sábado, 11 de outubro de 2014

Minority Report - A Nova Lei

© 20th Century Fox

Filme com roteiro de muita ação, boa trama e tecnologias que tudo condiz que futuramente serão utilizadas e, basta a inteligência artificial e o processo de big data avançar mais. 

Algumas técnicas utilizadas mostrada no filme, lembra as que foram utilizadas no desenvolvimento do sensor de movimento das mãos, no aparelho Kinect. Nota 6 (0 a 10)

Sinopse

Não há crimes em Washington D.C. em abril de 2054, a lei está mais forte e, há seis anos, graças à impressionante tecnologia que identifica os assassinos antes que eles possam cometer seus crimes. A polícia Pré-Crime, uma de unidade especial da polícia é responsável pela prisão de criminosos, antes mesmos deles terem cometidos crimes. Os crimes agora podem ser previstos antes mesmo de ocorrerem e isso  reduziu a taxa de assassinatos a zero em Washington. 

O capitão e chefe da Divisão de Pré-Crime, John Anderton (Tom Cruise), como líder da unidade, tem o direito de ser o primeiro a visualizar as imagens geradas por "Pre-Cogs", os seres videntes que sonham com os crimes. Mas ele jamais imaginaria ver sua própria pessoa como autor de um crime futuro. Os assassinatos são previstos usando três seres humanos mutados, chamados "Pré-Cogs" que "pré-visualizam" crimes recebendo visões do futuro. Os supostos assassinos estão aprisionados em sua própria realidade virtual feliz. O governo federal está à beira de adotar o polêmico programa.

Amberton desde do desaparecimento de seu filho Sean (), separa-se de sua esposa Lara (Kathryn Morris) e se torna um viciado em drogas. Enquanto o agente do Departamento de Justiça dos Estados Unidos Danny Witwer (Colin Farrell) está auditando o programa, os Pre-Cogs geram uma nova previsão, dizendo que Anderton vai assassinar um homem chamado Leo Crow () em 36 horas. Anderton não conhece Crow, mas foge da área quando Witwer começa uma caçada.

Anderton deterá que descobrir quem está querendo destruí-lo ou tornar-se-á uma vítima do sistema "perfeito" que ele ajudou a criar. Ele procura o conselho da Dra. Iris Hineman (Lois Smith), a criadora da tecnologia Pré-Crime. Ela revela que, às vezes, um dos Pré-Cogs, geralmente Agatha, tem uma visão diferente dos outros dois, um "relatório minoritário" de um possível futuro alternativo; Isso foi mantido em segredo, pois prejudicaria a credibilidade do sistema. Anderton resolve recuperar o relatório da minoria para provar sua inocência.

Anderton vai a um médico do mercado negro para um transplante de olho arriscado, a fim de evitar o sistema de reconhecimento óptico em toda a cidade. Ele retorna ao Pré-Crime e sequestra Agatha, fechando o sistema, enquanto os Pré-Cogs operam como uma mente em grupo. Anderton leva Agatha para um hacker para extrair o relatório minoritário de Leo Crow, mas nenhum existe; Em vez disso, Agatha mostra-lhe uma imagem do assassinato de Ann Lively, uma mulher que foi afogada por uma figura encapuzada em 2049.

Anderton e Agatha vão para o quarto do hotel de Crow quando o tempo de 36 horas se aproxima, encontrando numerosas fotos de crianças, incluindo a de Sean. Crow chega e Anderton se prepara para matá-lo, acusando-o de ser um assassino em série. Agatha fala a Anderton que Crow está fora de cena, dizendo-lhe que ele tem a capacidade de escolher o seu futuro agora que ele está ciente disso. Crow no entanto pede para ser morto, tendo sido contratado para plantar as fotos e ser morto em troca do bem-estar financeiro de sua família. Crow agarra a arma de Anderton e empurra o gatilho, matando-se. Anderton e Agatha fogem para a casa de Lara fora da cidade para o refúgio. Lá eles aprendem de Lively que foi a mãe viciada em drogas de Agatha que a vendeu para Pré-Crime. Lively tinha ficado sóbria e tentou recuperar Agatha, mas foi assassinada. Anderton percebe que está sendo alvo de conhecimento sobre a existência de Lively e sua conexão com Agatha.

