brown
Robert Taylor as Agente Jones
David Aston as Rhineheart
Marc Aden Gray as Choi
Ada Nicodemou as Dujor
Deni Gordon as Priestess
Rowan Witt as Garoto Spoon
Curiosidades
Indicações e Prêmios
Oscar 1999
Melhor Edição (Zach Staenberg) - Vencedor
Melhor Edição de Som (Dane A. Davis) - Vencedor
Melhores Efeitos Especiais (John Gaeta, Janek Sirrs, Steve Courtley e Jon Thum) - Vencedor
Melhor Mixagem de Som (J. T. Reitz, G. Rudloff, D. E. Campbell e David Lee) - Vencedor
Curiosidades
- Um produto da estética pós-moderna, Matrix faz uma espécie de bricolagem de vários elementos: filmes de ficção científica (The Terminator, Metrópolis), animes (Akira, Serial Experiments Lain, Ghost in the Shell), H.Qs (Os Invisíveis), filosofia (Platão,Descartes, etc.), religião (Budismo Tibetano, Messianismo Judaico-Cristão), literatura cyberpunk (Neuromancer, de William Gibson).
- Para criar a mitologia da série, os irmãos Wachowski se inspiraram em obras literárias, filosóficas, históricas e religiosas. Algumas referências são bem diretas: o coelho branco que serve de sinal para Neo descobrir o mundo da Matrix, por exemplo, foi extraído do clássico infantil Alice no País das Maravilhas, do inglês Lewis Carroll e também possui relação com o famoso Mito da caverna, de Platão. Também aparece o ensaio Simulacros e simulação, do filósofo francês Jean Baudrillard.
- A história inteira do universo Matrix está presente nos 3 filmes, em 9 desenhos animados, chamados Animatrix (o primeiro desenho conta uma história que se passa entre o primeiro e o segundo filme da trilogia), em histórias em quadrinhos (lançadas apenas nos Estados Unidos) e no jogo Enter the Matrix (que completa a história do filme Matrix Reloaded).
- Neo, o salvador da humanidade, é um anagrama de One ("Um", que no contexto do filme significa "o escolhido"). Antes de Keanu Reeves ser escalado para representar o protagonista, o papel foi oferecido a outros dois atores. O primeiro foi Ewan McGregor, o jovem Obi-Wan Kenobi de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), que recusou o convite. O segundo foi Will Smith, que preferiu estrelar o fracasso As Loucas Aventuras de James West (1999). Outro que quase participou da produção foi Val Kilmer, que interpretaria Morpheus.
- Antes de começar o primeiro filme da série, Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Hugo Weaving e Carrie-Anne Moss treinaram artes marciais por quatro meses. Mas nem mesmo a preparação evitou alguns acidentes. Durante as filmagens de luta, os astros machucaram-se para valer: Carrie-Anne Moss quebrou uma perna, Laurence Fishburne fraturou um braço e Keanu Reeve feriu o pescoço. Só Hugo Weaving conseguiu passar longe da enfermaria.
- Gloria Foster teve destaque nos dois primeiros filmes da série, onde interpretou O Oráculo, mas, a atriz veio a falecer devido as complicações do diabetes no final das filmagens da segunda aventura, e por isso precisou ser substituída.
- A cantora americana Aaliyah, que interpretaria a personagem Zee em Matrix Reloaded, perdeu a vida num acidente aéreo.
Ficha Técnica
Título Original: The Matrix
Gênero: Ação / Ficção Científica
Tempo de Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
País de Produção: EUA
País de Origem: EUA / Austrália
Estúdio:
Cor: Color
Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legendas: Inglês, Português e Espanhol
Tela: 16:9 Widescreen
País de Produção: EUA
País de Origem: EUA / Austrália
Estúdio:
Distribuição: Village Roadshow Pictires / Warner Bros. Pictures
Direção: Irmãos Andy e Larry Wachowski
Roteiro: Irmãos Andy e Larry Wachowski
Edição: Zach Staenberg
História: Irmãos Andy e Larry Wachowski
Direção de Arte: Hugh Bateup e Michelle McGahey
Direção de Fotografia: Bill Pope
Figurino: Kym Barrett
Elenco: Mali Finn e Shauna Wolifson
Música Original: Don Davis
Efeitos Especiais: John Gaeta, Janek Sirrs, Steve Courtley e Jon Thum
Efeitos Visuais: Manex Visual Effects
Produção: Joel Silver
Co-Produção: Dan Cracchiolo e Erwin Stoff
Produção Executiva: B. Berman, A. Mason, B. M. Osborne e Irmãos Wachowski
Direção: Irmãos Andy e Larry Wachowski
Roteiro: Irmãos Andy e Larry Wachowski
Edição: Zach Staenberg
História: Irmãos Andy e Larry Wachowski
Direção de Arte: Hugh Bateup e Michelle McGahey
Direção de Fotografia: Bill Pope
Desenho de Produção: Owen Paterson
Decoração de Cenário: Lisa Brennan, Tim Ferrier e Marta McElroy Figurino: Kym Barrett
Elenco: Mali Finn e Shauna Wolifson
Música Original: Don Davis
Efeitos Especiais: John Gaeta, Janek Sirrs, Steve Courtley e Jon Thum
Efeitos Visuais: Manex Visual Effects
Produção: Joel Silver
Co-Produção: Dan Cracchiolo e Erwin Stoff
Produção Executiva: B. Berman, A. Mason, B. M. Osborne e Irmãos Wachowski
Nenhum comentário:
Postar um comentário