Witwer, estudando a morte de Crow, suspeita que Anderton esteja sendo enquadrado. Ele examina a filmagem do assassinato de Lively e descobre que houve duas tentativas em sua vida, o primeiro foi interrompido pelo Pré-Crime, mas o segundo, ocorrendo minutos depois, tendo conseguido. Witwer relata isso ao diretor e fundador do Pré-Crime, Lamar Burgess (Max von Sydow), mas Burgess responde matando Witwer usando a arma de Anderton. Com os Pre-Cogs ainda desligados, o assassinato não é detectado.

Lara chama Burgess para revelar que Anderton está com ela, e Anderton é capturado, acusado de ambos os assassinatos, e equipado com o dispositivo cerebral que o coloca permanentemente em um sonho. Quando seu corpo é depositado na prisão, o diretor diz-lhe, "que todos os seus sonhos se tornem realidade."

Agatha é reconectada ao sistema Pré-Crime. Ao tentar confortar Lara, Burgess acidentalmente revela-se como o assassino de Lively. Lara liberta Anderton da estase, e Anderton expõe Burgess em um banquete comemorativo de Pré-Crime jogando o vídeo cheio da visão de Agatha de Burgess que mata Lively. Um novo relatório é gerado no Pré-Crime: Burgess vai matar Anderton. Burgess esquece Anderton, e explica que, como ele não podia permitir que Lively tome Agatha de volta sem afetar a Pré-Crime, ele arranjou para matar Lively após uma tentativa real em sua vida, de modo que o assassinato iria aparecer como um eco para o técnico dentro da Pré-Crime e ser ignorado. 

Anderton aponta o dilema de Burgess: Se Burgess mata Anderton, ele será preso por toda a vida, mas o Pré-Crime será validado; Se ele reserva Anderton, Pré-Crime será desacreditado e desligado. Anderton revela a falha final do sistema: uma vez que as pessoas estão conscientes do seu futuro, eles são capazes de mudá-lo. O que acontecerá com Burgess, Pre-cogs e o sistema Pré-Crime?! Quem assistir verá !!!

Elenco

Tom Cruise as John Anderton
Max von Sydow as Lamar Burgess
Steve Harris as Jad
Neal McDonough as oficial Fletcher 
Patrick Kilpatrick as Knott
Jessica Capshaw as Evanna
Anna Maria Horsford as Casey
Erica Ford as Jill
Colin Farrell as Danny Witwer
Samantha Morton as Agatha
Lois Smith as Iris Hineman
Tim Blake Nelson as Gideon
George Wallace as chefe de Polícia Pollard
Ann Ryerson as Dra. Katherine James
Kathryn Morris as Lara Anderton
Richard Coca as policial Pré-Crime

Curiosidades

- O orçamento do filme foi de US$ 102 milhões de dólares e arrecadou US$ 358,37 milhões.

Indicações e Prêmios

Oscar 2003
Melhor Efeito Sonoro - Indicado

BAFTA 2003
Melhor Efeito Sonoro - Indicado

Cesar 2003
Melhor Filme Estrangeiro - Indicado

MTV Movie Awards 2003
Melhor Cena de Ação - Indicado

Ficha Técnica

Título no Brasil: Minority Report - A Nova Lei
Título Original: Minority Report
Gênero: Ficção Científica / Ação 
Tempo de Duração: 148 minutos
Ano de Lançamento: 2002
Cor: Color
Áudio: Inglês, Espanhol e Português (ambos 5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Espanhol e Português
Tela: 16:9 Widescreen
País de Produção: EUA
País de Origem: EUA 
Estúdio: 20th Century Fox, Gary Goldmax Productions e Dreamworks Pictures
Distribuição: 20th Century Fox   
Direção: Steven Spielberg 
Roteiro: Scott Frank e Jon  Cohen 
Edição: Michael Kahn 
História: Philip K. Dick
Direção de Arte: Ramsey Avery, Chris Gorak, Leslie McDonaldo, Paul Sonski e Seth Reed
Direção de Fotografia: Janusz Kaminski 
Desenho de Produção: Alex McDowell   
Decoração de Cenário: Anne Kuljian  
Figurino: Deborah Lynn Scott
Elenco: Denise Chamian       
Música Original: John Williams  
Efeitos Sonoros:  
Efeitos Especiais: Michael Lantieri
Efeitos Visuais: Blondel Aidoo
Produção: Gerald R. Molen, Bonnie Curtis, Walter F. Parkes e Jan de Bont 
Co-Produção: Michael Doven e Sergio Mimica-Gezzan
Produção Executiva: Gary Goldman, Ronald Shusett

Nenhum comentário:

Postar um comentário